Notícia do dia 17 de março de 2023

Casas "inteligentes" para nómadas digitais: a nova febre nos EUA

O comportamento do setor de arrendamento de curta duração segue uma tendência ascendente. Depois da paragem lógica da pandemia, dados revelam que o alojamento turístico voltou a brilhar. Países como os EUA, com uma taxa de crescimento anual do mercado de arrendamento por temporada de aproximadamente 10%, o setor estará próximo de 1.000 milhões de dólares em 2025.
primavera

Dar as boas-vindas à primavera: o que mudar em casa

A próxima segunda-feira, 20 de março, assinala a chegada da primavera. A estação que representa o recomeço de um novo ciclo na natureza, com dias maiores e mais solarengos, traz também consigo a oportunidade de vivermos as nossas casas de uma forma diferente: mais abertas ao exterior e acolhendo o bom tempo que faz, na companhia da família e amigos.
arrumação para o quarto

Como manter o quarto arrumado (com pouco esforço)

À procura de novas soluções para manter o quarto arrumado? Existem várias soluções para aproveitar todos os espaços não utilizados ou subutilizados dessa divisão e fazer bom uso deles. Quer os quartos sejam mais ou menos amplos, o que importa é otimizar e, para tal, é essencial apostar nas soluções de mobiliário certas. Os especialistas da Ikea mostram como manter o quarto arrumado com pouco esforço e sem gastar muito.
BCE sobe juros diretores

Crise financeira chega e BCE sobe juros: como fica o crédito da casa?

O setor bancário tem atravessado um período de turbulência na última semana, primeiro com o colapso do Silicon Valley Bank, nos EUA, e depois com a forte queda em bolsa do Credit Suisse, que arrastou toda a banca europeia. Mesmo com uma nova crise financeira instalada, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a subir os juros diretores em 50 pontos base, elevando a taxa de refinanciamento para os 3,5%, atingindo, assim, níveis de 2008. Este cenário deverá ter novo impacto nos créditos habitação novos e existentes, tornando as prestações da casa ainda mais caras. E são as famílias mais vulneráveis que vão enfrentar as maiores dificuldades, apontam os especialistas contactados pelo idealista/news.
Preços das casas já estão a recuar em vários países

Preços das casas estão a cair na maioria dos países da OCDE

Os mercados imobiliários globais estão a recuar após anos de aumentos constantes. Os preços das casas em dois terços das economias analisadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) registaram quedas em termos trimestrais. E noutros 15 países os preços das casas continuaram a subir, não havendo dados concretos sobre Portugal. 
BCE analisa crise financeira

BCE reúne-se de urgência para analisar turbulência financeira

Um dia depois de Christine Lagarde ter anunciado um novo aumento das taxas de juros diretoras em 50 pontos base e ter garantido que o sistema bancário europeu é “resiliente”, o Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE) decidiu reunir-se na manhã desta sexta-feira, dia 17 de março, em Frankfurt, para analisar a turbulência sentida nos mercados financeiros na Europa.
Juros a subir nos créditos habitação

Juros no crédito habitação sobem para 2,532% - máximo desde 2012

No rescaldo da mais recente subida das taxas de juros diretoras pelo Banco Central Europeu (que influencia a subida da Euribor), o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta sexta-feira que a taxa de juro implícita no conjunto de contratos de crédito habitação foi de 2,532% em fevereiro, o valor mais elevado desde março de 2012. A prestação da casa também voltou a subir em fevereiro para 322 euros, o maior valor registado desde março de 2009.
Mathias Cormann

Aumentos de juros: OCDE diz que "são necessários mais"

A OCDE defendeu esta sexta-feira, na atualização das previsões económicas, mais aumentos das taxas de juro em muitas economias, incluindo na zona euro e nos EUA, e que as medidas de apoio se tornem focadas para os mais vulneráveis. Na atualização das previsões económicas intercalares divulgadas hoj
Taxa de inflação está a recuar na Zona Euro, na UE e em Portugal

Inflação abranda há três meses seguidos na Zona Euro e na UE

A taxa de inflação parece estar a dar tréguas e a baixar. Em fevereiro, abrandou, em termos homólogos, pelo terceiro mês consecutivo, tendo-se fixado em 8,5% na Zona Euro e 9,9% na União Europeia (UE). Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (17 de março de 2023) pelo Eurostat, que mostram que em Portugal a taxa de inflação é superior à registada na média dos países da Zona Euro (8,6%).

Promotora imobiliária VIC Properties vendida por mais de 670 milhões

A promotora imobiliária VIC Properties mudou de mãos, passando a ter novos acionistas. A empresa revela, em comunicado, que a alemã Aggregate vendeu a totalidade das ações que detinha a um grupo liderado por investidores institucionais e pela própria equipa de gestão da empresa, liderada por João Cabaça. Em causa está um negócio avaliado em mais de 670 milhões de euros, devendo a operação estar concluída no segundo semestre de 2023.
Investidores norte-americanos em Portugal

Interesse norte-americano por Portugal é imune ao colapso dos bancos

O mercado financeiro dos EUA está a passar por um período turbulento depois de o Silicon Valley Bank e do Signature Bank terem colapsado. E esta tempestade também já chegou à Europa, tendo provocado sérios problemas de liquidez ao Credit Suisse. Embora a atual crise financeira esteja debaixo de olho pelos agentes de mercado e por Marcelo Rebelo de Sousa (que vê sinais preocupantes para a economia mundial), os investidores norte-americanos não estão assutados e continuam interessados em Portugal, garantiu Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização, afirmando ainda que há investidores no Texas interessados em oportunidades no nosso país.