Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ernesto de Hannover Jr. vende a “joia da coroa” por um euro: o Castelo de Marienburg

Autor: Redação

O esforço que deve ser utilizado para preservar uma propriedade é habitualmente proporcional ao seu tamanho. No caso de um castelo, a fasquia é ainda maior. E esta é uma lição que Ernesto de Hannover Jr., príncipe da casa de Welf desde 2004, teve de aprender forçosamente, agora que teve de “livrar-se” de uma insígnia da sua dinastia: o Marienburg Castle.

O nobre vendeu este precioso castelo neo-gótico por um euro ao Estado. Incrível, não é? A razão pela qual foi vendido a esse preço é simples: a propriedade estava num estado de conservação deplorável e não tinha aquecimento. Reabilitá-lo representaria um grande custo, algo que o príncipe não queria assumir, pelo que chegou a acordo com o ministro da Ciência e da Cultura alemão, Björn Thümler, mudando a propriedade de nome por apenas um euro. A Alemanha assumirá os custos, estimados em 27 milhões de euros, pese embora as autoridades comentem que este montante não será suficiente.

O castelo foi construído entre 1858 e 1867 como presente de aniversário do rei George V de Hannover para a sua esposa, Maria de Saxe-Hildburghausen. O arquiteto foi Conrad Wilhelm Hase, um dos mais influentes da época na região.

Segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o acordo entre o Estado e o príncipe abrirá as portas do castelo ao público. A propriedade tem 135 quartos, um restaurante e, no futuro, alguns dos seus espaços podem ser explorados como um hotel.