Notícia do dia 29 de agosto de 2023

Crédito habitação em Portugal

Emigrantes e estrangeiros alimentam procura de crédito habitação

Milhares são os portugueses que emigraram pelo mundo à procura de uma vida melhor. Mas na hora de comprar casa muitos escolhem investir no país que os viu crescer, seja para passar férias, seja para - quem sabe - um dia regressar de vez. E também há cada vez mais estrangeiros, que se apaixonam pelo clima, paisagens e segurança que Portugal oferece, e decidem adquirir habitação. A verdade é que embora os cidadãos não residentes tenham um rendimento médio bem superior aos portugueses (na ordem dos 50%), nem todos conseguem adquirir habitação a pronto, recorrendo, por isso, a crédito habitação em Portugal. Vêm, sobretudo, de países europeus, estão interessados em comprar casas em torno dos 200 mil euros e pedem financiamentos inferiores a 150 mil euros.
Produção na construção em Portugal

Produção na construção com aumento homólogo de 5,5% em junho

A produção na construção registou um aumento homólogo de 5,5% em junho deste ano, depois de ter tido um crescimento de 5,3% no mês anterior, anunciou recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE). O índice de produção na construção registou um crescimento homólogo de “5,5% em junho, taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em maio”, adianta o instituto.
Nova Iorque

Nova Iorque quer converter escritórios vazios em 20 mil novas casas

A falta de habitação é um problema das grandes cidades, e Nova Iorque, nos EUA, não foge à regra. A ‘Big Apple’, com milhões de habitantes, decidiu lançar um plano para converter escritórios vazios em 20.000 novas casas. A ideia será mudar o zoneamento de uma secção de Manhattan conhecida como Midtown South.
Casas penhoradas

Imóveis representam 5% das penhoras do Fisco

O número de penhoras marcadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aumentou 40% em 2022, face ao ano anterior, para 522.727, mas este total corresponde, ainda assim, a cerca de metade das registadas antes da pandemia, em 2019. Já os imóveis (categoria que inclui casas, terrenos, arrecada