
Os escorregas dos parques aquáticos deixam sempre várias emoções ao rubro. Será que rimos ou será que gritamos? A dúvida instala-se, mas quando damos por nós já chegámos ao final e estamos prontos para correr rumo ao ponto de partida e descer novamente.
Entre Portugal e a vizinha Espanha, vários são os escorregas radicais que testam os corajosos e deixam a adrenalina à flôr da pele.
- Os escorregas mais radicais de parques aquáticos ibéricos
- Slide & Splash, Algarve: a “viagem-cápsula” mais alta de Portugal
- Aquashow, Algarve: o 'free fall' mais alto da Europa
- Aqualand Algarve: diversão em família e contornar longas filas
- Parque aquático de Amarante: o maior parque aquático de montanha
- Aqualandia Benidorm: o parque onde podes atingir 100km/h
- Siam Park, Tenerife: radicalidade e galardões no mesmo espaço
- Aquarama Benicàssim: prepara-te para a longitude e altitude
- Western Water Park, Mallorca: mergulhar num filme de faroeste
Os escorregas mais radicais de parques aquáticos ibéricos

Em pleno verão e quando as férias nos acenam já em contagem regressiva há-que reservar um dos dias para uma visita a um parque aquático, já que equivale a beber um shot de adrenalina misturado com diversão.
Quer tires uns dias de descanso em território nacional ou em Espanha, tens muitos por onde escolher. Há divertimentos aquáticos para todos os gostos, alturas e idades porque perspetiva-se a diversão, mas prioriza-se a segurança. Assim, a família está toda convidada.
Slide & Splash, Algarve: a “viagem-cápsula” mais alta de Portugal
Quem já foi em anos passados, deixa sempre a mesma promessa: “hei-de voltar”, e a justificação reside nas atrações, sendo que neste parque aquático o que não faltam são escorregas.
- The Big Wave – neste escorrega, que podes ir em grupo, há inicialmente curvas ligeiras para um lado e para o outro com velocidade crescente, até seres finalmente catapultado para uma subida inclinada que te fará ver o chão longe de ti, como se estivesses a descer uma onda com sensação de gravidade zero. A respiração fica entrecortada e quando dás por ti, já acabou e queres ir novamente.
- Big Fall – imagina-te a entrar numa cápsula e, colado a uma prancha, caíres de uma altura de 17 metros. É isto que te espera na atração mais rápida do parque que foi inaugurada no verão de 2022.
- Boomerang – estreado no mesmo ano do Big Fall, este escorrega é também considerado de alta intensidade. Numa bóia irás primeiro viajar num universo luminoso para, de seguida, desceres a toda a velocidade, ganhando balanço para tornares a subir uma parede levantada.
Aquashow, Algarve: o 'free fall' mais alto da Europa
Fica na Quarteira, no Algarve, e é visitado e revisitado anualmente por milhares de pessoas que correm em direção ao Aquashow em busca de aventura e um dia bem passado.
Free Fall – são dois escorregas com 32 metros de altura, recomendado só para os mais corajosos já que é o free fall mais alto da Europa e, até ao momento, nenhum outro parque aquático conseguiu tirar-lhe o protagonismo.
A primeira descida oficial foi feita pelo big-wave rider Garret MacNamara, que já deteve o recorde mundial do Guinnes para a maior onda alguma fez surfada. Depois de descer o escorrega afirmou que “a sensação é semelhante à de surfar uma onda de 30 metros”.
- Twin Space Shuttle – prepara-te para descer de frente e de costas neste escorrega com 17 metros de altura que, além de ter efeitos especiais no interior, conta ainda com uma cápsula gigante dentro dele para te fazer andar às voltas.
Aqualand Algarve: diversão em família e contornar longas filas
Quem prefere fugir da multidão e das longas filas de espera para desfrutar das diversões vai ao Aqualand. Se é para aqui que te encaminhas, não podes perder o “King Cobra”. Este escorrega deixa o coração nas mãos e causa frio na barriga fruto queda de 40% de inclinação disparada rumo à cabeça do Rei Cobra.
Além das 12 atrações aquáticas, conta ainda com uma piscina semi-olímpica e um paraíso infantil, tornando-se um excelente parque para famílias.

Parque aquático de Amarante: o maior parque aquático de montanha
Não é só no sul que se concentram os parques aquáticos de Portugal, em Amarante, também há diversão para dar e vender. É considerado o maior parque aquático de montanha da Península Ibérica e é nas suas atrações que a cabeça cai para trás, o céu assiste-nos felizes e a barriga dói de tanto rir.
- Turbolance – entre voltas e reviravoltas, este é o caminho que se faz antes do lançamento da bóia para uma parede que se encontra vertical à espera dos mais destemidos.
- Vertigem – o nome não deixa margem para dúvidas. Esta é uma das novas atrações do parque que desafia o medo de alturas. Sem bóias ou algo que te valha, só podes contar contigo para cair a toda a velocidade de 15 metros de altura. “Nunca um “aaaaahhhhh” durou tão pouco tempo!”, enfatiza o parque aludindo à rapidez da queda.
Aqualandia Benidorm: o parque onde podes atingir 100km/h
Aqui as diversões radicais apresentam-se e assumem o seu lugar. Mas não só, tendo em conta que o parque está também adaptado com atrações familiares e de intensidade moderada, pelo que aqui não fica ninguém por se divertir.
- Verti-Go - são duas cápsulas deslizantes, consideradas umas das mais altas do mundo com 28 e 33 metros de altura. A vista de cima deixa qualquer um reticente e não é de pasmar, já que segundo a organização do parque, descer este escorrega “é como saltar do 13° andar”. Nesta atração radical de queda-livre podes chegar até 100km/h. Para andar no slide vermelho, mais vertical, é necessária uma altura mínima de 1.40m.
Siam Park, Tenerife: radicalidade e galardões no mesmo espaço
O que não falta neste parque são escorregas que fazem engolir a respiração e injetam adrenalina. A temática faz ainda parecer que estás no meio da selva.
Por dez anos consecutivos já foi reconhecido como o melhor parque aquático do mundo pelo TripAdvisor Traveller’s Choice, com base nas avaliações dos visitantes. No ano passado, recebeu ainda o Applause Award 2024 – considerado o “óscar” da indústria dos parques de diversão – fruto da sua gestão.
- Torre do Poder – este é um escorrega com 28 metros de altura onde podes atingir velocidades até 80 km/h e pelo meio passar por um aquário. É exigido pelo menos 1,49m de altura e uma idade mínima de 14 anos.
- O Dragão – fácil é sentar na bóia, difícil é conter a emoção enquanto a bóia balança de um lado para o outro, entre curvas, até te lançar a toda a velocidade num tornado.
- Singha – é tido como um dos escorregas mais rápidos do mundo, contando com curvas de alta velocidade e 14 mudanças de direção. Chega a atingir 18 metros por segundo ao descer, dá conta o parque no site oficial.

Aquarama Benicàssim: prepara-te para a longitude e altitude
Conta com cerca de 17 escorregas, pelo que terás de te mentalizar para primeiro subir escadaria rumo ao cimo das atrações, para posteriormente poderes descer. Como a família é bem-vinda, existem ainda duas áreas infantis.
- Wow – pode não ser o escorrega que mais vai causar medo ao susto pelo facto de a descida não ser vertiginosa, mas sim entre curvas. No entanto, prepara-te para uma viagem longa e psicadélica com cores e luzes num dos escorregas mais longos da Europa com 210 metros de percurso e 30 metros de altura. São aproximadamente 34 segundos a descer o escorrega.
- El Salto del Diablo – neste parque encontras também um escorrega kamikaze com cerca de 30 metros, semelhante ao que existe no Aquashow em Portugal.
Western Water Park, Mallorca: mergulhar num filme de faroeste
À chegada ao parque salta à vista sobretudo a temática inspirada no faroeste americano, com cowboys e desertos. Mas isso é antes de te confrontares de perto com as diversões. A “besta” é uma das atrações que certamente fará qualquer um esquecer-se do que está à volta e focar somente na sensação de queda.
Este é um dos escorregas radicais mais requisitados neste parque já que inclui velocidade numa queda quase vertical de mais de 30 metros, por ser tão inclinado.

Moral da história? Depois de um dia passado num parque aquático, a correr atrás de montanhas russas e escorregas kamikaze bem como a subir escadarias para poder chegar até ao topo das atrações, o corpo sente-se cansado e o coração feliz, com a sensação de um dia em cheio.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta