Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

10 peças essenciais para decorares a casa

Autor: Redação

Decorarcasa pode ser um desafio emocionante. São vários os elementos que a compõem e existem alguns que não podemos viver sem eles. Na hora de selecionar os objetos, toma a opção com que te identificas mais. Faz escolhas acertadas e tem sempre o conforto em primeira linha, opta sempre por dar personalidade aos ambientes. Aqui ficam algumas dicas e sugestões para elementos que não podem faltar na tua decoração.

1 – Sofá

Uma das peças fundamentais da nossa casa e das mais visíveis. É no sofá que passamos a maior parte do tempo de lazer e onde recebemos os convidados. Alguns dos motivos que justificam a importância de fazer uma boa escolha na hora da aquisição. Este deve ser o mais confortável possível, ter o tamanho adequado para o espaço (nem demasiado grande nem pequeno), não ser demasiado mole ou duro e ter um conforto intermédio. Tem em atenção a escolha da cor, pois é um dos elementos com mais volume no espaço. Opta por uma cor neutra, cores como laranja, vermelho, etc. criam mais saturação ao longo do tempo. Há uma vasta oferta de modelos, faz a melhor opção pensando que é uma peça para durar alguns anos.

2 – Cortinados

Os cortinados vestem o ambiente tornando os espaços mais acolhedores, tendo uma função que pode ser de proteção, beleza/estética ou privacidade. Existe uma variedade de modelos e tipos que se adequam às necessidades e estilos de cada pessoa. Opta por decorar as janelas com cortinados a teu gosto, mais simples ou elaborados são sempre uma mais valia na decoração de uma habitação.

3 – Iluminação

Opta por candeeiros de mesa ou de chão para complementar a iluminação do teto. Estes garantem uma iluminação indireta, aconchegante e suave no espaço a intervir. Existem diversos modelos, dos mais clássicos aos mais modernos. Os candeeiros são essenciais para formar diversos ambientes dentro de uma divisão.

4 – Tapete

Os tapetes podem ser sintéticos, de lã, algodão e couro e deixam o ambiente sofisticado. Todas as cores são permitidas desde que se adequem ao espaço envolvente. Aposta em tapetes grandes, que cubram sensivelmente 60% do espaço onde estão inseridos, e obterás um conforto maior.

5 – Mesas

Existem vários tipos de mesas, desde mesa de refeições, mesa de apoio, mesa de centro. Consoante o espaço e o que ele pode receber opta por cada uma individualmente, pois todas têm uma função bastante importante. O mercado oferece uma diversidade de modelos e acabamentos, desde madeiras, vidros, metais, etc. Na hora da escolha opta pela mesa que se ajusta melhor ao ambiente. Este elemento decorativo é essencial numa habitação.

6 – Almofadas decorativas

As almofadas decorativas além de acomodar melhor as pessoas no sofá enfeitam o ambiente. Brinca com cores, padrões e texturas, uma simples mudança de almofadas pode renovar toda a decoração.

7 – Vasos e plantas

Usa sempre plantas na decoração da casa. As naturais alegram, perfumam e harmonizam o espaço, mas requerem cuidados específicos para se manterem sempre bonitas e bem cuidadas. Outra opção são as plantas artificiais. Existe uma grande oferta no mercado (algumas imitam bastante bem o real).

8 – Espelhos

Potencializa a tua decoração utilizando espelhos. Servem para proporcionar amplitude ao espaço, torná-lo mais luminoso ou jogar com contrastes. Os espelhos podem ter molduras ou revestir uma parede, tudo é permitido.

9 – Objetos decorativos

Personaliza a tua decoração com objetos que te são queridos, lembranças de família, recordações de viagens, ou presentes de amigos. Os objetos decorativos complementam, personalizam e dão vida ao espaço, tornando-o único e cheio de histárias para contar e relembrar.

10 – A peça especial

A peça especial pode ser um móvel que adoramos, uma peça de arte, ou mesmo um candeeiro que encontramos nas velharias. As peças especiais transferem ao ambiente um pouco da nossa personalidade, dando-lhe um cunho pessoal.

Texto e fotografias de: