
Optar por promover um turismo em que o conforto e a sustentabilidade andam de mãos dadas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, existem profissionais que se propuseram a alcançá-lo a partir de diferentes perspetivas.
O estudio de Sigurd Larsen é um ótimo exemplo, com o design de uma pequena casa de férias pré-fabricada para a empresa hoteleira Raus. Portátil e compacta, esta casa pré-fabricada foi concebida para proporcionar aos hóspedes uma sensação de ligação com a paisagem envolvente, algo que é conseguido graças à sua generosa janela panorâmica, que inclui uma porta grande de correr que permite abrir do quarto para o exterior.
A distinta decoração da pequena casa Raus x Wehrmuehle, tanto do interior, como a da exterior, é feita em madeira preta para evitar reflexos nas janelas e apenas focar na vista do exterior. Esta mesma vontade de garantir que o ambiente rural seja um dos principais elementos do projeto também está presente na decisão da escolha do tipo de janelas.

"As casas foram desenhadas para a RAUS como os quartos de hotel localizados no interior da Alemanha. Cada quarto de hotel é autossuficiente e pode ser colocado em paisagens espetaculares para oferecer uma pequena pausa ou umas férias", explica o estúdio.

Como sempre, um dos desafios deste tipo de construção é superar as limitações de um espaço pequeno, como é o caso: apenas 18 metros quadrados. A solução foi encontrada de uma forma criativa. "Trabalhar com poucos metros cúbicos é, de certa forma, sempre um desafio. Contudo, ao mesmo tempo, é uma fonte de inspiração devido ao enquadramento claro do que é possível fazer. Para que o pequeno espaço parecesse grandioso, colocámos todo o conteúdo num dos lados e deixámos o outro com tetos altos e grandes janelas panorâmicas", refere o estúdio.

Um aspeto importante é o isolamento de alta qualidade em toda a casa, que é o resultado do compromisso do estúdio com a eficiência energética. Este facto é também demonstrado pelo sistema de aquecimento por pavimento radiante, para não falar de um pequeno fogão a lenha. A casa obtém energia a partir de painéis solares, com um sistema de apoio à rede elétrica. Desta forma, apostando na eficiência energética, esta pequena casa adapta-se para proporcionar a temperatura térmica adequada.

A casa Raus x Wehrmuehle é a primeira de uma série planeada de casas pré-fabricadas de férias num local interessante onde o turismo de natureza e cultural se unem e a apenas uma hora de Berlim. No entanto, trata-se de um projeto itinerante, por isso estará apenas neste local durante seis meses. A ideia proposta é que, após este período inicial, a casa seja transferida para outros lugares.

“A colaboração temporária está prevista para seis meses. Durante este tempo, podes passar a tua estadia perto do jardim de arte Wehrmuehle, num lugar histórico que abriga arte e cultura: onde podes descobrir obras de arte contemporâneas , ouvir o som do pequeno rio e observar como as sombras brincam sob as árvores”, explicam no site da hoteleira Raus.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta