Notícia do dia 27 de janeiro de 2025

moveis de casa de banho preto

Móveis de casa de banho: soluções para os fãs de arrumação

A casa de banho pode não ser a divisão onde passamos mais tempo, mas é certamente aquela que visitamos mais vezes ao longo do dia e, por isso, merece estar igualmente organizada e arrumada, até porque deixa ler nas entrelinhas quanto à higiene de uma casa. Para quem gosta de manter tudo no seu
Pobreza em Portugal

Quase 2 milhões de pessoas vivem em Portugal com menos de 632 euros/mês

Em 2023, cerca de 1,8 milhões de residentes em Portugal estavam em situação de pobreza monetária, isto é, dispunham de um rendimento equivalente mensal inferior a 632 euros. Em causa estão dados que constam no estudo "Portugal Desigual", da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que inclui um retrato da evolução da pobreza nos últimos 30 anos.
Casas para arrendar em Portugal

Arrendamento: há 21 famílias interessadas por cada casa anunciada

As casas para arrendar em Portugal estão a ficar cada vez mais caras (os preços subiram 4,7% em 2024). Mas, mesmo assim, a procura continua a ser bem expressiva. No final de 2024, as casas para arrendar anunciadas receberam, em média, 21 contactos antes de saírem do mercado, revela a analise de dados realizada pelo idealista, editor desta newsletter. Mas, face ao mesmo período de 2023, o número de contactos por anúncio diminuiu 33% (na altura recebiam 32 contactos, em média), o que pode estar relacionado com o aumento da oferta de casas no mercado de arrendamento português.
Portugueses na nova comissão sobre habitação

Nova comissão sobre crise da habitação na UE conta com 2 portugueses

Há um novo grupo de trabalho no Parlamento Europeu (PE) dedicado à habitação: a “Comissão Especial sobre a Crise da Habitação na União Europeia”, que tem como objetivo propor soluções para haver mais casas condignas, sustentáveis e a preços comportáveis. Esta comissão especial será composta por um total de 33 membros, entre os quais são dois eurodeputados portugueses: Sebastião Bugalho (PSD) e Isilda Gomes (PS).
Prédio na Baixa do Porto

Prédio da antiga agência do BPI na Baixa do Porto será projeto de luxo

O antigo prédio da agência do Banco Português de Investimentos (BPI) na Rua de Sá da Bandeira, no Porto, vai ser transformado num empreendimento de luxo, ao que tudo indica relacionado com hotelaria. Trata-se de um edifício com entrada principal na Rua de Sá da Bandeira e que tem cinco pisos, estendendo-se a fachada até ao início da Rua 31 de Janeiro.
Fórum Madeira

Espanhola Castellana Properties ultima compra do Fórum Madeira no Funchal

É mais uma notícia que confirma que a espanhola Castellana Properties está a investir forte no segmento de retalho em Portugal. Depois de adquirir o LoureShopping, o 8.ª Avenida, o RioSul Shopping e metade do Alegro Sintra, a empresa está a ultimar a compra do centro comercial Fórum Madeira, no Funchal, que é detido pela DWS, unidade de gestão de ativos do banco alemão Deutsche Bank.

Arrenda-se a casa em Nova Iorque onde viveu Andy Warhol

No número 1.342 da Lexington Avenue (Nova Iorque, EUA), uma casa geminada arrenda-se por 22.550 dólares por mês (21.520 euros à taxa de câmbio atual). Esta casa de 285 m2 é conhecida por ter sido a residência de Andy Warhol, um artista reconhecido internacionalmente pelas suas grandes obras de arte, incluindo o díptico de Marilyn Monroe e a colagem com latas de sopa de tomate na técnica 'pop art'.
Vale do Lobo

Resorts: Vale do Lobo investe mais de 200 milhões em casas de luxo

O empreendimento Vale do Lobo Resort, localizado no Algarve, vai arrancar em breve com a construção da primeira fase do projeto residencial Vale Real, constituído por 44 unidades residenciais. Na totalidade, o empreendimento prevê a construção de 227 unidades, desenvolvidas em quatro fases, com um valor total de investimento que ultrapassa 200 milhões de euros. As estimativas apontam para que se desenvolva ao longo de seis anos.
Lei dos solos em Portugal

Construção de mais casas em Portugal: o que muda na lei dos solos

As alterações do PS ao diploma que permite reclassificar terrenos rústicos em urbanos, não evitando a entrada em vigor, passam pela contiguidade territorial, parecer das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) nos solos privados, habitação a custos controlados e redução temporal das reclassificações.
rendas acessíveis

Lisboa abre concurso para 30 casas com rendas acessíveis

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a abertura de um novo concurso extraordinário do Programa de Renda Acessível, disponibilizando 30 habitações municipais para residentes do concelho. As casas, com tipologias entre T0 e T3, destinam-se a famílias com rendimentos anuais entre 6.111,12 e 10.639 euros.