Colocar uma casa no mercado de arrendamento rendeu mais no final de 2022 do que no mesmo período de 2021. Negócio é mais rentável em Santarém.
Comentários: 0
Quanto rende arrendar casa em Portugal
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

O arranque de um novo ano é um momento de recomeços e reflexões. E há quem comece a redefinir prioridades e a procurar novas estratégias para garantir um rendimento extra, especialmente num momento em que a inflação em Portugal continua alta - embora já esteja a dar sinais de descida.

Para muitos, investir em imobiliário está em cima da mesa para rentabilizar as poupanças. E há boas notícias sobre esta matéria: comprar uma casa em Portugal para, depois, colocar no mercado de arrendamento apresentou uma rentabilidade de 6,3% no último trimestre de 2022, um valor 0,7 pontos percentuais (p.p) superior à calculada para o mesmo período de 2021 (5,5%).

Isto quer dizer que comprar casa para arrendar estava a render mais na reta final de 2022 do que no final de 2021. Mas face a 2020 a realidade é outra: segundo dos dados do idealista, neste período a rentabilidade na habitação é inferior em 0,55 p.p em relação à observada no quarto trimestre de 2020, de 6,8%.

Analisando por capitais de distrito, é em Santarém onde é mais rentável a compra de casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 8%. Seguem-se as cidades de Viana do Castelo (6,1%), Leiria (6,1%), Braga (5,7%), Coimbra (5,6%), Ponta Delgada (5,5%), Porto (5,5%), Funchal (5,4%) e Setúbal (5,4%).  

Nas 12 cidades analisadas, Lisboa (4,2%), Faro (4,4%) e Aveiro (5,3%) são as capitais de distrito que apresentam as menores rentabilidades para os proprietários que resolvem colocar as suas casas a arrendar.

O estudo do idealista permitiu ainda analisar a rentabilidade de outros produtos imobiliários a nível nacional. E concluiu que os escritórios geram uma rentabilidade de 9%, as lojas de 8,8% e as garagens de 6,7%.

Metodologia

Para a realização deste estudo, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no quarto trimestre de 2022. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta