Notícia do dia 7 de junho de 2023

Imóvel do início do século XX ganha segunda vida em Arroios (Lisboa)

É o mais recente projeto da Coporgest em Lisboa e representa um investimento de 3,2 milhões de euros. As obras do Sousa Martins Premium Apartments arrancaram em maio de 2023 e prevê-se que estejam concluídas em dezembro do próximo ano, num projeto que se caracteriza pela recuperação e ampliação de um antigo imóvel do início do século XX.
Construção de casas na Suécia

Casas novas na Suécia: construção cai 55% no início de 2023

Os efeitos da alta inflação e da subida de juros continuam a fazer-se sentir por todo o mundo. E não é só na carteira das famílias. As empresas de construção também estão em dificuldades. É isso mesmo que se está a assistir na Suécia: as construtoras abrandaram de tal forma a sua atividade que os níveis de construção de casas caíram para metade no início de 2023.
materiais naturais

Bambu, palha ou cortiça: os novos materiais para construir casas

Uma casa sustentável surge de uma adequação de diversos fatores construtivos sustentados nos três pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental; incorporados em todas as etapas do seu ciclo: conceção - construção - uso - demolição. Sendo o setor da construção considerado uma das ma
Viver no Parque das Nações

Como é morar no Parque das Nações, a minicidade que nasceu da Expo 98?

Há 25 anos, Portugal estava em alvoroço. Passavam poucos dias da inauguração da Expo 98, uma megaexposição cultural que marcou para sempre a evolução da malha urbana de Lisboa para oriente. De uma zona degradada e poluída nasceu a freguesia do Parque das Nações, uma nova ‘minicidade’, que trouxe mais comércio, cultura, transportes e casas à capital. E tem atraído cada vez mais famílias portuguesas e estrangeiras de classe média para viver. A propósito dos 25 anos da Expo'98, o idealista/news foi investigar o que distingue o Parque das Nações enquanto bairro residencial.
Aveiro

Aveiro lança hasta pública para alienar imóveis municipais

A Câmara de Aveiro decidiu lançar uma hasta pública para a alienação de vários imóveis municipais e, desta forma, contribuir para o aumento da oferta de habitação no mercado. O valor base global é de 3.224.600 euros, dividido por dois lotes – o loteamento envolvente à Capela Nova das Quintãs e um terreno junho ao hospital na rua Padre Fernão de Oliveira.
Incentivos à eficiência energética dos edifícios

Eficiência energética dos edifícios: Governo estuda incentivos fiscais

A Lei de Bases do Clima já estar a ser implementada em Portugal, prometendo dar “músculo estrutural” à política climática do país. Aqui estão a ser desenhados vários planos municipais e regionais para a transição climática, que devem estar concluídos em fevereiro de 2024. E também está em cima da mesa criar mecanismos fiscais para estimular a eficiência energética dos edifícios, além de reforçar os incentivos que já existem nesta matéria, como é o caso do Vale Eficiência, avança Ana Fontoura Gouveia, secretária de Estado da Energia.
pride month

Calendário LGBTI 2023: eventos e marchas do norte a sul do país

Em junho celebra-se o ‘pride month’ (mês do orgulho LGBTI) em todo o mundo. Em Portugal, somam-se vários eventos, entre arraias, concertos e marchas espalhados um pouco por todo o país para assinalar a inclusão e diversidade. Além de celebrar as conquistas alcançadas, o mês pride é (mais) uma oportunidade para sensibilizar a população para as questões que esta comunidade ainda enfrenta e o caminho que é necessário percorrer.
Cidades mais caras para viver

As cidades mais caras do mundo para viver - em que lugar está Lisboa?

A alta inflação e as flutuações do mercado têm afetado – e muito – o custo de vida um pouco por todo o mundo, influenciando a decisão de quem decide trabalhar fora do seu país. Olhando para o custo de vida de 227 cidades do mundo, a Mercer concluiu que a cidade mais cara para os expatriados em 2023 é mesmo Hong Kong, seguida de Singapura e Zurique. Já Lisboa surge na 117ª posição deste ranking, tendo descido 8 lugares face ao ano passado.
Apoio ao pagamento da renda da casa

Arranca o pagamento da segunda fase de apoios às rendas – as novidades

É uma espécie de balão de oxigénio para muitos inquilinos portugueses, que viram o orçamento familiar encurtar com a perda de poder de compra, associada à alta taxa de inflação que se tem feito sentir nos últimos meses. Falamos do apoio dado pelo Governo aos arrendatários no pagamento das respetivas rendas. Sabe-se agora que chega a mais pessoas e que o valor médio subsidiado também é superior ao previsto inicialmente. Fica a saber quais são as novidades relacionadas com o pagamento da segunda fase de apoios às rendas. 
construir casas novas

Construir casas novas em Portugal: custos subiram 3,2% em abril

Construir uma casa nova em Portugal é um desafio, também porque os custos continuam a subir, ainda que a menor ritmo, mês após mês. Em abril, os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,2% em termos homólogos, abrandando 3,0 pontos percentuais face à evolução de março, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta quarta-feira, 7 de junho de 2023.
Consulado virtual em Portugal

Atenção residentes no estrangeiro: consulado virtual já está online

A partir de agora, os residentes no estrangeiro já podem aceder à versão digital do consulado português. Isto porque o consulado virtual de Portugal entrou em funcionamento esta quarta-feira, dia 7 de junho, segundo anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros. Este é mais um passo para tornar os serviços consulares do país mais rápidos, simples e menos burocráticos, ao passo que alivam a procura presencial nos consulados.