Para Francisco Torres, uma casa de excelência é, antes de mais, aquela que define como uma “casa eterna”, que não esteja sujeita ou dependente de modas ou tendências passageiras.
O ano de 2024 ainda agora começou, mas de certeza que tens muitos planos para pôr em marcha. Na esperança de dias melhores em termos económicos, talvez já te tenha passado pela cabeça comprar uma casa.
A plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário Urbanitae chegou a Portugal, onde pretende atingir um volume de negócios de 20 milhões de euros em projetos financiados. A empresa será liderada por Simão Cruz enquanto diretor nacional.
Apesar de o benefício fiscal aos prédios urbanos com eficiência energética ter caducado, os municípios podem continuar a dar benefício no IMI a casas eficientes – se assim o entenderem - , desde que sejam reunidos os requisitos para tal.
O mês de janeiro oferece uma oportunidade única para começar a cultivar algumas espécies na varanda ou legumes na horta. Existem muitas famílias de plantas resistentes ao frio que são capazes de florescer antes mesmo da chegada da primavera.
Conheceres o calendário de saldos e promoções é o primeiro passo para poupares, afinal quem é que não gosta de uma boa “pechincha”? No artigo de hoje, descobre o guia mensal detalhado que destaca as melhores oportunidades, desde dos saldos de inverno até os saldos de Natal 2024.
Antecipa e pl
Nos terrenos da antiga Central Termoeléctrica do Freixo – pertenceram à EDP até 2018 –, localizada nas margens do rio Douro, no Porto, vai nascer um megaprojeto imobiliário com “forte componente residencial”. O empreendimento de uso misto, que será desenvolvido pela empresa Ginkgo Advisor, contempla edifícios para habitação, uma residência para idosos e edifícios de escritórios e empresas.
Quais são os riscos e oportunidades do crédito imobiliário europeu em 2024? Para Guillaume Langellier, analista de pesquisa de crédito da Columbia Threadneedle Investments, o setor está pronto "para entregar fortes retornos ajustados ao risco no médio prazo". Segundo o especialista, e embora "os balanços estejam sob pressão, o desempenho operacional é forte e os executivos estão a tomar medidas favoráveis aos detentores de títulos".
A taxa de inflação homóloga baixou para 1,4% em dezembro de 2023, um valor 0,1 pontos percentuais (p.p.) abaixo do verificado em novembro, confirmou esta quinta-feira (11 de janeiro de 2023) o Instituto nacional de Estatística (INE). Já a variação média de 2023 ficou-se nos 4,3%, sendo bem inferior à registada no ano anterior (7,8%).
Nos últimos cinco anos, Singapura e Japão foram “donos” dos passaportes mais poderosos do mundo. Este ano, contudo, as coisas mudaram. Quatro países europeus subiram na tabela para partilharem o primeiro lugar no Henley Passport Index 2024 com nações asiáticas.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, veio dizer esta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, que as taxas de juro da zona euro atingiram o seu pico, depois de subirem face à elevada inflação no ano passado.
A Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa criada em 2016, anunciou o lançamento de um fundo de 146 milhões de euros que será focado em startups portuguesas com um forte cariz de inovação e Investigação & Desenvolvimento (I&D).
Aumentar a oferta de casas em Portugal, sobretudo direcionada para a classe média, é uma das formas de dar resposta à crise habitacional que se faz sentir no país, passado a solução, nesse sentido, pela construção nova. São vários, no entanto, os desafios que a promoção imobiliária enfrenta em 2024. Partindo desse mote, o idealista vai realizar este mês dois cursos presenciais direcionados para as promotoras: um em Lisboa, dia 23 de janeiro, e outro no Porto, dia 25 de janeiro.
O desequilíbrio entre a falta oferta e a elevada procura têm sido o principal responsável pela subida dos preços das casas para comprar e arrendar em Portugal. Acontece que as casas atingiram valores incompatíveis com o rendimento médio dos portugueses, o qual ainda está pressionado pelo alto custo de vida e juros nos créditos. E há mesmo quem vive numa casa arrendada e tenha receio de não ver o contrato de arrendamento renovado. Embora em menor percentagem, também há quem esteja em vias de deixar de pagar o empréstimo habitação e perder a casa para o banco.
A maioria dos portugueses vive em casas com problemas de eficiência energética. Esta é uma questão crítica que afeta a saúde, o bem-estar, assim como a qualidade de vida das famílias. Mas resolver este problema parece estar fora do alcance das famílias, apesar de haver hoje apoios públicos neste sentido. O mais recente inquérito realizado pelo Portal da Construção Sustentável revela que a maioria dos portugueses não planeia realizar obras para melhorar a eficiência energética da casa, ou porque não tem dinheiro ou porque consideram os “preços proibitivos”, ou até por não conseguirem financiamento bancário.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever