Notícia do dia 5 de dezembro de 2023

Casas novas no Algarve: Sapphirus combina contemporaneidade e tradição

O centro da cidade de Loulé está a assistir ao nascimento de um empreendimento residencial de 14 apartamentos, de tipologias T2 e T3. Agora, após estar concluído um processo de escavação e arqueologia, o Sapphirus saiu finalmente do papel e começou a ser construído. Este edifício residencial contará com um rooftop ajardinado e piscina, sendo o primeiro naquela cidade algarvia a ter piscina na cobertura. Os preços de comercialização variam entre 333.200 e 542.514 euros.

Plantas para ter na rua no inverno: resistentes ao frio e geada

O tempo frio pode ser um inimigo para muitas plantas, mas, felizmente, existem espécies que podem suportar até mesmo as condições climáticas mais severas. Se vives num local onde os invernos são particularmente frios, não terás que abrir mão de flores no terraço ou no jardim. Em seguida, descubra quais as plantas de ar livre resistentes ao frio.
Rendas das casas a subir

Arrendar casa em Portugal: preços voltam a estabilizar em novembro

São muitas as famílias que estão a ser empurradas para o mercado de arrendamento em Portugal, numa altura em que comprar casa está mais difícil, devido aos elevados preços das casas à venda, a par dos juros altos no crédito habitação e da perda de poder de compra. Como resultado, e com uma oferta inferior à procura de casas para arrendar, as rendas das casas subiram em cinco grandes cidades em novembro face ao mês anterior, Porto incluído (+0,5%). Mas também há casos em que as rendas das habitações se mantiveram praticamente estáveis, em linha com a realidade nacional, como é o caso de Lisboa, aponta o índice de preços do idealista.
Lareiras podem causar incêndios

Combater o frio com a lareira: limpar a chaminé evita incêndios

O frio entra sem pedir licença em muitas casas em Portugal, sendo o combate à pobreza energética um desafio e, também, uma estratégia do Governo – estima-se que haja entre 1,8 e 3 milhões pessoas no país com “incapacidade ou dificuldade em aceder a vários serviços de energia aos níveis adequados”. Umas das formas de aquecer a casa passa por acender a lareira, mas há cuidados a ter em conta nestes casos, nomeadamente relacionados com a limpeza das chaminés. Isto porque o risco de haver um incêndio é real. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. 
Casas no Porto

Parque habitacional do Porto tem 13 mil casas e vai crescer 12,5%

A autarquia do Porto tem várias novidades no âmbito da habitação. O parque habitacional do Porto dispõe atualmente de 13.062 fogos e deverá crescer 12,5%, depois de concluídos os oito projetos em curso. Ou seja, vão nascer 1.610 novas habitações na Invita. E dois destes projetos habitacionais vão ser desenvolvidos em parceria com os privados. A ideia passa não só por aumentar o número de casas de renda apoiada, mas também colocar mais casas no mercado a preços acessíveis. E, neste âmbito, a Câmara do Porto vai ainda lançar na próxima semana mais uma edição do programa de apoio à renda Porto Solidário.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: famílias mais jovens têm maiores taxas de esforço

Há dois anos, o universo do crédito habitação era bem diferente. As taxas de juro estavam nos níveis mais baixos de que há registo. E as famílias tinham maior poder de compra, uma vez que não estava pressionado pela alta inflação que se instalou a partir de 2022. Mas nem por isso deixou de haver famílias em dificuldades. Fazendo um retrato ao país, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que já em 2021, 20% dos mutuários com taxas de esforço mais elevadas utilizavam mais de um quinto do rendimento para fazer face às prestações da casa. E, na altura, as famílias mais jovens já apresentavam taxas de esforço superiores à dos mutuários dos restantes escalões etários.
Registo de propriedades no Balcão Único do Prédio

Balcão Único do Prédio vai fechar ano com 2 milhões de registos

O Governo quer saber onde começam e acabam as propriedades em Portugal, bem como quem são os respetivos donos. E, para isso, avançou com o processo simplificado de georreferenciação no Balcão Único do Prédio (BUPi), que já conta com 1,94 milhões de prédios rústicos, prevendo-se chegar ao fim do ano com dois milhões de registos. Isto quer dizer que serão conhecidos os donos de 30% da área geográfica dos 153 municípios do país que não dispõem de cadastro predial.