Notícia do dia 25 de julho de 2023

Como aumentar a oferta de casas? Permitindo “construir em altura”

A Mondego Capital Partners (MCP) está de pedra e cal em Portugal. A promotora imobiliária luso-israelita já transacionou mais de 100 milhões de euros em território nacional desde 2018, estando envolvida em projetos em mais de 120 unidades residenciais e comerciais. E vai continuar a investir no país, revela ao idealista/news Gonçalo Ahrens Teixeira, adiantando que o pipeline previsível para os próximos anos “pode chegar a 300 milhões de euros”. Uma das formas de conseguir aumentar a oferta de habitação para a classe média passa “por rever os índices de construção e permitir construir em altura”, assegura o Managing Partner & CEO da empresa. 

Casas de luxo em Lisboa: NAU30 atrai brasileiros e portugueses

O NAU30, empreendimento de luxo localizado na rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa, está a atrair o interesse de vários investidores. A Príme Portugal Investment, promotora imobiliária premium responsável pelo desenvolvimento do projeto, revela que 70% dos imóveis tem dono. Estão, portanto, vendidos 21 apartamentos de um total de 29, sendo a maior procura para as tipologias T2 e T3. A maior percentagem de compradores corresponde a clientes de nacionalidade brasileira (38%) e portuguesa (33%).
Apoios ao arrendamento

Arrendamento no Mais Habitação: apoio à renda pode ser penhorado?

O programa Mais Habitação, que muita tinta fez correr nos últimos meses, foi aprovado no Parlamento dia 19 de julho de 2023, apenas com o voto favorável do PS. Uma das medidas que integra o pacote está diretamente relacionada com o mercado de arrendamento. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos o que vai mudar na relação entre senhorios e inquilinos, nomeadamente no que diz respeito à limitação da subida das rendas e à possibilidade, ou não, dos apoios existentes ao pagamento das rendas serem penhorados.
Supermercados em Portugal

Supermercados e espaço de retalho vendidos a fundo português

Durante a pandemia, os supermercados brilharam nos negócios imobiliários comerciais, sendo considerado ativos com rentabilizações estáveis. E os investidores continuam de olho nestes ativos este ano. Isto porque um family office português vendeu dois supermercados e outro espaço de retalho ao Property Core Real Estate Fund (também português), gerido pela Square Asset Management. Já o valor do negócio não foi revelado.
Certificados de aforro a crescer

Poupanças em Portugal: certificados de aforro a crescer (mas menos)

Os certificados de aforro aumentaram 2,2 mil milhões de euros em junho, o primeiro mês de comercialização da nova série F. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (24 de julho de 2023) pelo Banco de Portugal, que confirmam que o dinheiro aplicado pelas famílias em produtos de poupança do Estado está a subir há 15 meses seguidos.

Obras no centro comercial Stop no Porto custam 6 milhões de euros

O Centro Comercial Stop, no Porto, precisa de um investimento de seis milhões de euros para que sejam asseguradas todas as condições de segurança para a continuação da comunidade musical no edifício, revelou o administrador do condomínio esta segunda-feira, dia 24 de julho. Ferreira da Silva revelo
Bancos apertam cerco aos empréstimos

Bancos endurecem condições de crédito no segundo trimestre

O Banco Central Europeu (BCE) informou esta terça-feira (25 de julho de 2023) que os bancos endureceram os padrões de todos os tipos de crédito, a empresas e famílias, no segundo trimestre, pela perceção de um risco maior e aumento das taxas de juro. O BCE disse também que baixou a procura de crédito, tanto de empresas como de particulares.
Mediação imobiliária

Antigos alunos da ESAI juntam-se em prol do futuro do imobiliário

A Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Atividades Imobiliárias de Lisboa (AAAESAI) tomou posse no dia 19 de julho de 2023 e tem como ambição reconectar pessoas e criar pontes para o futuro do imobiliário. Foi criada em abril de 2023 e “pretende ser um novo polo agregador de profissionais do setor imobiliário, promovendo o encontro e a troca de conhecimento e experiência entre quem frequentou esta instituição de ensino superior”, refere a associação em comunicado.