A Ponte de Arame, também conhecida como Ponte de Lourido, está localizada entre os concelhos de Celorico de Basto e Amarante. Construída em 1926, a ponte, com quase um século de existência, atravessa o rio Tâmega a uma altura de 50 metros.
Recentemente, a Ponte de Arame passou por um processo de reabilitação e reforço, com o objetivo de dotá-la das condições de segurança necessárias para o seu funcionamento. Embora ainda não tenha sido inaugurada oficialmente, a renovada Ponte de Arame já está aberta à passagem.
A história e as características da da ponte
A Ponte de Arame, inaugurada por volta de 1926, entre os concelhos de Celorico de Basto e Amarante, ligando as freguesias de Rebordelo e Arnóia. Esta estrutura suspensa, com 55 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, atravessa o rio Tâmega a uma altura de 50 metros, facilitando a travessia entre as duas localidades e contribuindo para o desenvolvimento regional.
Utilizando técnicas inovadoras para o seu tempo, os construtores ergueram uma estrutura suspensa que se tornou um marco na paisagem e na vida das comunidades locais. Os materiais utilizados, principalmente cabos de aço e madeira, foram escolhidos pela sua resistência e flexibilidade, permitindo que a ponte suportasse as variações climáticas e o fluxo do rio Tâmega.
Ponte de Arame: a reabertura
Apesar de ainda não haver data de inauguração oficial, no passado domingo, dia 19 de janeiro, a ponte renovada foi um dos pontos altos da 4.ª Caminhada Caldo d’Avó.
O processo de reabilitação da Ponte de Arame iniciou em 2022, que envolveu a remoção dos elementos de madeira existentes no tabuleiro e a preparação de plataformas de trabalho nas margens do rio Tâmega. O investimento totalizou 324.000 euros, provenientes do Programa Operacional Regional do Norte, e visou preservar o valor histórico da ponte, transformando-a num ícone turístico da região.
Apesar do foco na preservação, foram introduzidas melhorias significativas para atender aos padrões de segurança atuais. A reabertura da Ponte de Arame tem um impacto positivo significativo, tanto para a mobilidade local como para o turismo da região.
Como chegar à ponte?
A Ponte de Arame é acessível através da antiga estação ferroviária de Lourido, na extinta Linha do Tâmega. Para chegares lá, partindo de Celorico de Basto, segue em direção à desativada estação de caminhos de ferro de Lourido. A partir da estação, desce até ao rio Tâmega, onde encontrarás a ponte.
Se estiver em Amarante, pode utilizar a Ecopista do Tâmega, que passa pelas estações e apeadeiros de Codeçoso, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Canêdo, Lourido e Padredo. A Ecopista percorre todo o concelho de Celorico de Basto, começando a sul numa região florestal e montanhosa, atravessando o centro urbano do concelho e terminando a norte noutra zona rural de montanha, com as escarpas das margens do Rio Tâmega como paisagem. A ponte encontra-se a poucos metros do apeadeiro de Lourido, na direção nascente do rio.
@happyevertravel #pontedearame #ponte #bridge #couple #celoricodebasto #amarante #norte #norteportugal #portugal #natureza #portugal🇵🇹 #visitportugal #amar_portugal ♬ Young Folks (Originally Performed by Peter Bjorn and John) [Karaoke Version] - Hit The Button Karaoke
Qual é a ponte pedonal mais alta de Portugal?
Portugal é lar de algumas das pontes mais impressionantes da Europa, destacando-se a 516 Arouca como a ponte pedonal suspensa mais longa do mundo. Com 516 metros de comprimento e situada a 175 metros acima do rio Paiva, esta estrutura oferece vistas deslumbrantes sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos localizados no Arouca Geopark.
Construída em metal e cabos de aço, a ponte foi projetada para integrar-se harmoniosamente com a paisagem natural do Arouca Geopark, um território reconhecido pela UNESCO. Além disso, a ponte é um símbolo do turismo sustentável, incentivando a preservação ambiental e o desenvolvimento local
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta