Notícia do dia 28 de julho de 2023

Casas em cidades com melhor qualidade de vida

Casas desde 60 mil euros nas cidades com mais qualidade de vida

Um dos pontos altos do verão para muitas pessoas é a procura de uma nova habitação, seja uma casa novinha em folha ou pronta para reformas. Muitos fatores que influenciam as famílias na escolha de uma casa passam, entre outras coisas, pela proximidade de serviços, transportes, espaços verdes e escolas, o que muitas vezes significa viver perto da cidade. 

Casas de madeira: Carmo Wood constrói em CLT – "o betão sustentável"

A Carmo Wood anunciou a entrada no mercado de construção para habitação em CLT (Cross-Laminated Timber), com o lançamento de uma nova gama de produtos: as BlockHouses Carmo Wood. O CLT, explica a empresa portuguesa especialista em madeira tratada, é um material inovador conhecido como o “novo betão sustentável”, composto por painéis de madeira maciça colados e prensados em camadas cruzadas.
Euribor a subir

BCE sobe juros para 4,25%: como fica a Euribor e o crédito habitação?

Os avisos de Christine Lagarde oficializaram-se: as taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE) voltaram a subir 25 pontos base esta quinta-feira, dia 27 de julho, atingindo os 4,25%, o maior valor registado desde o verão de 2008. Uma vez mais, este novo aperto da política monetária vai voltar a pressionar a subida das taxas Euribor, que já estão em 4%, elevando as prestações da casa das famílias. Todo este cenário indica que os custos associados ao crédito habitação não deverão baixar tão cedo.
Apoios à eficiência energética de casas

Apoios à eficiência energética: inquilinos e segundas casas de fora

O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis está de volta e tem uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar a substituição de janelas e a instalação de painéis solares, por exemplo. É um apoio que visa ajudar as famílias a renovar as respetivas casas, de forma a melhorar o desempenho energético das mesmas. Mas nem todos os interessados se podem candidatar a estas ajudas: é o caso dos inquilinos e dos proprietários que pretendam fazer intervenções em segundas habitações. 
Casas à venda na Madeira

Viver na Madeira: há novas casas à venda a partir de 575 mil euros

A ilha da Madeira tem atraído cada vez mais famílias para viver, sobretudo estrangeiras, dado o seu clima ameno, praias, florestas e qualidade de vida. E também os nómadas digitais têm sido atraídos para comprar casa nesta ilha. A boa notícia é que aqui há novas casas à venda que fazem parte de dois projetos imobiliários da marca Savoy Residence. Um dos empreendimentos residenciais está em construção e é composto por 147 apartamentos. E o outro está concluído e pronto a habitar no centro do Funchal, a capital madeirense. Os preços destas casas começam nos 575 mil euros e chegam mesmo aos 3 milhões de euros.
Crédito habitação de taxa variável

"Não há um problema" no crédito habitação, há em casos concretos

A subida das taxas de juro afeta todos os empréstimos da casa de taxa variável e mista (em período variável). Mas nem todas as famílias sentem o mesmo grau de dificuldade em pagar as prestações da casa. O presidente executivo do BCP disse esta quinta-feira, dia 27 de julho, que não há um problema generalizado no crédito habitação em Portugal, mas problemas específicos para os quais é preciso soluções. Uma delas tem passado pelas renegociações de créditos, que somaram 9.600 operações só no primeiro semestre do ano, das quais 1.885 foram ao abrigo do decreto-lei do Governo.
Investimento imobiliário em Portugal

CORUM capta mais de 600 milhões para investir no imobiliário europeu

A CORUM Investments, Sociedade de Investimento Imobiliário (SCPI) de origem francesa, captou mais de 600 milhões de euros junto dos aforradores europeus no primeiro semestre, tendo mantido um “elevado nível de captação de poupanças num período marcado” pela alta inflação e pela subida dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE). E também, segundo revela em comunicado, pela “fraca rentabilidade oferecida pelos produtos de poupança tradicionais”. 
Legalização de casas em Lisboa

Luz verde para legalização de construções no Bairro São João de Brito

A Câmara de Lisboa vai avançar com a legalização de construções no Bairro São João de Brito, especificamente na Rua das Mimosas, “um impasse de vários anos” que será desbloqueado na sequência da alteração do Plano Diretor Municipal (PDM). “Esta situação arrasta-se há anos e, finalmente, chega agora a uma decisão que permite legalizar habitações de quem vive na Rua das Mimosas”, afirmou a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida (independente eleita pela coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), citada num comunicado enviado pela autarquia.