Notícia do dia 8 de janeiro de 2026

Villa Scott

Onde foi filmado "Deep Red": a assustadora vila de Turim

“Deep Red” (título original: Profondo Rosso), a obra-prima do thriller-horror italiano realizada por Dario Argento em 1977, continua a fascinar gerações de cinéfilos pelas suas atmosferas perturbadoras e locais de filmagem cheios de mistério.Embora a história se desenrole principalmente em Roma, gra
Casas famosos 2025

Casas de famosos em 2025: entre amores, despedidas e novas escolhas

Não sabemos quanto custaria a torre da Ofélia em 2025, mas sabemos que Taylor Swift continuou a construir um império imobiliário tão sólido quanto discreto. Este foi um ano em que viver bem passou a significar viver protegido, confortável e alinhado com o momento pessoal. Em 2025, as casas deixaram de ser apenas símbolos de estatuto para se tornarem ferramentas de equilíbrio, privacidade e, em muitos casos, de recomeço.

Coliving, SOS a três urgências: habitação, qualidade de vida e saúde social

Há uns anos, o coliving era muitas vezes apresentado como uma moda importada. Em 2025, a realidade foi outra (e em 2026 também será): a crise da habitação agravou-se, a mobilidade profissional tornou-se estrutural, o trabalho híbrido normalizou-se e a solidão passou a ser reconhecida como um problema social e de saúde pública. Neste novo contexto, o coliving deixou de ser apenas um formato alternativo de morar para passar a integrar um debate muito mais amplo sobre como vivemos, com quem vivemos e que papel a casa tem na nossa qualidade de vida.
Canadá

Preço médio das casas no Canadá cai 21% depois de atingir máximo

O mercado imobiliário canadiano registou uma correção significativa nos últimos três anos e meio. Segundo dados da Icaria Capital, em março de 2022 foi atingido um máximo histórico de 841.800 dólares (cerca de 718.000 euros à taxa de câmbio atual). No entanto, em novembro, o preço médio desceu para 664.900 dólares (aproximadamente 570.000 euros), o que representa uma queda de cerca de 21%.
Número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 7,2%

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 7,2%

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 7,2% em novembro em termos homólogos, mas aumentou 0,6% face a outubro, segundo dados divulgados no dia 22 de dezembro, pelo IEFP. De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de novembro estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 299.452 indivíduos desempregados, número que representa 67,5% de um total de 443.575 pedidos de emprego.
portas interiores

Obras em casa: renovar portas interiores para transformar a casa

Renovar portas interiores pode ser uma das obras mais eficazes para dar um novo look à casa, sem gastar demasiado ou recorrer a uma remodelação completa. Ao contrário do que muitos pensam, trocar ou atualizar portas pode mudar não só o aspeto visual de um espaço, mas também a sua funcionalidade
Negócio de compra e venda de casas

Vendas de casas e terrenos sem “título urbanístico” podem perder validade

O Governo quer que, aquando de uma transação imobiliária – compras e vendas de terrenos para construção ou de imóveis já construídos ou em construção –, seja obrigatório incluir no contrato se existe ou não "título urbanístico". Se tal não se verificar, os negócios podem cair por terra, ou seja, ser anulados, ficando sem validade. O objetivo é dar mais “segurança jurídica” aos negócios imobiliários, em prol da transparência, sendo esta uma medida incluída na nova versão do simplex dos licenciamentos urbanísticos. Uma proposta que deverá ser debatida esta sexta-feira (9 de janeiro de 2026) no Parlamento.
Garantia pública no crédito habitação

Garantia pública no crédito habitação: 94% do dinheiro já está com bancos

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, revelou recentemente que a garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos abrangeu 23 mil pessoas, tendo o Governo, entretanto, aprovado o reforço da iniciativa à CGD e ao Banco CTT. Os números indicam, de resto, que quase todo o dinheiro disponibilizado para o efeito já está na posse dos bancos, faltando distribuir menos de 90 milhões de euros. E só há registo, até à data, de um caso de ativação da garantia pública, na CGD.
Palmela Dreams

Construtor burla 114 famílias e acumula dívidas de cerca de 27 milhões

A Diagramamotriz – Construção Unipessoal, Lda., constituída em 2017, tornou-se protagonista de um dos maiores escândalos imobiliários recentes em Portugal. A empresa, liderada por Romeu Joel Marçalo da Silva, vendeu várias vezes as mesmas casas em complexos residenciais de luxo no concelho de Palmela, angariando milhões em sinais junto de dezenas de promitentes compradores.