Notícia do dia 20 de junho de 2024

Casas novas no Porto

Porto assiste ao lançamento da “primeira pedra” do Covelo Park

A cidade do Porto acaba de assistir ao início da construção de um novo projeto residencial, o Covelo Park, que contempla três edifícios de apartamentos. O Edifício A, com cinco pisos, será composto por 20 unidades de tipologias T2, o Edifício B1, também com cinco pisos, terá 17 apartamentos (1 T0, 7 T1 e 9 T2) e o Edifício B2, com quatro pisos, terá duas unidades T0 e 14 T1.
Peso das pensões no PIB

Pensões Vs PIB: Portugal é o quinto país da UE onde o peso é maior 

Em 2021, os países da União Europeia (UE) gastaram 1.882 mil milhões de euros com o pagamento de pensões, o equivalente a 12,9% do PIB. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, apesar dos gastos com estas prestações para a velhice terem aumentado 2,8% face a 2020, o peso no PIB foi 0,7 pontos percentuais (p.p.) inferior a 2020, ano em que se situou em 13,6%. Portugal é, de resto, um dos países da UE onde as pensões de velhice e sobrevivência mais pesam no PIB: ocupa o 5º lugar entre 27 países.

Vertice nasce no Campo Pequeno: são 119 apartamentos sustentáveis

Chama-se Vertice e vai trazer ao Campo Pequeno (Lisboa) 119 apartamentos com tipologias que vão desde o T0 a T5. Trata-se de um empreendimento que “apresenta uma fachada com design moderno e elegante”, referem em comunicado a Savills Portugal, Porta da Frente Christie’s e JLL Portugal, responsáveis pela comercialização do projeto residencial. 
Imóveis devolutos do Estado

Mais casas (e mais baratas) com reabilitação de devolutos do Estado

O Estado é um dos maiores proprietários do país, estando muitos dos seus imóveis subtilizados e degradados. Afinal, ao longo dos últimos anos faltaram iniciativas para recuperar estes imóveis públicos devolutos e colocá-los no mercado residencial, apesar de a crise da habitação em Portugal se continuar a agravar a olhos vistos. Foi neste sentido que o Governo de Montenegro propôs criar um regime legal para que haja uma “injeção semiautomática de imóveis devolutos” públicos no mercado, sobretudo para habitação. Esta é uma medida “fundamental”, que tem potencial de subir a oferta de habitação, promover a reabilitação dos centros urbanos e até de reduzir o preço das casas, defendem os especialistas de mercado ouvidos pelo idealista/news. O grande desafio está na articulação da medida entre o Estado, as autarquias e os privados, apontam.
rendas de casas

Dedução das rendas no IRS passa para 700 euros já em 2025

O projeto do PS que prevê um aumento progressivo da dedução das rendas da casa no IRS foi aprovado esta quarta-feira, 19 de junho de 2024, na especialidade, com o voto contra do PSD. Em causa está o alargamento faseado dos atuais 600 para 800 euros do valor da dedução.
Negócio de cortiça em Portugal

Corticeira Amorim agrega 3 unidades de negócio “não rolha” numa só

A Corticeira Amorim anunciou novidades sobre a sua estratégia de negócio. Para melhorar a “eficiência e eficácia” dos seus negócios “não rolha”, a empresa portuguesa decidiu agregar três unidades numa só, criando, assim, a Amorim Cork Solutions. Esta nova organização da Corticeira Amorim vai ser desenvolvida nos próximos meses.
Juros da casa na Inglaterra

Banco de Inglaterra mantém taxas diretoras antes das eleições

O Banco de Inglaterra decidiu esta quinta-feira, dia 20 de junho, manter as taxas de juro diretoras no Reino Unido em 5,25%, o nível mais alto em 16 anos, apesar de ter atingido em maio o objetivo de reduzir a inflação para 2%. Os economistas estavam a contar com esta decisão, apesar de se esperar
Factory Lisbon

Escola 42 e TUMO mudam-se para a Factory Lisbon no Hub do Beato

A Escola 42 e a TUMO serão as novas inquilinas da Factory Lisbon, campus de inovação e empreendedorismo localizado no Beato Innovation District, que está agora totalmente ocupado. Esta meta foi alcançada depois da Jamestown, empresa global de investimento e gestão imobiliária, ter firmado o co