Comentários: 0
Como preparar a casa para o primeiro encontro com o comprador? Iluminar, a sétima (e última) regra do Home Staging
autorizado

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista News Portugal, assegurada pela Home Staging Factory.

No Home Staging temos sete regras básicas a seguir: Arrumar, Limpar, Reparar, Refrescar, Organizar, Valorizar e Iluminar. Hoje centramo-nos na última regra: Iluminar.

A iluminação de interiores é um dos elementos mais importantes na decoração do interior de uma casa, e faz toda a diferença na criação de ambientes e no bem-estar das pessoas. É a iluminação que vai valorizar recantos, objetos e o ambiente em geral.

Basta pensarmos que quando entramos num restaurante com luz branca e focos no teto nos sentimos muito menos confortáveis do que com luz suave sobre cada mesa.

Nas casas passa-se o mesmo. Queremos luzes mais suaves nos ambientes mais tranquilos, como salas e quartos, e luzes mais fortes em cozinhas e casas de banho. No entanto, até nestas divisões é importante ter opções de luz indireta e mais suave.

Deixa entrar a luz

A luz da tua casa é um fator importante, pois interfere com as proporções de cada divisão. E contribui também para o ambiente e o seu bem-estar. É, por isso, importante modificar tudo que lhe faça obstáculo. 

Quando falamos em iluminação não estamos só a falar de candeeiros e lâmpadas! As cores utilizadas nas casas, os móveis e até mesmo os objetos decorativos têm um papel fundamental na iluminação. É a paleta de cores conjunta que pode tornar o ambiente mais claro e mais iluminado ou mais escuro e sombrio.

Como preparar a casa para o primeiro encontro com o comprador? Iluminar, a sétima (e última) regra do Home Staging

Em primeiro lugar, é importante favorecer a luz natural em relação à decoração. Paredes de cores neutras captam e tornam uma divisão mais luminosa. Cortinados leves deixam a luz entrar no interior. 

Ao contrário, cortinados densos, tecidos e móveis escuros absorvem e ensombram completamente uma divisão. 

Um espelho bem colocado numa divisão sombria pode ser uma boa solução para refletir luz natural. 

Uma manta branca sobre um sofá escuro, um caminho de mesa claro em cima de uma mesa escura, um tapete de algodão bege no parquet escuro… São muitas as soluções simples e astuciosas para iluminar um espaço.

Depois, deve-se dispor bem as fontes de iluminação artificial a fim de ter diversos pontos de luz e obter um resultado harmonioso. Numa sala grande, por exemplo, a mesa de jantar deve ser iluminada com um candeeiro de teto, junto ao sofá deve haver um ponto de iluminação local, pode-se também criar um recanto de leitura e, por exemplo, colocar algumas velas numa mesa baixa ou numa prateleira para criar mais ambiente.

Escolhe preferencialmente tecidos lisos de cores neutras para sofás, almofadas, toalhas e cortinados. Assim tens a certeza de agradar a um maior número de pessoas. Utiliza capas para cobrir os sofás ou cadeirões, substitui colchas (nada de cores fortes ou muito floreados!), compra almofadas, investe num tapete não muito caro e fácil de limpar. Não hesites em utilizar diferentes materiais de modo a evitar a monotonia: algodão, linho, veludo, lã, pele, etc.. Nas grandes superfícies de decoração e bricolage encontras estas peças a preços muito acessíveis.

Bem, a utilização de alguma cor não é proibida, mas escolhe uma e utiliza-a nos pormenores: almofadas, mantas ou velas… 

E nada de decorações Pim-Pan-Pun! Não utilizes a mesma cor em todos os pormenores. Utiliza uma paleta com cores mais neutras e com tons variados e não uma só cor em todos os bibelots, almofadas e cortinados! Caso contrário, todos esses elementos vão sobressair e deixas de ter um ambiente harmonioso.

Algumas dicas:

  • Abajures são aconchegantes e podem ser usados em qualquer ambiente (até na casa de banho)
  • Spots direcionam a iluminação e são excelentes para destacar recantos, objetos ou quadros
  • Se gostas de ler, cria um espaço de leitura e utiliza candeeiros de foco
  • As luzes indiretas, como luzes de sancas, candeeiros de parede com luz apontada para o teto, ou candeeiros de mesa, criam um ambiente agradável e tranquilo que dá uma sensação de bem-estar 

Como preparar a casa para o primeiro encontro com o comprador? Iluminar, a sétima (e última) regra do Home Staging

Lâmpadas fluorescentes

  • São mais económicas e podes utilizá-las em qualquer divisão e em toda a casa, mas atenção às tonalidades! Cada tonalidade foi desenvolvida para um determinado ambiente e é fundamental que seja utilizada corretamente
  • Tonalidade azulada: indicada para cozinhas e casas de banho, pois dá a sensação de maior claridade e limpeza e deixa as pessoas mais ativas
  • Tonalidade amarelada: recomendada para quartos e salas, porque gera um ambiente suave, harmonioso e aconchegante
  • Tonalidade neutra: torna os ambientes mais claros. Pode ser usada em corredores, hall de entrada ou em locais de passagem que não tenham muita iluminação natural
     
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade