Governo vai dar prioridade aos apoios diretos às famílias com dificuldades em pagar a renda ou a prestação da casa.
Comentários: 0
Mais Habitação
Foto de Cole Redfearn no Unsplash

O polémico pacote de medidas do programa Mais Habitação apresentado pelo Governo é, para já, um “teste”, com possibilidade de ser “afinado”. Ao que tudo indica, o Executivo socialista dará afinal apenas prioridade aos apoios diretos às famílias com dificuldades em pagar a renda ou a prestação da casa, e as restantes propostas ainda serão alvo de avaliação, mostrando-se disponível para "afinar" e "melhorar" a estratégia desenhada.

De acordo com a notícia avançada pelo Expresso, o debate será feito em duas fases.

  • 1ª faseconsulta pública do documento até 10 de março com as “propostas e linhas de orientação”;
  • 2ª fase – à exceção das medidas relativas aos apoios às famílias (que serão aprovadas em decreto-lei), pacote de medidas será enviado para o Parlamento sob a forma de proposta de lei, para depois ser apreciado na especialidade.

Em plena onda de críticas - desde a esfera política ao setor empresarial - quanto ao pacote legislativo que está em consulta pública, fonte do Governo disse à semanário que “testar” será palavra de ordem: “É para testar que servem as discussões”, adiantou. O Executivo vai ouvir, por isso, “várias entidades”, desde o Conselho Nacional de Habitação à Associação Nacional de Municípios, e está disposto a “melhorar” o pacote legislativo saído do Conselho de Ministros.

Já o Presidente da República, depois de ter dito que é preciso olhar para cada lei e ver o que tem "pés para andar e o que não tem pés para andar”, espera que o Governo não volte a perder uma eternidade para dar resposta à crise na habitação, mas respirou de alívio quando percebeu que António Costa começou por mandar barro à parede em vez de avançar com ideias consolidadas, segundo conta ainda o Expresso.

O chefe de Estadp espera que o Governo aproveite o tempo de discussão pública para avaliar algumas medidas, além de ser importante perceber, diz, se há máquina (Estado e municípios) para cumprir os objetivos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta