Notícia do dia 27 de fevereiro de 2023

Imposto Municipal sobre imóveis

Reavaliar IMI: como fazer o pedido e como solicitar online

Quem é proprietário de um imóvel tem uma série de responsabiladades financeiras todos os anos, nomeadamente o pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). O valor de pagamento deste imposto pode ser diminuido, através da sua reavaliação. E como é que o podem fazer? Explicamos tudo neste artigo.
Cão mais velho do mundo

O cão mais velho do mundo: chama-se Bobi, tem 30 anos e é português

De nome canino tipicamente português, Bobi tem feito história e (já) não passa despercebido. Falamos de um cão com 30 anos de vida (humanos) que, seguindo a regra de que um ano de cão equivale a cerca de sete anos humanos, terá cerca de 210 anos de cão, um verdadeiro marco histórico confirmado pelo Guiness World Records, conferindo-lhe assim o título do cão vivo mais velho do mundo e de todos os tempos.
arquitetura

MASSLAB vai reabilitar complexo industrial de 45 mil m2 em Helsínquia

Um antigo edifício de um comboio eléctrico, localizado na zona de Pasila, em Helsínquia (Finlândia), será transformado num edifício de 45.000 metros quadrados (m2) de escritórios, comércio e um hotel, reimaginado como parte do núcleo social, comercial e cultural do património histórico. Este “novo marco” na cidade vai nascer pela mão do atelier português MASSLAB, em colaboração com o AFRY Ark Studio – juntos venceram o concurso internacional ‘Train Factory Mixed-Use Competition’, com a proposta ‘A Roof for Helsinki’.
escritórios em Lisboa

WellBe: 27 mil m2 de escritórios “verdes” à venda no Parque das Nações

A construção do projeto WellBe, no Parque das Nações, já arrancou. Trata-se do primeiro edifício de escritórios “verdes” em Lisboa que visa atingir a certificação WELL Platinum e Passive House, com uma reduzida pegada de carbono. Será composto por 27.635 metros quadrados (m2) de escritórios, distribuídos por 11 pisos, espaços verdes, e vistas sobre o Tejo.
A qualidade de vida em Portugal e na Europa pelo olhar dos habitantes

A qualidade de vida na Europa vista pelos próprios habitantes

Este mapa mostra que na grande maioria das regiões da União Europeia (UE) as pessoas consideram que a qualidade de vida é boa, o que acontece sobretudo, em mais de 80% ou até 90%, em países como Finlândia, Suúcia, Irlanda, Dinamarca, Luxemburgo e Áustria. No caso de Portugal, a percentagem desce um pouco, encontrando-se entre os 70% e 80%.   
casa feliz

Criar um ambiente feliz em casa: 8 dicas simples e baratas

A nossa casa é um espelho daquilo que vivemos e sentimos. Já reparaste que quando andas mais nervoso ou preocupado, a tua casa parece estar mais desorganizada e até as tuas plantas parecem mudar de cor, como se também elas estivessem tristes? Para que isso não aconteça e a tua casa esteja repleta de boas energias, deixamos-te alguns conselhos.
pavimentos

Dicas para escolher e (bem) instalar pavimentos em casa

Mudar o pavimento (seja por questões estéticas ou funcionais) é uma das formas mais fáceis de dar um ar renovado à casa. Mas a instalação de qualquer pavimento requer cuidados e atenção a vários detalhes. O principal requisito para a boa instalação de qualquer pavimento passa por uma boa preparação do substrato (base de assentamento). Mas diversas vezes, a base onde queremos assentar o nosso pavimento não apresenta as condições necessárias para uma boa instalação dos materiais. Depois, ainda é preciso escolher a opção mais adequada, tendo em conta a divisão.
Arrendar casa em Nova Iorque

“Imposto de solteiro” nos EUA: viver sozinho custa mais que em casal

Viver sozinho numa casa arrendada em Nova Iorque é, hoje, um verdadeiro luxo. Isto porque, de acordo com a análise da Zillow, os inquilinos da cidade mais populosa dos EUA que moram sozinhos em apartamentos T1 estão a gastar, em média, mais 19.500 dólares por ano (cerca de 18.300 euros à taxa de câmbio atual) do que os casais que moram juntos nesta cidade. Em Manhattan, a diferença é ainda maior: quem vive sozinho gasta por ano mais 24.000 dólares (22.500 euros) do que quem resolve morar junto.
Custo da energia está a disparar em Portugal

Preço da luz e gás a subir: sabe tudo sobre a tarifa social de energia

O aumento do preço da eletricidade é uma despesa que está a dar muitas dores de cabeça aos portugueses, que estão a ver o orçamento familiar correr o risco de derrapar na sequência da subida galopante da fatura da luz. A crise energética que se faz sentir em Portugal e no mundo é a grande culpada da subida dos preços. Importa saber, portanto, como é possível reduzir os custos. Será a tarifa social de energia uma hipótese a ter em conta? Ajudamos-te nesta questão.
Estrangeiros compram casa em Portugal

Estrangeiros dinamizam crédito habitação em Portugal: quem são?

A era dos empréstimos mais baratos de sempre chegou ao fim em 2022, depois de os juros nos créditos habitação terem subido para máximos das últimas décadas. Mas nem isso travou a procura de empréstimos para comprar casa em Portugal. Aliás, os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que 169 mil pessoas contraíram crédito habitação no nosso país durante o ano passado, mais 2 mil do que em 2021 (e o montante total emprestado também subiu cerca de 14%). Embora a maioria dos créditos continue a ser concedido a portugueses, a procura nacional contraiu durante o ano passado. E foram mesmo os estrangeiros os responsáveis por dinamizar o mercado hipotecário em 2022. Os brasileiros lideraram o crédito para comprar casa em Portugal concedido a estrangeiros. E também os angolanos, norte-americanos, britânicos, assim como os cidadãos ucranianos integram o top10 das nacionalidades que mais pediram crédito habitação no nosso país em 2022.
compra de casas em Lisboa

Lisboa: mais rendas acessíveis através de cooperativas e compra de casas

Lisboa já tem um plano de “ataque” para dar resposta ao problema da habitação na cidade. No âmbito da apresentação da Carta Municipal de Habitação de Lisboa, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, revelou algumas das medidas que farão parte deste pacote: está prevista mais construção, o relançamento de cooperativas ou ainda compra de casas a privados para depois arrendar.
Apoios ao crédito habitação

Apoio ao crédito habitação: bancos vão calcular bonificação dos juros

Para mitigar os efeitos da subida dos juros no crédito habitação, o Governo de António Costa desenhou um novo apoio que vem bonificar em 50% os juros dos empréstimos ao longo de 2023. Já se sabe que estas ajudas vão estar disponíveis às famílias com rendimentos até ao 6º escalão do IRS e créditos até 200 mil euros. E, agora, sabe-se ainda que vão ser os bancos a calcular as taxas de esforço e a descontar o apoio nas prestações da casa, que pode chegar até aos 720 euros por ano. Só depois é que as instituições bancárias vão ser ressarcidas pelo Estado.
Confiança dos consumidores melhora pelo terceiro mês seguido

Confiança dos consumidores e clima económico voltam a aumentar

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico voltaram a aumentar em fevereiro, tendo a confiança subido na indústria transformadora, comércio e serviços e recuado na construção e obras públicas. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (27 de fevereiro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Crédito habitação para comprar casa

Crédito habitação: montante total cai em janeiro com subida dos juros

As condições para pedir crédito habitação em Portugal estão menos apetecíveis às famílias dada a subida dos juros e do aperto dos critérios de concessão de empréstimos (ainda que ligeiro). Este cenário tem-se refletido, de resto, no montante total concedido em empréstimos habitação, que desceu cerca de 0,3% em janeiro de 2023 face ao mês anterior, fixando-se em 100 mil milhões de euros, destaca o Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira. Já há seis meses consecutivos que a concessão destes empréstimos desacelera em termos anuais.
Depósitos das famílias a cair

Depósitos das famílias dão maior queda desde 1979 com alta inflação

A alta inflação em Portugal tem apertado os orçamentos das famílias nos últimos meses, reduzindo o rendimento disponível e pressionando o poder de compra. Os dados do Banco de Portugal (BdP) espelham bem esta realidade: em janeiro de 2023 foi registada “a maior redução de depósitos de particulares desde o início da série estatística, em 1979”. A verdade é que as famílias também estão a procurar alternativas para rentabilizar mais as suas poupanças, nomeadamente em certificados de aforro, tendo o as subscrições líquidas registado valores recorde em janeiro de 2023.
Câmara do Porto comprou seis casas de um prédio devoluto

Câmara do Porto compra 6 casas e coloca-as para arrendamento acessível

A Câmara Municipal do Porto (CMP) comprou seis habitações de um prédio devoluto na Rua Central de Francos e vai agora proceder à sua reabilitação. O objetivo é que as casas estejam prontas a habitar até ao último trimestre deste ano, em regime de arrendamento acessível. Os imóveis em causa têm garagem e áreas que rondam os 100 m2, refere a autarquia. Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro dos objetivos do Governo traçados no pacote “Mais Habitação”. Recentemente, a CMP avançou com oito medidas que visam, sobretudo, baixar as rendas e aumentar a oferta de casas no mercado.