Notícia do dia 25 de agosto de 2025

Cervejaria do Parque

Empresa tecnológica instala-se na antiga fábrica de cerveja em Coimbra

A empresa tecnológica Present Technologies vai investir “vários milhões” para reabilitar o edifício que albergou a primeira fábrica de cerveja de Coimbra, na avenida Emídio Navarro, que passará a ser a sua nova sede. A empresa, que celebra 25 anos de existência, comprou o edifício há cerca de três anos, onde foi inicialmente instalada a primeira fábrica da Companhia de Cervejas de Coimbra, que mais tarde viria a mudar a sua produção para a zona da Pedrulha.
Endividamento das famílias portuguesas

Endividamento das famílias portuguesas cresce a um ritmo acelerado

O endividamento das famílias portuguesas atingiu novos máximos históricos em maio, ultrapassando os 164 mil milhões de euros, impulsionado por um crescimento homólogo recorde de 6,1%. Este valor marca a taxa mais elevada desde que o Banco de Portugal iniciou a série estatística em dezembro de 2008 e aproxima-se dos níveis de dezembro de 2011.
Shopping

Sonae Sierra adquire negócio de gestão imobiliária da alemã URW

A Sonae Sierra acaba de assinar um acordo com a empresa Unibail-Rodamco-Westfield para a aquisição da sua unidade de negócios alemã dedicada à gestão de centros comerciais para terceiros (URW REM), estando apenas a aguardar que as autoridades de concorrência competentes aprovem a transação.A URW REM
Imóvel industrial/logístico

Fundo gerido pela Interfundos vende ativo logístico em Palmela

O Fundo AF Portfólio Imobiliário, gerido pela Interfundos, vendeu um imóvel industrial e logístico na Quinta da Marquesa, em Palmela, numa operação assessorada pela Cushman & Wakefield (C&W).Este ativo, com cerca de 26 mil metros quadrados (m2) e parcialmente ocupado, foi adquirido por uma J
Construção

Construtora Grão-Pará comunica insolvência ao mercado

A Imobiliária Construtora Grão-Pará, S.A., uma histórica empresa portuguesa do setor imobiliário, formalizou, no dia 22 de agosto de 2025, o seu pedido de insolvência junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Comércio. A decisão surgiu após a empresa ter acumulado resultados negativos, nos últimos 15 anos.
Incêndios em Portugal

Incêndios: Governo amplia prazo de pagamento do IMI nas zonas afetadas

O Governo da AD anunciou que irá alargar o prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nas zonas afetadas pelos incêndios florestais ocorridos a partir de 26 de julho de 2025. A nova data será definida pelo Ministério das Finanças, tendo em conta a situação específica de cada município afetado. Esta medida visa aliviar as dificuldades financeiras das famílias e empresas que sofreram danos significativos devido aos incêndios.
Sidney, Australia

Austrália acelera construção de casas para travar crise habitacional

O governo australiano anunciou um conjunto de medidas para acelerar a construção de habitações, numa altura em que o país enfrenta uma das mais graves crises habitacionais das últimas décadas. Entre as decisões está a disponibilização imediata de mais de 26 mil novas casas e a suspensão de alterações às leis de construção, de forma a simplificar processos de aprovação.
Evergrande

Evergrande fora da bolsa após 18 meses de ações congeladas

A gigante imobiliária Evergrande foi expulsa, esta segunda-feira, dia 25 de agosto de 2025 da Bolsa de Valores de Hong Kong, após ter as ações congeladas por mais de 18 meses, período em que não conseguiu cumprir as condições impostas para retomar a cotação. De acordo com as regras da bolsa de Hong Kong, o operador pode expulsar qualquer empresa cotada que tenha mantido as ações congeladas durante um período contínuo de 18 meses.
Câmara de Lobos

Câmara de Lobos investe 8,2 milhões em 32 casas para realojar famílias

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira, adjudicou a construção de 32 frações habitacionais, no valor de 8,2 milhões de euros, para realojar as famílias retiradas da Fajã das Galinhas na sequência do incêndio em 2024. Em comunicado, a autarquia explica que as novas habitações serão construídas no sítio do Castelejo, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, nas zonas altas do concelho.