Projeto do estúdio de arquitetura Inaba Williams inclui duas casas espelho de 362 m2 cada, nas quais os pátios são o ponto central.
Comentários: 0
casas de sonho
Courtyard white houses Brandon Shigeta

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos ao estado da Califórnia, que tem estado na vanguarda do estabelecimento de padrões para a eficiência energética e um futuro sustentável. Para isso, criou uma série de regulamentos que vão desde aspetos gerais da via pública, como iluminação, até residências particulares, criando padrões de eficiência energética para edifícios. Este último ponto é extremamente interessante para projetar casas sustentáveis adaptadas à nova realidade climática.

Estas duas casas espelho em Santa Mónica, projetadas pelo estúdio Inaba Williams Architects e que eles batizaram de Courtyard white houses, são um exemplo. São duas casas gémeas de 362 m2 cada, divididas por uma parede e revestidas de estuque branco, cuja principal característica é o consumo zero de energia.

casas de design
Brandon Shigeta

Pátios em destaque

As casas gémeas foram construídas em lotes de 12 metros de largura, embora na sua parte mais larga, as casas ocupem apenas 6 metros. Esse recurso permite que os moradores desfrutem de áreas externas em ambos os lados. Da rua é possível ter acesso a um desses espaços. Para alcançá-lo, os moradores devem passar por um pequeno pátio localizado no canto externo do terreno, ao lado da rua, e uma entrada arredondada que se conecta a este espaço. O pátio oposto tem o muro de festa entre as duas casas e é lá que a piscina está localizada.

casas de design
Brandon Shigeta

Na realidade, os pátios são o ponto focal das habitações. Eles estão situados para aproveitar ao máximo a luz do dia e o clima ameno do litoral, para que possam ser usados todos os dias. Por outro lado, o estudo explica que, "seguindo a opção dos padrões energéticos de usar vidro em apenas 20% da superfície exterior, a quantidade limitada de vidros concentra-se em torno destas áreas exteriores centrais". Da mesma forma, o estudo da trajetória solar também permitiu a entrada abundante de luz solar ao longo do dia e do ano.

casas de design
Brandon Shigeta

Interiores cheios de luz

Dentro da casa, na parte central, a sala de estar, sala de jantar e cozinha convergem num espaço aberto com janelas e portas de correr que se comunicam com as áreas externas e recebem luz natural dos três lados. No pátio exterior adjacente também existe uma área de refeições exterior. No extremo sul, entre este espaço e a rua, há uma casa de banho, a garagem e um jardim zen isolado.

No piso superior, no centro do volume, há um quarto familiar com um terraço. No lado da rua são duas suítes, enquanto no lado oposto está a suíte master que possui roupeiros e uma varanda embutida. No extremo norte do local, conectado por um pequeno corredor, há um pequeno volume de dois andares que abriga uma sala multimedia no piso inferior e uma suíte privativa no andar superior.

casas de design
Brandon Shigeta

Consumo zero

Para atingir o consumo zero de energia, o estúdio baseou-se em estratégias estabelecidas no Título 24 dos Padrões de Desempenho Energético de Edifícios da Califórnia, que visam criar casas "mais bem adaptadas às nossas condições climáticas futuras". Tudo isso é conseguido, entre outras coisas, no vento cruzado criado pelas inúmeras janelas que reduzem o ganho de calor e o consumo de energia. Da mesma forma, essas aberturas também conectam os moradores ao ar livre. De acordo com o próprio estúdio, "com menos necessidade de ar condicionado e acesso generoso a áreas ajardinadas, oferecem uma experiência mais natural".

casas de design
Brandon Shigeta

O estúdio acredita que "quanto mais abordagens houver para criar um futuro sustentável, melhor, e que os padrões podem ter um benefício climático cumulativo". Estes são requisitos direcionais para pensar engenhosamente sobre o design de casas orientado para o clima.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta