Denominada Octothorpe House, é um dos primeiros edifícios de madeira laminada transversalmente produzidos nos EUA.
Comentários: 0
casas sustentáveis
Créditos: Jeremy Bittermann

Fazer bom uso do espaço é uma das máximas de qualquer projeto arquitetónico. Por vezes, uma má distribuição pode significar estragar um bom trabalho. E, neste sentido, um dos elementos mais questionados é o corredor, que em algumas casas pode ser excessivamente longo, retirando metros que poderiam ter uma função mais interessante.

Precisamente com base nesta premissa, a Mork-Ulnes Architects desenvolveu uma bela residência unifamiliar na pequena cidade de Bend, no estado de Oregon (EUA), na qual, para além da ausência de um corredor, se destaca um exterior escuro e a utilização de madeira laminada transversalmente.

casas originais
Créditos: Jeremy Bittermann

Sem corredores planeados, a casa está organizada em torno de uma quadrícula retangular, dando-lhe a forma peculiar da qual tira o seu nome, Octothorpe House, que em inglês significa "almofada". A partir do núcleo central, as diferentes salas fluem de uma para a outra, eliminando a necessidade de corredores de circulação.

casas de sonho
Créditos: Jeremy Bittermann

O edifício tem quatro quartos e três espaços flexíveis com dupla utilização: um quarto de hóspedes e escritório, um pátio e sala de jogos exterior e uma garagem e sala de jogos interior.  As interseções das barras formam pátios de plantas em redor do edifício, um totalmente fechado no centro do edifício e sete semi-encerrados em torno do seu perímetro. A estreiteza de cada barra e o generoso envidraçado das paredes opostas criam um interior cheio de luz que se funde com o exterior.

casas de madeira
Créditos: Jeremy Bittermann

O exterior é revestido em madeira de tons cinza criada utilizando a técnica Shou Sugi Ban, um método japonês de carbonizar madeira para a tornar mais resistente, enquanto que os interiores têm elementos estruturais e painéis expostos de madeira laminada transversalmente (CLT) que são de cor clara e têm um acabamento natural oleado.

casas de sonho
Créditos: Jeremy Bittermann

Estes elementos de madeira CLT são um sinal do compromisso com a sustentabilidade neste projeto, uma vez que se caracterizam por baixo desperdício e alta eficiência, e foram criados a partir de madeira cultivada em SFI/COC. Foi colado e laminado com baixo teor de COV em Montana, resultando em 25 toneladas de carbono incorporado no interior da casa, de acordo com o estudo. Além disso, como explicam, tem o valor acrescentado de ser um dos primeiros edifícios construídos com madeira laminada transversalmente produzida nos EUA.

casas ecológicas
Créditos: Jeremy Bittermann

Um papel fundamental na inspiração dos criadores desta casa foi desempenhado pela The Chinati Foundation. Trata-se de um museu de arte em Marfa, Texas, que enfatiza obras em que a arte e os terrenos circundantes estão indissociavelmente ligados. Como tal, as texturas e formas interiores do lar seguem esta filosofia e inspiram-se na paisagem circundante com mobiliário de madeira e couro combinado com mobiliário orgânico personalizado.

casas passivas
Créditos: Jeremy Bittermann
casas de arquiteto
Créditos: Jeremy Bittermann
casas minimalistas
Créditos: Jeremy Bittermann
casas com design
Créditos: Jeremy Bittermann
construção sutentável
Créditos: Jeremy Bittermann
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta