Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como refrescar a casa para o primeiro encontro com o comprador - Home Staging

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista News Portugal, assegurada pela Home Staging Factory.

No Home Staging temos 7 regras básicas a seguir: Arrumar, Limpar, Reparar, Refrescar, Organizar, Valorizar e Iluminar. Hoje centramo-nos na quarta regra: Refrescar.

Já sabemos que o impacto do primeiro encontro é fundamental para criar o ”coup de coeur” necessário para alguém comprar ou arrendar uma casa. Também é fácil perceber que é muito difícil alguém ficar encantado ou apaixonar-se por uma pessoa desmazelada e com um ar acabado ou antiquado. O mesmo se passa com as casas. Ao fim de algum tempo começam a ter um ar usado, gasto e descuidado, mesmo nada apetecível!

Antes de começares a apresentar a casa, é fundamentar refrescar o ambiente, dar-lhe um ar novo e lavado! Aqui ficam algumas dicas simples e fáceis de utilizar. 

Criar um ambiente neutro
É especialmente importante dares à tua casa um ambiente neutro, eliminando as cores fortes das paredes e elementos decorativos muito marcantes. Os tons neutros são um valor seguro: é muito mais provável alguém se encantar com uma sala pintada em tons de branco ou bege que encarnada ou cor de laranja. Os tons neutros ficam bem com todos os estilos de mobiliário e todas as cores dos tecidos. O visitante pode mais facilmente imaginar os seus móveis numa casa com paredes discretas. Por outro lado, aumentam o espaço e refletem a luz.

Mais uma vez, não está em causa o teu gosto ou as tendências de decoração atuais. O que importa é agradar ao maior número de potenciais compradores para aumentares a probabilidade de vender ou arrendar a tua casa mais rapidamente e ao melhor preço

Cores neutras
Por cores neutras, entendemos cores suaves e naturais. São cores claras, brancos, beges e cinzas. Sóbrias e elegantes, aumentam e dão muita luz ao espaço. Sempre na moda conferem uma atmosfera serena a cada divisão. Harmonizam-se perfeitamente entre elas e ficam bem com todas as cores e estilos de decoração.

Renovar o ambiente da casa de banho e da cozinha
Há duas divisões que merecem especial atenção: a cozinha e a casa de banho. É absolutamente fundamental que estas divisões tenham um aspeto renovado, pois se forem antiquadas ou estiverem estragadas, corres o risco de receber ofertas mais baixas. Os potenciais compradores olham para todos os defeitos para exigir uma diminuição do preço, muitas vezes não proporcional ao custo real dos trabalhos a efetuar. Não hesites em investir na renovação destas divisões: o retorno do investimento é sempre garantido.

Lembra-te:
Nos armazéns de bricolage existem inúmeros produtos muito práticos e fáceis de utilizar que permitem renovar a casa a preços muito acessíveis. E não te esqueças também que nestes sítios podes alugar todas as ferramentas que precisas para fazer estes pequenos trabalhos e muitas vezes até podes pedir conselhos e dicas.

Substituir portas de armários
Armários de cozinha, roupeiro... Para renovar uma divisão, muitas vezes basta mudar as portas dos teus móveis. Seguindo o princípio do home staging utiliza cores neutras: madeira clara, branco, bege… Atenção às portas em vidro que, apesar de conferirem leveza e luminosidade, exigem que o interior esteja impecavelmente arrumado! 

Podes também substituir as portas dos armários por cortinas em algodão grosso de cores neutras, fixos com esticador ou um varão fininho em metal.

Uma outra solução é pintar as portas. Qualquer que seja o material terás de lixar ligeiramente e aplicar uma demão de um primário multiusos antes de aplicar a tinta. Aplica a tinta com rolo para ter um acabamento perfeito.

Pensa nos pavimentos
Um tapete usado, sujo ou de uma cor berrante pode afastar potenciais compradores. Lembra-te de limpá-los ou mesmo substitui-los por tapetes de cores neutras. Existem inúmeras soluções para revestir os solos a preços acessíveis.

Podes, por exemplo, instalar soalho flutuante (que não pareça plástico!) na sala e nos quartos. Mais baratos que o soalho maciço, oferecem perfeita estabilidade e são fáceis de colocar. Os novos sistemas de encaixe não necessitam de cola e podem ser instalados diretamente por cima do pavimento antigo. Na cozinha e casas de banho podes optar pelo vinil que é um material resistente e fácil de limpar. Hoje em dia tens uma grande variedade de escolha e materiais giros e resistentes. A grande vantagem é poderem ser colados diretamente por cima do pavimento antigo. Conta com valores entre 14 e 30 euros por m2, dependendo da qualidade e do modelo.

Substituir uma alcatifa também vale a pena. Tens modelos a partir de 18 euros por m2 que dão um aspeto muito confortável e acolhedor à divisão em questão mas, não te esqueças, opta sempre por cores claras e neutras. Outra opção são as fibras vegetais como o cairo ou o sisal.

Evidentemente, trocar o revestimento do pavimento é uma opção, não uma obrigação. Mas dá um charme e um conforto que pode ser um grande argumento de venda. Uma opção que dá um ar novo à tua casa nova.

Pintar azulejos
Há marcas que têm tintas “especial azulejos”, que precisam apenas de uma demão e são muito fáceis de aplicar. Os azulejos devem estar em bom estado e só devem ser pintados se forem feios, antiquados, muito berrantes e fora de moda. Devem estar bem limpos, deve-se refazer todas as juntas que estejam estragadas e deve-se pintar sempre a rolo. As juntas devem ser pintadas antes com a ajuda de um pincel pequeno.

Com alguma criatividade e investimento vais ver que a tua casa nem vai parecer a mesma! Até tu próprio te vais surpreender e pensar como pequenas diferenças alteram radicalmente o resultado!

Agora que já tens algumas dicas, põe mãos à obra e faz da tua casa uma casa nova! Bom trabalho!