Imobiliário concentra 62% do património líquido das famílias
Praticamente dois terços do património líquido das famílias portuguesas estão concentrados em ativos imobiliários, sendo a maioria desta percentagem relativa às casas onde as pessoas residem. Trata-se do valor mais elevado dos últimos dez anos (62,2% em dezembro de 2022, 60,1% em dezembro de 2021 e 62,4% em dezembro de 2012).
“A pandemia deixou fortes marcas no setor imobiliário"
A pandemia da Covid-19 paralisou o mundo. Incerteza e resiliência caminharam lado a lado durante largos meses e foram muitos os desafios que surgiram e… foram sendo superados. Um cenário ao qual não ficou imune o setor do imobiliário e da construção, que se viu forçado a adaptar e/ou reinventar. A verdade é que as pessoas continuam a precisar de casas para viver, sendo que as necessidades que agora sentem são diferentes das de antes. Mário Almeida, administrador da promotora imobiliária FERCOPOR, diz ao idealista/news isso mesmo, que “a pandemia deixou fortes marcas no setor imobiliário”, revelando que “as áreas grandes (…) são fortemente valorizadas pelos clientes” e que “a ligação com o exterior é algo indispensável”.
Assim ficou o hotel Hard Rock em Marbella depois de remodelado
Todas as quartas-feiras abrimos as portas de um hotel com encanto.
6 truques para preparar a casa antes de ir de férias
Já tens a mente voltada para aquela viagem tão esperada ou naqueles dias na praia que tanto precisas, e há pressa para preparar as malas e sair o quanto antes.
A mansão que Rihanna está a vender em Beverly Hills por 9,8 milhões
Rihanna decidiu livrar-se de uma das mansões que possui em Beverly Hills, pouco mais de dois anos depois da sua compra por 10 milhões de dólares (9,1 milhões de euros). O cantor aumentou o preço de venda depois de ter feito alguma melhoria na casa, embora não muito, uma vez que a casa está no mercado por 10,5 milhões de dólares (cerca de 9,8 milhões de euros à taxa de câmbio atual).
Euribor estará acima de 3% até 2025 – e preço das casas vai cair
A instabilidade continua a pairar sobre o mercado imobiliário. Mas há quem arrisque a fazer as suas previsões quanto ao futuro. O Bankinter assume que a Euribor a 12 meses vai continuar em alta e acima de 3% durante, pelo menos, três anos.
Taxa de esforço no crédito habitação vai ser revista: o que muda?
Num momento em que é cada vez mais difícil conseguir financiamento bancário para comprar casa devido à subida abrupta das taxas de juro, o Banco de Portugal (BdP) está a estudar a possibilidade de rever a fórmula de cálculo da taxa de esforço nos créditos habitação. A ideia é tornar os empréstimos habitação mais acessíveis às famílias. Mas o que vai mudar em concreto? E porque é que o regulador europeu decidiu agora rever esta medida? Explicamos tudo neste guia preparado pelo idealista/news.
Qual o futuro das rendas antigas e dos novos contratos? ALP quer saber
O grosso de medidas do Mais Habitação está em discussão na especialidade, sobretudo as que prometem mexer com o mercado de arrendamento, tendo em vista colocar mais casas no mercado a preços acessíveis. Mas para os proprietários e inquilinos faltam respostas no tempo certo.
CML entrega 64 casas do Programa Renda Acessível em Entrecampos
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, entregou esta terça-feira (4 de julho de 2023) as chaves de 64 casas, em Entrecampos, no âmbito do Programa Renda Acessível (PRA) promovido pelo município, considerando a iniciativa um “momento muito importante para a cidade”. O autarca salientou que foi ultrapassada a marca das 1.200 habitações entregues neste mandato.
Queixas sobre “situações limite” na habitação aumentaram em 2022
“O ano de 2022 registou um acentuar do recurso à Provedoria de Justiça em situações limite – iminência de despejo ou mesmo de situação de sem-abrigo – e, por isso, com acrescida vulnerabilidade dos agregados familiares em causa”. O alerta é dado pela provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, no relatório sobre a atividade desta instituição em 2022, que foi entregue esta terça-feira (4 de julho de 2023) ao presidente da Assembleia da República.
Carta de Habitação: Moedas dececionado com chumbo – e escreveu a Costa
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) disse ser “uma grande deceção” o chumbo pelos partidos da oposição da autarquia da proposta de consulta pública da Carta Municipal de Habitação (CMH), tendo garantido, no entanto, continuar aberto ao diálogo. Carlos Moedas revelou ainda que escreveu uma missiva ao primeiro-ministro António Costa para o sensibilizar para a importância da cidade ter uma CMH.
Preço das casas na UE a cair pela primeira vez desde 2013
O preço da habitação na União Europeia (UE) registou no primeiro trimestre de 2023 uma descida de 0,7%, face aos três meses anteriores, quando tinha caído 1,4%, encadeando assim dois trimestres consecutivos em baixa pela primeira vez desde o início de 2013, segundo dados publicados pelo Eurostat.
Bancos abrem torneira do crédito habitação – e taxa de juro dispara
Em maio, os bancos voltaram a abrir a torneira do novo crédito habitação, tendo emprestado 1.623 milhões de euros para a compra de casa, mais 353 milhões de euros que no mês anterior (1.270 milhões de euros) e mais 131 milhões de euros que em maio do ano passado (1.492 milhões de euros). Em alta está também a taxa de juro média dos novos créditos habitação, que cresceu de 3,97% em abril para 4,15% em maio, superando o limiar dos 4% pela primeira vez em 11 anos, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).
Banca: medida para facilitar acesso ao crédito da casa "é positiva"
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) considera que seria positiva uma medida que alterasse as regras da taxa de esforço no crédito habitação, considerando que facilitaria o acesso das famílias a empréstimos
“Nenhuma licença de Alojamento Local será retirada", diz ministro
O ministro da Economia e do Mar assegurou, em Lisboa, que nenhuma licença de Alojamento Local (AL) será retirada e que apenas vão ser suspensas nos territórios de alta densidade. “Nenhuma licença de alojamento local será retirada a ninguém. Vão ser suspensas para novos alojamentos locais apenas nos territórios de alta densidade”, garantiu António Costa Silva na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
Reembolsos antecipados de crédito habitação sobem em maio
“Os reembolsos antecipados de crédito habitação própria permanente voltaram a aumentar em maio, passando de 0,67% para 0,81% do stock de empréstimos”, revelou esta quarta-feira (5 de julho de 2023) o Banco de Portugal (BdP).