Janeiro é um fantástico mês para comprar uma casa e reabilitá-la ao teu gosto. Começa o ano com reformas que podem mudar vidas.
Comentários: 0
Casas à venda para reabilitar
idealista

O ano de 2024 ainda agora começou, mas de certeza que tens muitos planos para pôr em marcha. Na esperança de dias melhores em termos económicos, talvez já te tenha passado pela cabeça comprar uma casa. Com a incerteza que paira sobre o mercado imobiliário em 2024, provavelmente tens algum receio de te aventurar, gastar poupanças e ficar com uma prestação instável a cargo.

Já pensaste em comprar uma casa para restaurar? Sabemos que implica muito trabalho, mas pode ser uma oportunidade de conseguires uma casa a preços acessíveis. Se não tiveres pressa, imagina como seria comprar uma casa para restaurar pouco a pouco, ao teu gosto e à tua medida. 

Seja em áreas urbanas ou em áreas rurais mais tranquilas, a oportunidade de renovação não apenas apresenta desafios, mas também oferece um amplo campo de possibilidades. Porque queremos responder às tuas necessidades, apresentamos as casas à venda desde 20 mil euros que procuram ganhar uma nova vida em Portugal, e exploramos as razões que as fazem destes imóveis interessantes. 

Vantagens de reabilitar uma casa 

Casas para reabilitar à venda
idealista

A reabilitação de casas permite-te dar uma vida nova totalmente ao teu gosto. Podes optar por contratar alguém que fará as obras, mas poderá ser uma solução mais dispendiosa. Se não tens pressa e até sentes um certo gozo em ver a transformação da casa, podes pôr mãos à obra e ir fazendo os restauros passo a passo.

Além de garantir uma óbvia melhoria das condições de vida dos habitantes, além de assegurar espaços urbanos mais seguros, onde predomina a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Podemos também considerar como vantagens da reabilitação urbana, os seguintes pontos: 

  • Preservação do património: nas zonas históricas e até nos centros degradados, a reabilitação urbana vai preservar os edifícios mais antigos, para que continuem a marcar a diferença na sua área;
  • Eficiência energética: um pequeno passo para as famílias, um grande passo para as comunidades, afinal as intervenções nas áreas de reabilitação urbana habitualmente ajudam a otimizar eficiência energética, o que reduz seriamente os consumos e respetivos custos das faturas de energia;
  • Redução do abandono urbano: ao reabilitar áreas degradadas, o abandono dos espaços urbanos será menor, além de serem construídos espaços públicos como parques ou jardins, que vão garantir o convívio entre os locais;  
  • Aumento da qualidade de vida: a reabilitação de casas ou até mesmo de bairros inteiros resulta numa melhoria significativa na qualidade de vida, e pode ainda desencadear inovações adicionais, como o aprimoramento nas infraestruturas e rede de transporte. 

Desvantagens de reabilitar uma casa 

Reabilitar uma casa
idealista

Embora a reabilitação urbana apresente uma série de vantagens, deves ter em atenção as suas desvantagens. Estarás a comprar uma casa para reabilitar de forma mais informada e saberás o que esperar ao longo do processo. 

Por um lado, o tempo prolongado de execução das obras será um dos principais inconvenientes da reabilitação. Poderão existir imprevistos relacionados com a obtenção de licenças que, por sua vez, prolongarão o tempo até que possas mudar para a nova casa.

Por outro lado, os custos financeiros elevados poderão ser uma preocupação. Para quem pretende uma casa com eficiência energética mais elevada precisa de fazer reformas mais profundas. Quer isto dizer, que eventualmente, pode ser necessária uma revisão das despesas. 

As obras de reabilitação também não são fáceis para ninguém e poderão perturbar o bem estar dos teus vizinhos, seja pela poeira, como pelo ruído e até limites nos acessos. Faz de tudo para minimizar estes inconvenientes. 

Existem benefícios fiscais para quem pretende reabilitar uma casa?

Incentivos fiscais para reabilitação de casas
idealista

Segundo as decisões do Governo no Programa Mais Habitação 2023, a maioria dos benefícios fiscais inerentes à reabilitação urbana deixaram de abranger os fundos de investimento imobiliário. A mudança afeta todos os tipos de propriedades em áreas de reabilitação urbana, como os imóveis nos centros urbanos de Lisboa e Porto, aos imóveis presentes nas aldeias rurais do interior do país. 

Antes os proprietários de imóveis em áreas de reabilitação urbana poderiam beneficiar da devolução do IMT pago na compra, de uma taxa reduzida de 6% no IVA e de uma taxa liberatória de 5% de IRS sobre rendas ou mais-valias resultantes da venda no futuro.

Embora muitos benefícios tenham sido ajustados no Programa Mais Habitação 2023, a dedução à coleta de até 500€ ainda permanece e oferece um apoio financeiro para obras de valor mais modesto. Além disso, mantêm-se os incentivos fiscais para fundos que invistam em casas acessíveis

Mesmo diante destas alterações, continua ser interessante para os proprietários reabilitar as suas casas, porque estarão a contribuir para a renovação de áreas urbanas. A reabilitação permitirá responder à elevada oferta no mercado, sobretudo quando são casas para partilhar. 

Casas à venda para reabilitar
 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta