Notícia do dia 2 de maio de 2023

Quanto tempo é preciso trabalhar para ganhar um milhão de euros

Quantos anos é preciso trabalhar para ganhar um milhão de euros?

Os residentes na Suíça precisam “apenas” de 15 anos e três meses para ganhar um milhão de euros, bem mais, por exemplo, que os cidadãos portugueses (83 anos e sete meses). Em causa está um estudo da Picodi que se baseou na soma de todos os rendimentos líquidos, em média, recebidos por um funcionário.
Nova Iorque

Venda de casas nos EUA sob pressão – lucros encolhem

Milhares de proprietários de imóveis nos EUA que desejam vender a casa teriam feito melhores negócios na primavera passada. Isto porque, segundo a Bloomberg, a margem de lucro média na venda de casas unifamiliares e condomínios com preços medianos caiu para 44% no último trimestre, de um pico de 56% no segundo trimestre de 2022. Os dados são da Attom, empresa de análise imobiliária.
Preço das casas em Portugal

Comprar casa em Portugal ficou 1,2% mais caro em abril

A venda de casas em Portugal segue caminho a bom ritmo, apesar da alta inflação e da subida dos juros nos empréstimos bancários. E como há falta de oferta para a procura existente, os preços das casas à venda no nosso país subiram 1,2% em abril face ao mês anterior, aponta o índice de preços do idealista. E este cenário é visível em quase todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 15 capitais de distrito, entre março e abril, com Vila Real a liderar as subidas (5,7%). Em Lisboa, os preços das casas subiram 1,8% e no Porto 1,7%.
Ilhas à venda

Ter uma ilha na Escócia por menos que uma casa: custa 170 mil euros

Querer ter um pedaço de terra, quem nunca? Mas ter a própria ilha é, na verdade, um sonho ao alcance de poucos. Na Escócia, contudo, há um paraíso da vida selvagem à venda que custa menos que uma casa. A ilha Barlocco está à venda por 150.000 libras, cerca de 170.000 euros, às taxas de câmbio atuais.
mexer no telemóvel

Levas o telemóvel para a casa de banho? É melhor ler isto

Hoje em dia levamos o telemóvel para todo o lado – como se se tratasse de uma extensão do próprio corpo. Para a cama, para a cozinha, e até para a casa de banho. O telemóvel é, aliás, primeira coisa que muitas pessoas veem todas as manhãs.  As preocupações sobre o seu uso excessivo geralmente concentram-se nas distrações que podem causar, nos efeitos da exposição à radiofrequência, ou o quão viciantes podem ser. Mas outro dado importante, e muitas vezes esquecido, é este: o risco de infeção microbiana.
pagar IMI

Pagar o IMI 2023 arranca em maio: regras e prazos de pagamento

O pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) arranca no mês de maio, e pode ser feito de uma única vez ou até três prestações, dependendo do valor. Recorde-se que o cálculo do IMI é feito através da multiplicação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel pela taxa de IMI fixada anualmente pelo município onde o mesmo está localizado. Toma nota dos prazos para pagar o IMI em 2023 e as regras a ter em conta.
piscinas

Piscinas em condomínios: quais as regras de conduta a cumprir?

Ainda só estamos na primavera, mas as temperaturas já são de verão. Portugal bateu vários recordes de temperaturas desde o início do mês de abril, e os dias quentes já convidam a mergulhos. É provável, também por isso, que o uso das piscinas comuns nos condomínios comece mais cedo este ano. No entanto, é importante relembrar que há cuidados e regras a ter em conta, até porque as piscinas dos condomínios são frequentadas por várias pessoas e/ou famílias que residem no edifício. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
casas novas

Belas Clube de Campo: 34 novos apartamentos desde 360 mil euros

O Belas Clube de Campo acaba de lançar um novo projeto, o ORION. Trata-se de um empreendimento com  34 apartamentos, de tipologias entre o T1 e o T5, com valores a partir de 360 mil euros, distribuídos por 3 pisos, com amplos jardins, garagem e arrecadação, integrando ainda uma zona de comércio de serviços. O condomínio ficará concluído no final de 2025.
Arrendamento forçado

Arrendamento forçado de casas em risco de violar Constituição

O arrendamento coercivo de imóveis é uma das medidas mais polémicas do Mais Habitação. E, agora, os técnicos do Parlamento alertaram que o arrendamento forçado de casas “parece consubstanciar uma restrição ao direito à propriedade privada”, previsto na Constituição da República Portuguesa. Ainda assim, o diploma segue para discussão parlamentar e votação na generalidade no dia 19 de maio.
Lucros dos bancos crescem à boleia da subida dos juros

Lucros dos bancos crescem com subida dos juros no crédito da casa

Os lucros dos bancos estão a ser beneficiados pelas altas taxas de juro nos empréstimos e lenta subida nos depósitos, segundo analistas contactados pela Lusa, que avisam para o risco de algum crescimento a médio prazo do crédito problemático. Na semana passada, Santander Totta, Novo Banco e Montepio já apresentaram resultados e os lucros cresceram, alicerçados sobretudo na subida da margem financeira (a diferença entre os juros pagos nos depósitos e os juros cobrados no crédito).
lei do trabalho

Nova lei do trabalho já em vigor: o que muda

As alterações à lei laboral, previstas na Agenda do Trabalho Digno, entraram em vigor no dia 1 de maio, no Dia do Trabalhador, após uma longa discussão no Parlamento e sem que o diploma tenha obtido acordo na Concertação Social. Eis um guia com as principais alterações a saber.
Como está a evoluir a taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,9% em março

A taxa de desemprego parece estar a estabilizar em Portugal, tendo sido de 6,9% em março, o mesmo valor que em fevereiro. É, no entanto, muito superior à registada em março do ano passado: 5,8%. Em causa estão dados provisórios divulgados esta terça-feira (2 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Crédito habitação de taxa variável

Euribor aproxima-se de 4%: prestações da casa voltam a subir em maio

A escalada da Euribor não tem fim à vista, continuando a aproximar-se do patamar dos 4%. E esta não é uma boa notícia para as famílias que pretendem contratar um crédito habitação de taxa variável, já que a subida da Euribor acabará por ser refletida no valor das prestações da casa a pagar ao banco todos os meses, tornando-as bem mais caras. Explicamos como sobem as prestações da casa em maio tendo por base simulações.
Subida de juros no crédito habitação

Subida de juros contribui “fortemente” para queda de crédito habitação

Em Portugal, o montante concedido em créditos habitação está a emagrecer há oito meses consecutivos. E o Banco de Portugal (BdP) explica porquê: é precisamente a subida das taxas de juro que está a contribuir “fortemente” para reduzir a procura de empréstimos habitação no nosso país. A expectativa é que a procura por financiamento bancário para comprar casa continue a cair, muito embora os bancos estejam a baixar spreads "ligeiramente" para captar clientes.