Será o quinto centro comercial detido pela Socimi espanhola em Portugal. Valor do negócio não é revelado.
Comentários: 0
Fórum Madeira
Créditos: imagem retirada do site do Fórum Madeira

É mais uma notícia que confirma que a espanhola Castellana Properties está a investir forte no segmento de retalho em Portugal. Depois de adquirir o LoureShopping, o 8.ª Avenida, o RioSul Shopping e metade do Alegro Sintra, a empresa está a ultimar a compra do centro comercial Fórum Madeira, no Funchal, que é detido pela DWS, unidade de gestão de ativos do banco alemão Deutsche Bank.

Segundo se lê num comunicado divulgado pela Autoridade da Concorrência (AdC), o adquirente é a Caminho Propício - SIC Imobiliária Fechada, S.A., uma “sociedade totalmente detida pela Castellana Properties SOCIMI, S.A., empresa de investimento imobiliário cotada em bolsa, sediada em Espanha, centrada na aquisição, gestão e renovação de ativos imobiliários no setor do retalho”. 

Já a empresa vendedora é a DB Real Estate Investment Madeira Sociedade Imobiliária S.A., controlada, em última instância, pela DWS (um fundo imobiliário aberto com sede na Alemanha que investe em imóveis comerciais clássicos por toda a Europa, incluindo em Portugal). O valor do negócio não é, no entanto, divulgado. 

“Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 2 do artigo 47.º da Lei n.º 19/2012, de 8 de maio, torna-se público que a Autoridade da Concorrência recebeu, em 17 de janeiro de 2025, uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas apresentada ao abrigo do disposto no artigo 37.º do referido diploma”, refere a AdC

“A operação de concentração consiste na aquisição indireta, pelo Caminho Propício – SIC Imobiliária Fechada S.A. (“Caminho Propício” ou Adquirente), do controlo exclusivo do Centro Comercial Fórum Madeira (“Fórum Madeira”) à DWS Grundbesitz GmbH ('DWS' ou 'Vendedora')”, acrescenta. 

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, o Fórum Madeira custou na altura em que foi construído e inaugurado, há cerca de 20 anos, cerca de 70 milhões de euros. Tem 20.000 metros quadrados (m2) de superfície comercial, cerca de 60 lojas e 800 lugares de estacionamento subterrâneo. 

A Socimi espanhola Castellana Properties, que é controlada pelo fundo sul-africano Vukile, adianta que está "sempre à procura de opções de investimento que acrescentem valor" aos seus 'stakeholders'. "Como líderes no setor imobiliário de retalho, sabemos identificar investimentos estratégicos que impulsionem o nosso crescimento e permitam alcançar a máxima rentabilidade para os acionistas. Assim que houver alguma novidade a este respeito, a Castellana Properties irá comunicá-la da forma estipulada pelo regulador às empresas cotadas no mercado espanhol", explica.

Nota: Notícia atualizada às 10h04 do dia 3 de fevereiro de 2025 para dar conta de que a operação não estava ainda concluída, estando a ser ultimada.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta