Os milionários mais ricos de cada país são…
Apesar de haver cerca de 8.000 milhões de habitantes no planeta, apenas 3.311 são verdadeiramente milionários. Um seleto grupo de pessoas que acumulam uma riqueza de quase 11,8 mil milhões de dólares, cerca de 11 mil milhões de euros, o equivalente a 11,8% do PIB mundial. Dos 195 países oficiais, apenas em 76 há pelo menos um milionário, sendo que Portugal está representado na lista. Fica a saber quem são os milionários de cada país, bem como a sua riqueza. Em causa está um gráfico de Truman Du, que se apoia em dados da Forbes.
Comprar casa e colocá-la a arrendar rende mais de 6%
O arranque de um novo ano é um momento de recomeços e reflexões. E há quem comece a redefinir prioridades e a procurar novas estratégias para garantir um rendimento extra, especialmente num momento em que a inflação em Portugal continua alta. Para muitos, investir em imobiliário está em cima da mesa para rentabilizar as poupanças. E há boas notícias sobre esta matéria: comprar uma casa em Portugal para, depois, colocar no mercado de arrendamento apresentou uma rentabilidade de 6,3% no último trimestre de 2022, mais 0,7 pontos percentuais (p.p) do que no mesmo período de 2021 (5,5%).
Férias na neve: um hotel com encanto nos Pirinéus Aragoneses
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. Desta vez apresentamos-te um encantador hotel situado no belo Valle de Benasque, em Huesca. Com caraterísticas tradicionais das típicas casas senhoriais da zona fica a apenas 1,5 km de Benasque e a poucos minutos da estância de esqui de Cerler.
Viva Magenta, como trazer a cor vibrante do ano para dentro de casa
A Cor do Ano, segundo Pantone, é Viva Magenta, também conhecida como Pantone 18-1750. Não é uma tonalidade que passe despercebida. Muito pelo contrário, de facto. Descendente da família vermelha, "é inspirada pelo vermelho cochonilha (ácido carmínico), um dos corantes mais preciosos da família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu", disse Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Instituto Pantone Color.
Qual o melhor lugar em casa para ter uma zona de trabalho?
Desde a pandemia, o teletrabalho tornou-se uma parte das nossas vidas. Desde então, muitas empresas estabeleceram um modelo híbrido que combina presença de escritório com trabalho a partir de casa.
Travão às rendas não evitou que alguns senhorios tentassem pedir mais
A Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) recebeu queixas de arrendatários que foram confrontados pelos senhorios com aumentos de renda superiores ao limite de 2% imposto pelo Governo, disse esta terça-feira, 3 de janeiro, o presidente desta estrutura, Romão Lavadinho.
Portugal é o país do mundo mais barato (e melhor) para viver
Com o arranque do novo ano, há quem planeie mudar de vida por completo. Ao avaliar o custo e a qualidade de vida dos países do mundo , a Forbes concluiu que Portugal é o país mais barato do mundo para viver – e também o melhor -, sobretudo para os cidadãos norte-americanos.
Hotéis e escritórios elevam investimento imobiliário para 3 mil milhões
As estimativas da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W) apontam para que tenham sido investidos no ano passado cerca de três mil milhões de euros em imobiliário comercial, o que representa um aumento de 39% face ao ano anterior. Significa, então, que 2022 será o terceiro melhor ano de sempre, apenas atrás de 2018 e 2019. Isto em pleno contexto económico marcado por uma alta taxa de inflação e por aumentos consecutivos da taxa de juro diretora por parte do Banco Central Europeu (BCE). Mostramos, em baixo, como se comportou o setor ano passado, segmento por segmento, e revelamos quais foram os principais negócios do ano.
Lei do Trabalho: muito vai mudar - guia das novidades conhecidas
O Parlamento tem estado a votar na especialidade várias alterações ao Código do Trabalho no âmbito da Agenda do Trabalho Digno. O dossiê das mudanças à lei laboral deverá ficar concluído até ao final de janeiro, estando a entrada em vigor das novas regras laborais prevista já para o início deste ano.. O idealista/news preparou um guia resumo com o que já se sabe que vai mudar no país.
Maria Fernanda Rodrigues é a nova secretária de Estado da Habitação
Muito mudou no Governo na viragem do ano. Pela primeira vez em democracia, há um ministério autónomo da Habitação. E será Marina Gonçalves, com 34 anos, que irá assumir o cargo de ministra da Habitação. Sabe-se também que a nova secretária de Estado da Habitação será Maria Fernanda Rodrigues, que possui um longo currículo na área da Engenharia Civil, tendo sido uma opção deliberada pelo primeiro-ministro, sabe o idealista/news. A tomada de posse conferida pelo Presidente da República destas governantes e de mais 6 novos membros do Governo vai decorrer esta quarta-feira no Palácio de Belém.
Taxa de juro média dos novos créditos habitação já ultrapassa os 3%
A maioria dos contratos de crédito habitação em Portugal é de taxa variável, o que está a ter impacto direto no orçamento de muitas famílias, visto que a prestação da casa tem vindo a aumentar mês após mês, acompanhando a subida galopante das taxas Euribor. Em novembro de 2022, a taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra de casa voltou a subir em flecha, tendo passado de 2,86% em outubro para 3,08%. Significa isto que superou os 3%, o que já não acontecia desde o início de 2015, revelou esta quarta-feira (4 de janeiro de 2023) o Banco de Portugal (BdP).
Condomínios elogiam novo ministério e reclamam regulação
A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) congratula-se, em comunicado, com a criação do Ministério da Habitação, que será liderado por Marina Gonçalves, que foi até agora secretária de Estado da Habitação. Um detalhe que a entidade liderada por Vítor Amaral diz ser crucial tendo em vista a existência de avanços na lei da regulação da atividade profissional de administração de condomínios, visto a nova ministra da Habitação estar atenta ao tema.
Canadá proíbe estrangeiros não residentes de comprar casas
No arranque do ano, entrou em vigor no Canadá uma nova lei que proíbe estrangeiros de comprar casas como investimento por dois anos. A lei foi aprovada devido ao aumento dos preços das casas no país desde o início da pandemia, e à crença de alguns políticos de que os compradores estrangeiros são também responsáveis pelas subidas.
Preço por m2 para efeitos de IMI sobe 25 euros em 2023 para 665 euros
O preço por metro quadrado (m2) para efeitos do IMI e da avaliação fiscal dos imóveis vai aumentar 25 euros em 2023, subindo para os 665 euros, segundo uma portaria publicada em Diário da República. Em causa está o valor médio de construção por metro quadrado que em 2023 é fixado em 532 euros, adicionado de 25%, tal como define o Código do Imposto Municipal sobre os Imóveis (CIMI).