Notícia do dia 21 de dezembro de 2022

mesas natal

Ceia de Natal: regras e boas maneiras para estar à mesa

Existe um livro infantil, Unicórnios sem maneiras, que enumera alguns dos comportamentos a evitar à mesa, tais como beber diretamente do bule ou comer as plantas decorativas. Sabemos que não vais cometer estes erros, embora valha a pena lembrarmo-nos dos cotovelos sobre a mesa e o guardanapo no colo.
casas sustentáveis

Octothorpe House: uma casa de madeira eficiente (e sem corredores)

Fazer bom uso do espaço é uma das máximas de qualquer projeto arquitetónico. Por vezes, uma má distribuição pode significar estragar um bom trabalho. E, neste sentido, um dos elementos mais questionados é o corredor, que em algumas casas pode ser excessivamente longo, retirando metros que poderiam ter uma função mais interessante.
Seguro da casa: será que cobre os danos da tempestade?

Mau tempo, inundações e tempestades: o que cobre o seguro?

Os últimos dias têm sido marcados pelo mau tempo, com a ocorrência de chuvas intensas registadas em todo o país. As catástrofes naturais são cada vez mais frequentes, especialmente tempestades ou inundações, que deixam marcas e muitas pessoas perdem bens que foram adquiridos com muito esforço. Os prejuízos são muitos nestas alturas e as preocupações aumentam.
Salários em Portugal

Salários: em metade dos municípios ganha-se menos de 1.000€ por mês

Em metade dos municípios de Portugal os trabalhadores ganham em média menos de 1.000 euros por mês, sendo que Alcochete, no distrito de Setúbal, é o município onde há mais residentes que têm um ganho médio mensal superior ao da média nacional, que é de 1.247 euros. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (19 de fevereiro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
casas livres para vender e arrendar

Onde há mais casas livres para vender ou arrendar em Portugal?

Encontrar uma casa para comprar ou arrendar em Portugal pode não ser tarefa fácil. A oferta disponível continua a não dar resposta à procura, dificultando a vida a quem está à procura de  uma oportunidade. Dados divulgados pela Pordata, com base nos Censos 2021, revelam que há 348.097 casas vagas para arrendar ou vender no país. Afinal, que concelhos têm mais habitação disponível?
Novos produtos de construção

Construção evolui e lança betão “barato, leve, flexível e sustentável”

Os fatores macroeconómicos desafiaram o setor da construção em 2022. O aumento da importância da sustentabilidade, a par da subida dos preços dos materiais e da falta de mão de obra, pressionaram as empresas de construção a adaptar-se. Foi neste contexto que a ACL – A Cimenteira do Louro decidiu lançar em 2022 um novo revestimento em betão “leve, flexível e amigo do ambiente”, que permite economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e aplicação, conta em entrevista ao idealista/news Dinis Silva, CEO da empresa de materiais de construção.

Viver perto do mar: Vale das Amendoeiras traz 71 casas a Sesimbra

O condomínio Vale das Amendoeiras, em Sesimbra, permitirá realizar o sonho de muitas pessoas: viver com vista para o mar e para a serra. Trata-se de um empreendimento com 71 habitações com tipologias que vão de T0 a T4, com áreas brutas entre 42 e 185 metros quadrados (m2), sendo que todas têm varandas ou terraços e estacionamento. Os preços começam nos 249.000 euros e o empreendimento, que está a ser construído, deverá estar pronto a habitar em dezembro de 2024. 
Arrendar escritórios em Lisboa e no Porto

Escritórios em alta em Lisboa e Porto no pós-pandemia

O mercado de escritórios está em alta em Lisboa e no Porto em 2022, dando boa resposta à pandemia da Covid-19, que paralisou um pouco este segmento do mercado imobiliário, com o teletrabalho a ganhar força. No caso da capital foi mesmo batido um “recorde histórico”, refere a consultora Savills, adiantando que se registou, entre janeiro e novembro, um volume de absorção acumulado de aproximadamente 260.000 metros quadrados (m2), num total de 186 operações.
Casas novas no Porto

Hoteleira Hoti vai construir casas em Portugal com 110 milhões

Depois de passar vários anos a investir na hotelaria portuguesa, o Grupo Hoti Hotéis decidiu ir mais longe e dar o salto para o mercado residencial. A cadeia hoteleira nacional quer avançar com três empreendimentos residenciais de luxo, situados no Porto, Aveiro e São João da Madeira.
Loja do Cidadão no Porto

Porto inaugura balcão de apoio à habitação acessível

A Câmara do Porto tem em funcionamento um novo balcão de atendimento dedicado ao programa 1.º Direito, para apoiar as candidaturas para financiamento de obras de requalificação em fogos em estado de degradação ou sem condições de habitabilidade. O espaço fica sediado na Loja de Cidadão das Antas, na Avenida de Fernão de Magalhães.
Leroy Merlin terá uma nova plataforma de logística em Portugal

Leroy Merlin terá a maior plataforma logística do país: são 105.500 m2

A espanhola Montepino Logística chegou a acordo com a Leroy Merlin para a construção daquela que será a maior plataforma logística em Portugal. As obras arrancam em janeiro de 2023 e a plataforma terá uma superfície de 105.500 metros quadrados (m2) num único armazém. O complexo em causa encontra-se na zona de Castanheira do Ribatejo, num terreno adquirido no final de outubro que está localizado perto da Plataforma Logística de Lisboa. 
Subida dos juros pelo BCE

BCE subirá juros em 75 pontos? Centeno acredita que ciclo acabou

O Banco Central Europeu (BCE), liderado por Christine Lagarde, tem usado a sua principal arma para pôr um travão à alta inflação que se faz sentir na Zona Euro, subindo os juros diretores em 250 pontos base desde julho até agora. Depois de as ter aumentado em 75 pontos em setembro e em outubro, o BCE decidiu abrandar a evolução das taxas de juro em dezembro, com um aumento de 50 pontos. E vai assim continuar? O governador do Banco de Portugal (BdP) acredita que já não voltaremos a ver aumentos “jumbo” nos juros de 75 pontos.
Habitação na AML

AML assina acordo-quadro habitação com 40 entidades

O acordo-quadro que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) está a desenvolver que contempla intervenções nos programas de apoio ao acesso à habitação, alojamento urgente e alojamento estudantil foi assinado com 40 entidades, foi anunciado esta quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2022. Em comunicado,