Notícia do dia 10 de dezembro de 2024

Juros no crédito habitação e depósitos

Juros nos depósitos descem mais rápido que no crédito habitação

O Banco Central Europeu (BCE) já iniciou o ciclo de flexibilização da sua política monetária. Mas a descida dos juros diretores do regulador europeu tem impactado de forma diferente as taxas nos diferentes produtos bancários. O que se sente é que os juros que remuneram os novos depósitos a prazo das famílias têm descido mais rápido do que as taxas nos créditos habitação.
Fatura da Luz

Como poupar energia no inverno: dicas para baixar a fatura da luz

A fatura da eletricidade é uma das principais despesas que os consumidores têm mensalmente com a habitação. E no inverno, com a chegada do frio, aquecer a casa é uma tarefa complicada para muitas famílias. Poupar energia é, então, um objetivo a ter em conta. Mas como fazê-lo? Como utilizar a energia mais eficientemente? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
AL no Porto

Porto com novo regulamento de Alojamento Local aprovado

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com o voto contra da CDU, a entrada em vigor do Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local, que se deverá concretizar este mês. A revogação da suspensão aprovada há cerca de um ano, na sequência da entrada em vigor do programa do anterior governo socialista, Mais Habitação, foi aprovada na sessão que decorreu esta segunda-feira (9 de dezembro de 2024) à noite.
Simplex acelera licenciamentos de casas

Simplex acelera licenciamentos para construção de casas novas

Nos primeiros dez meses do ano, ou seja, entre janeiro e outubro, foram licenciados 28.004 fogos em Portugal, mais 0,7% que no período homólogo. Um ‘boom’ de licenças para habitação nova que acontece já com a entrada em vigor do simplex dos licenciamentos urbanísticos – o Decreto-Lei n.º 10/2024 – que se deu a dois tempos: algumas medidas avançaram em janeiro e outras em março.
Projeto imobiliário em Guimarães

Grupo Endutex investe 60 milhões em projeto imobiliário em Guimarães

O grupo Endutex, fundado em 1970 em Santo Tirso, comprou há alguns anos, em hasta pública, um terreno com 110.000 metros quadrados (m2) no Monte do Cavalinho, na freguesia de Urgezes, em Guimarães, por 2,75 milhões de euros. É aí que vai nascer um projeto imobiliário que contempla habitação, comércio, serviços e um amplo espaço verde. As obras já arrancaram e em causa está um investimento estimado de 60 milhões de euros.