
Carga fiscal em Portugal recua para 35,8% do PIB em 2023
A carga fiscal em Portugal recuou em 2023 para 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB), face a 36,0% no ano anterior, situando-se acima da média de 33,9% dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgou recentemente a organização.

Cansado de cortinas de cozinha clássicas? Eis 5 alternativas
As casas modernas muitas vezes evitam o uso de persianas clássicas para abraçar soluções que oferecem maior praticidade e uma estética mais limpa.

Melhores prendas para amigo secreto até 10 euros
O "amigo secreto" é uma tradição natalícia popular em muitos países, incluindo Portugal, que promove a partilha.

Comprar casa: os municípios onde o preço mais subiu e desceu num ano
Os preços das casas à venda variam, nomeadamente, em função da flutuação entre a procura de habitação e a oferta existente. Atualmente, em Portugal assiste-se a uma maior procura de casas, fomentada pela descida dos juros no crédito habitação, a par da isenção de IMT para jovens. Por outro lado, a recente alteração à lei dos solos abre novas oportunidades no stock de casas para vender no médio prazo, uma vez que permitirá construir habitação acessível em terrenos rústicos. Todos estes e outros fatores influenciam os preços das casas a nível nacional e também em cada região do país. Enquanto em alguns territórios se sentiu um aumento expressivo dos preços das casas no último ano (como Alcoutim), outras zonas enfrentaram quedas significativas (o município de Borba, por exemplo), tal como revela a mais recente análise do idealista, o principal marketplace imobiliário do sul da Europa e editor desta newsletter.

Viver em Grândola: como é morar perto das melhores praias do Alentejo?
Grândola, uma encantadora vila alentejana, situa-se no litoral alentejano, a cerca de 87 quilómetros de Setúbal. O centro histórico da vila é marcado pela Praça D. Jorge. Grândola é rodeada por uma paisagem típica alentejana, com extensos montados de sobreiro e pinhais.

Roteiro pelos Mercados de Natal em Lisboa 2024: comida, artesanato e diversão
Lisboa, a capital portuguesa, transforma-se num verdadeiro conto de fadas durante a época natalícia. Desde as ruas iluminadas da Baixa até aos parques transformados em aldeias de Natal, a cidade oferece uma variedade de experiências que capturam a essência da quadra festiva.

Luz: concluída a substituição de contadores inteligentes em Portugal
A E-REDES concluiu a instalação de 6,6 milhões de contadores de eletricidade inteligentes no país, um processo de substituição iniciado em 2016 e com um investimento de 330 milhões de euros do operador de rede de distribuição.

Habitação social: mais de 2.500 famílias têm rendas em atraso
Há milhares de famílias que vivem em habitação social assegurada pelos municípios do país. E mais de 2.500 agregados familiares que moram neste tipo de casas têm pagamento das rendas em atraso. Em resultado, centenas de famílias acabaram despejadas dos imóveis.

IMI: limitação do Portal das Finanças dificulta reavaliação de imóveis
Os proprietários de imóveis, em particular casais mais velhos, estão a sentir dificuldades para aceder aos dados das suas casas no Portal das Finanças. Uma situação que impossibilita, por exemplo, o pedido de reavaliação do imóvel para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) apresentado pelo membro do casal que for afetado.

Obras do PRR: Governo quer facilitar vinda de trabalhadores imigrantes
A falta de mão de obra no setor da construção não é um problema novo em Portugal. Acontece que por falta de trabalhadores, houve dezenas de concursos públicos que ficaram desertos, muitos deles no âmbito dos projetos de construção do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Foi neste contexto que o Governo decidiu agilizar a entrada de estrangeiros para o setor da construção civil, tendo já desenhado uma primeira proposta neste sentido.

Campo de futebol em Espinho ganha segunda vida – terá 240 apartamentos
Chama-se Espinho Beach Residences e está a nascer no antigo campo de futebol do Sporting Clube de Espinho, ou seja, no terreno do então Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas. Em causa está um empreendimento com cinco blocos residenciais que terá cerca de 240 apartamentos. Já começou a ser construído e sai do papel na sequência de um investimento de perto de 60 milhões de euros da DTCN Business, uma parceria com 50% de participação do Grupo Arliz, de Braga, e 50% da Mojidad, de Setúbal.

Assim é por dentro a impressionante casa de Raffaella Carrà em Roma que ninguém compra
Depois de dois anos no mercado, a casa em Roma onde viveu Raffaella Carrà ainda não encontrou comprador.

Cartel da banca: bancos condenados recorrem da decisão em tribunal
O Tribunal da Concorrência confirmou, em setembro, a sentença a 11 bancos que estavam envolvidos no cartel da banca por trocarem informações comerciais sobre crédito habitação durante mais de uma década. Agora, sabe-se que estes bancos recorreram da decisão ao Tribunal da Relação de Lisboa para se tentarem livrar de pagar coimas de 225 milhões e euros.

Setor imobiliário de luxo arrefece a nível mundial
O setor imobiliário de luxo a nível mundial está a arrefecer. Os dados mais recentes da imobiliária Knight Frank indicam, por exemplo, que no terceiro trimestre de 2024 o volume e número de unidades vendidas caíram em 12 mercados internacionais. Em causa está o relatório Global Super-Prime Intelligence, que se refere ao mercado ‘super-prime’ (superluxo), ou seja, à transação de imóveis de valor superior a 10 milhões de dólares.

Shopping no Porto vazio há 25 anos sem solução para ganhar novo uso
O centro comercial Dallas foi inaugurado há cerca de 40 anos no Porto. Mas acabou por ser encerrado em 1999 por ter sido construído de forma ilegal e ter falta de condições de segurança. De lá para cá, ainda não foi encontrada uma solução para este empreendimento renascer com novos usos.

Escritórios em Lisboa: Tristan vende edifício Alto das Amoreiras
O mercado de escritórios de Lisboa continua a ser palco de grandes transações na reta final de ano. A mais recente trata-se da venda do edifício Alto das Amoreiras por um fundo gerido pela britânica Tristan. O novo dono deste prédio de escritórios é a Mundicenter, uma empresa que pertence ao Grupo Alves Ribeiro. O valor do negócio não foi divulgado.

Turismo residencial gera 15.000 milhões em receitas fiscais em 10 anos
O turismo residencial gerou 15.000 milhões de euros em receitas fiscais para o Estado entre 2014 e 2023, segundo dois estudos realizados em parceria entre a Nova School of Business and Economics e a Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts (APR). Os mesmos permitem ainda concluir, por exemplo, que Portugal é o país que, em 2024, apresenta os maiores encargos fiscais sobre a aquisição de um imóvel residencial de segunda habitação entre os mercados analisados.