
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez trazemos um projeto bem original. Se olharmos bem para o mundo da arquitetura, podemos encontrar exemplos quase improváveis de construções que esbanjam originalidade e criatividade. Algumas casas podem até parecer impróprias para viver. E um exemplo disso pode ser encontrado nesta curiosa construção projetada por Thilina Liyanage, um artista 3D do Sri Lanka, que idealizou uma bela cabana chamada Birdie Villa.
O nome não foi escolhido ao acaso ou por acaso, nem é um apelo retórico. Pelo contrário, com este nome reflete perfeitamente o que é uma cabana tão bonita: um pássaro a voar com as suas enormes asas abertas. O nome é reflexo da sua forma, que nada mais é do que a de um enorme pássaro de asas abertas. Para isso, entraram em jogo as infinitas possibilidades de dois materiais naturais: o bambu e a madeira, que possibilitaram a criação desta obra inspirada na natureza.

O local onde está localizada a Birdie Villa não é menos espetacular que a própria construção, já que está localizada no meio de uma floresta. Mas não só isso, mas para dar mais realismo, a estrutura fica pendurada nas árvores, como se se tivesse aninhado ali de alguma forma, como um pássaro de verdade. Para fazer isso, a vila é apoiada num par de palafitas, dando aos ocupantes uma vista fantástica do ambiente de selva circundante.
No interior, o que não prejudica o resto dos elementos, uma família de até três membros pode ser acomodada com bastante conforto. Lá encontramos dois níveis. Na parte superior, encontra-se um quarto que é acompanhado por uma simpática varanda; no nível inferior estão os espaços sociais, com sala de estar e casa de banho, além de uma rede em balanço para descanso, grande o suficiente para acomodar três pessoas.
Além do bambu e da madeira, foram usados azulejos para decorar o exterior. Com estes três materiais, foi possível criar um design único e surpreendente.

Com este projeto, Thilina Liyanage segue o caminho iniciado há algum tempo, em que se propôs a criar toda uma série de desenhos inspirados na natureza, com estruturas em forma de pavões, alces e até cogumelos. Claro, sempre utilizando materiais como os deste Birdie Villa, com clara predominância do bambu e da madeira.

Para poder comentar deves entrar na tua conta