A Garden House fica na Austrália e é um projeto do estúdio Tobias Partners.
Comentários: 0
A casa de sonho que todos gostaríamos de ter: com jardim, piscina e vista para o mar
Justin Alexander

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até à Austrália. O lugar onde esta fantástica casa foi instalada é provavelmente o que ela tem de mais impressionante. Mas não é a única coisa. O projeto que o estúdio com sede em Sidney, Tobias Partners, desenvolveu para a sua Garden House não fica atrás, ideal para ser a casa de férias que, sem dúvida, todos nós gostaríamos de ter.

A casa térrea fica num espaço rural perto da pequena cidade de Tilba em New South Wales, Austrália, entre jardins, mata nativa e a costa. O design simples, mas elegante, é moldado pelo clima local, com a exigência de resistência a incêndios florestais e o desejo de enquadrar as vistas da paisagem circundante. Para se ter uma ideia das características do lugar, basta dizer que Tilba, na língua dos aborígenes Yuin, significa vento.

Com uma planta baixa retangular simples e descomplicada que age como um escudo contra os ventos do sul, cada divisão da Garden House beneficia da luz natural que permeia todos os cantos da casa. Com os seus 220 metros quadrados (m2), o acesso ao interior da casa é feito por uma entrada pouco convencional, pela sala de jantar. O espaço é muito acolhedor, sensação que se consegue graças aos materiais que o dominam: betão, pedra e madeira.

Para responder adequadamente às duras condições climáticas do local, Tobias Partners articulou a elevação voltada para o sul com uma fachada de betão bruto. Uma série de colunas e vigas de cimento enquadram as vistas perfeitas do litoral em todo o edifício, oferecendo proteção contra tempestades violentas do sul.

Em contraste com a pedra pesada, a elevação voltada para o norte apresenta uma estrutura muito mais leve feita de aço pré-moldado. Deste lado, grandes painéis de vidro do chão ao teto estendem a casa para o espaço do jardim, proporcionando a sensação de estar ao ar livre.

A combinação de betão e aço foi escolhida especificamente para resistência a incêndios florestais, mas também dá um toque minimalista agradável. A piscina está localizada no jardim e tem ligação a uma área para refeições ao ar livre.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta