Notícia do dia 11 de abril de 2024

Antiga sede da Heinz em Londres renasce com 124 apartamentos

No extremo oeste da zona conhecida como “Grande Londres”, no atual distrito de Hillingdon, encontrava-se uma das áreas industriais da capital britânica. Na década de 80 iniciou-se a reconversão industrial, substituindo as fábricas ali instaladas por uma população residencial distribuída em habitações unifamiliares. Esta reconversão industrial fez desaparecer a maioria dos elementos existentes, embora alguns tenham sido preservados porque continuaram a manter a atividade ou foram reabilitados para novos usos.
Trilho dos Xurés: cascatas e lagoas de cortar a respiração

Trilho dos Xurés: cascatas e lagoas de cortar a respiração

Prepara-te para uma aventura inesquecível enquanto exploras o trilho Xurés, um percurso que promete encantar todos os amantes da natureza e do trekking. Localizado na região fronteiriça entre Portugal e Espanha, mais concretamente no extremo sul da província de Ourense, na Galiza, este par
casas de banho públicas Japão

Tóquio tem uma atração turística invulgar: casas de banho públicas

As casas de banho são um símbolo da cultura de hospitalidade do Japão. E tornaram-se agora numa espécie de atração turística, nomeadamente em Tóquio, onde os visitantes podem embarcar em excursões às maravilhas mais modernas da cidade: as suas casas de banho públicas. Espaços limpos onde ninguém tem medo de entrar.
É preciso construir mais casas em Portugal

“Precisamos ter níveis de construção na ordem das 45.000 casas por ano”

“É preciso construir mais, reabilitar mais e criar um verdadeiro mercado de arrendamento. [O que] só será possível através de um estímulo consistente ao investimento privado”, disse Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), na sessão de abertura da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL), que decorreu esta terça-feira (9 de abril de 2024). Ao idealista/news, à margem do evento, adiantou que Portugal precisa “ter níveis de construção na ordem das 40.000, 45.000 habitações por ano”. Isto a preços de venda que possam ser suportáveis pela generalidade dos portugueses, ou seja, casas acessíveis.
Alojamento Local com medidas revogadas

AL: nova contribuição e caducidade de licenças vão cair por terra

O novo Governo quer revogar várias medidas do Mais Habitação. E as restrições ao Alojamento Local (AL) estão em destaque. A ideia de Montenegro é acabar com a contribuição extraordinária ao AL e os limites à duração das licenças de alojamento turístico temporário. Estas medidas anunciadas no programa do Executivo esta quarta-feira, dia 10 de abril, já foram aplaudidas por Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), que acredita que este programa permite um “equilíbrio” e garante a “estabilidade” do setor.
habitação em Portugal

Montenegro à procura de diálogo: programa do Governo em debate

Um programa de “mudança e diálogo”. Foi assim que, esta quarta-feira, 10 de abril, António Leitão Amaro, ministro da Presidência, apresentou o documento com o qual a AD quer governar o país. E na procura de consenso político para conseguir viabilizar a legislatura, Montenegro decidiu incluir no programa 60 propostas de outros partidos da oposição. O Executivo quer, desde já, criar pontes num Parlamento dividido.
famílias

Governo quer descida do IRS até ao 8º escalão

O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai aprovar, na próxima semana, uma proposta de lei para descer as taxas de IRS até ao oitavo escalão, que representa uma diminuição global de cerca de 1.500 milhões de euros.
Guimarães

Endutex investe 2,5 milhões em megaprojeto imobiliário em Guimarães

O novo projeto do grupo Endutex vai nascer em pleno Monte do Cavalinho, na freguesia de Urgezes, em Guimarães. O empreendimento, que será construído num terreno de 110 mil metros quadrados (m2) irá receber habitação, espaços dedicados a comércio, restauração e serviços e ainda uma zona com mais de 64 mil m2 de área verde. Investimento ronda os 2,5 milhões.
Luís Montenegro

Calendário do novo Governo: as medidas que avançam já

Luís Montenegro anunciou no primeiro dia de debate do novo programa do Governo, no Parlamento, quais são as medidas de caráter urgente que quer implementar desde já. O primeiro-ministro anunciou nove propostas de aplicação imediata “para cumprir abril”.