Notícia do dia 24 de fevereiro de 2023

casas de sonho

Uma casa de filme: à beira lago e que se mistura com a paisagem

As casas sobre um lago parecem lugares idílicos que só existem em filmes românticos após o jantar ou em lugares isolados onde a tragédia pode acontecer (muitos dos quais também são exibidos em filmes após o jantar). Seja qual for o género cinematográfico de que o espetador mais gosta, as casas à beira dos lagos existem. Todas elas com a sua imagem bucólica virada para a água e rodeadas por árvores. Com um pequeno molhe que pode ser alcançado por um caminho de terra batida.
móveis ikea

Mobilar a sala de jantar: dicas Ikea para gastar pouco

Nas casas modernas muitas vezes não há espaço para uma sala dedicada exclusivamente a refeições, ou pelo menos não como acontecia há algumas décadas atrás. No entanto, para aqueles que têm muitos metros quadrados à sua disposição ou para aqueles que querem combinar este espaço com a sala de estar, deixamos estas dicas para mobilar uma sala de jantar com soluções originais e criativas sem gastar demasiado. Como? Com conselhos e mobiliário dos especialistas do Ikea.
obras de arte

9 artistas para colecionar na ARCO Madrid 2023

A ARCO Madrid é a feira internacional de arte contemporânea que, desde os anos 80, tem sido uma das principais plataformas do mercado artístico e uma peça essencial no circuito internacional dedicado à promoção e difusão da arte. Em 2023 celebra a sua 42ª edição, com o "Mediterrâneo: Um Mar Redondo" como tema central, e poderá ser visitada até dia 26 de fevereiro no IFEMA. São 185 galerias de mais de 30 países, com obras de mais de 1.300 artistas internacionais.
Imobinvest regressa ao Porto em março

Imobinvest regressa à Alfândega do Porto de 24 a 26 de março

O Imobinvest - Salão do Imobiliário está de regresso para a sua 4ª edição. O evento terá novamente lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e vai realizar-se entre 24 e 26 de março de 2023. Esta edição decorre uma vez mais em simultâneo com o Smart Home Show - Salão de Domótica, e a entrada é gratuita.
Procura de casas desde a Ucrânia

Um ano de guerra: procura de casa em Portugal desde a Ucrânia dispara

Faz esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, um ano que a guerra na Ucrânia eclodiu em solo europeu. E tudo mudou. Instalou-se uma crise energética tal que fez disparar a inflação para máximos de 30 anos, um cenário que levou os bancos centrais a iniciar a subida dos juros de referência mais rápida de sempre. Os impactos do conflito também foram sentidos no imobiliário, refletindo-se na subida dos custos da construção, dos preços das casas à venda, assim como do crédito habitação. Mas quem sentiu mais os efeitos da guerra foram mesmo as famílias ucranianas, que viram os seus lares a serem destruídos. Muitas decidiram fazer-se à estrada para fugir do conflito e escolheram Portugal para se refugiar. Os dados do idealista espelham bem essa realidade: a procura de casa para arrendar desde a Ucrânia em setembro de 2022 foi seis vezes superior à registada no mesmo mês de 2021 (e desde a Rússia triplicou).
Turquia

Erdogan anuncia construção de 200.000 casas na Turquia após terramotos

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a construção de cerca de 200.000 casas a partir de março em 11 províncias da Turquia. Trata-se de uma tentativa de fazer face às consequências dos sismos registados a 6 de fevereiro e que provocaram milhares de mortos em solo turco e sírio, assim como milhões de sem abrigo.
Comprar, vender e arrendar casa em Portugal com novas regras

C21 em “total desacordo com a limitação das rendas ‘por decreto’”

O programa “Mais Habitação”, que vai estar em consulta pública até dia 10 de março de 2023, promete continuar a fazer correr muita tinta. São várias as vozes do setor imobiliário que já se pronunciaram sobre as medidas que o Governo prevê adotar. Do lado da mediação imobiliária, a Century 21 Portugal aplaude a ideia de “aumentar a oferta de imóveis para habitação”, mas diz estar em “total desacordo”, por exemplo, com a opção de limitar as rendas “'por decreto'”.
Avaliação de casas

Casas já valem 1.485 euros por m2 para os bancos – um novo máximo

O valor pelo qual os bancos avaliam as casas aquando de um processo de crédito habitação não para de subir, sendo esta a tendência mesmo em tempos de incerteza económica como os que se vivem. Em janeiro, o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.485 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 27 euros que no mês anterior (1.458 euros/m2) e mais 193 euros que no período homólogo (1.292 euros/m2). Trata-se do valor mais elevado desde que há registos. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (24 de fevereiro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mais Habitação

Mais Habitação: é tudo um "teste", exceto apoios às famílias

Para já, o pacote de medidas do programa Mais Habitação apresentado pelo Governo é um “teste”, com possibilidade de ser “afinado”. Ao que tudo indica, o Executivo socialista dará prioridade aos apoios diretos às famílias com dificuldades em pagar a renda ou a prestação da casa, sendo que as restastes propostas ainda serão alvo de avaliação.