Comentários: 0
Home Staging: Como preparar o primeiro encontro? Arrumar a casa, a primeira de sete regras básicas

O idealista News Portugal tem uma nova rubrica quinzenal, destinada a quem quer aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas, assegurada pela Home Staging Factory.

A maioria dos relacionamentos é construída por uma série de primeiras impressões e o primeiro encontro é fundamental para causar boa impressão e iniciar um relacionamento futuro e duradouro!

Tal como nos encontros pessoais também as casas causam impressões e emoções e quem quer comercializar a sua casa tem de saber transformar paredes e janelas em sonhos e emoções para conquistar o coração do outro.

O Home Staging é uma técnica que permite criar um ambiente e uma organização visual que potencia a primeira conquista (emocional) e criar o relacionamento que origina a compra ou arrendamento da casa.

Por isso, antes de comercializares a tua casa, tens de a preparar e valorizar para os primeiros encontros

No Home Staging temos 7 regras básicas a seguir: Arrumar, Limpar, Reparar, Refrescar, Organizar, Valorizar e Iluminar. Durante as próximas semanas vamos tratar de cada uma individualmente para que a tua casa seja um sucesso nos encontros! Hoje centramo-nos na primeira regra.

1 – Arrumar

Até pode parecer simples mas a maioria das pessoas chumba logo no primeiro ponto e também no primeiro encontro!

Aqui, o objetivo é libertares a casa de tudo o que a encobre, personaliza e distrai os futuros visitantes. Deves retirar o máximo de coisas: não hesites em tirar 30% a 40% do recheio da casa. Vais ter de começar a fazer caixotes de qualquer maneira, porque não começar já? 

Para guardares os caixotes utiliza a garagem ou pede a alguém para os guardar. Não os guardes em casa, mesmo que seja na despensa (vai parecer que não tem arrumação suficiente).

Home Staging: Como preparar o primeiro encontro? Arrumar a casa, a primeira de sete regras básicas

Faz uma triagem 

Aproveita para fazer uma triagem das tuas coisas. Separa tudo o que é para dar ou que queiras vender na internet ou lojas de segunda mão. Arruma nos caixotes tudo o que não precisas no dia a dia: o serviço de jantar que não tiras do armário mais que duas vezes por ano, a roupa de inverno ou de verão consoante a estação, os livros, cd’s e “bibelots”, alguns brinquedos das crianças (explica-lhes que vão mudar de casa e pede para escolherem aqueles que gostam mesmo muito), etc. 

Esta triagem vai simplificar consideravelmente a tua vida na hora da mudança.   

Home Staging: Como preparar o primeiro encontro? Arrumar a casa, a primeira de sete regras básicas

Despersonaliza o ambiente

A maior parte dos objetos que enchem as tuas prateleiras, paredes e divisões devem desaparecer. São coisas pessoais, que te dizem respeito a ti mas que distraem os visitantes e impede-lhes de se projetarem a viver na tua casa. Não te esqueças que o teu objetivo não é mostrar a tua vida, mas vender ou arrendar a tua casa mais rápido e ao melhor preço. 

A ideia é guardar o mínimo indispensável: alguns livros nas prateleiras, alguns elementos decorativos na casa de banho, como umas velas, uma planta na cozinha, etc. Tudo com sobriedade e neutralidade.

Elimina tudo o que é muito pessoal: arruma as fotografias de família, retira os desenhos das crianças do frigorífico, tira quadros, posters… 

Esvazia as prateleiras dos “bibelots”, tira das bancadas da cozinha as múltiplas coisas e eletrodomésticos e limpa a bancada do lavatório e a banheira de todos os produtos de beleza. Reduz o número de plantas que tens na varanda. 

Em suma, esvazia o mais possível

Cria espaço

Uma casa sobrecarregada vai distrair a atenção dos visitantes e parecer pequena e sem arrumação. É por isso importante depurar ao máximo, para libertar o maior espaço possível, mostrar o potencial de cada divisão e agradar ao maior número de visitantes. 

Não hesites em tirar alguns móveis. Os mais volumosos, como mesas, sofás, estantes ou cómodas, podem esconder o espaço disponível. Os mais altos fazem com que a casa pareça ter um pé direito baixo.

Guarda apenas o essencial: apenas o que precisas para viver em cada divisão. O mesmo serve para aqueles móveis pequenos que por vezes têm apenas uma função decorativa. Mesas de apoio, baús, caixas ou poufs estão lá para dar um “look cozy”, mas ocupam espaço!

Faz o ponto de situação dos móveis (grandes ou pequenos) que não vais utilizar na próxima casa. Vende, dá ou, caso estejam muito danificados, deita fora. 

Quanto menos coisas a casa tiver maior vai parecer. Por outro lado, se tiveres vários armários quase vazios vai dar a sensação que a casa tem muito espaço de arrumação. Por exemplo, roupeiros muito cheios dão a sensação que a arrumação existente não chega...

Home Staging: Como preparar o primeiro encontro? Arrumar a casa, a primeira de sete regras básicas

Opta por uma boa circulação

A circulação na casa deve ser fluida: nenhum móvel deve ser um obstáculo a contornar para atravessar uma divisão ou aceder a outra.

E é altamente aconselhável retirar ou mudar de sítio alguns móveis que sejam volumosos, estejam mal situados e bloqueiam o acesso a uma divisão, o fechar de uma porta ou o abrir de uma janela. Mais uma vez, o que está em questão é dar a sensação de espaço ao visitante. Em qualquer casa uma boa circulação é fundamental!

Como vês, a arrumação tem muito que se lhe diga e é um ponto fundamental para o teu primeiro encontro! No próximo artigo falaremos da Limpeza, que também parece fácil mas há que aprender alguns truques e não esquecer algumas regras. 

Home Staging: Como preparar o primeiro encontro? Arrumar a casa, a primeira de sete regras básicas

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta