Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

9 dicas para acertares na cor da tua decoração

Autor: Redação

A cor é uma caraterística da forma, é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos nossos olhos. Muitos dos estudos realizados estudam a cor desde como se propaga com a luminosidade até ao ponto de vista psicológico da perceção.

Ao longo dos séculos as cores foram ganhando diferentes significados entre diferentes culturas, adotando em algumas delas um caracter emocional.

Relacionamos algumas cores a estados de espirito, a acontecimentos ou símbolos como por exemplo. Branco para paz ou pureza, verde para esperança, vermelho para guerra ou perigo, etc. Na decoração este caracter emocional é bastante utilizado e já faz parte do senso comum que o azul é tranquilizante ou o laranja energético.

Embora seja uma questão de gosto quando nos deparamos no momento da escolha das cores para uma divisão da nossa casa devemos ter em conta alguns fatores:

•    Escolher cores que fiquem bem com os acabamentos do mobiliário que temos ou vamos adquirir.

•    Observa a natureza, escolhe tons mais escuros para as zonas mais baixas da divisão e tons mais claros para as verticais. Não é à toa que a maioria dos tetos são brancos ou de cor clara como o céu e no piso as árvores e a terra mais escura.

•    Consulta a roda das cores para melhor as combinar. Escolhe a cor oposta na roda à cor escolhida e estas combinaram na perfeição.

•    Utiliza a regra de 60-30-10. Isto é simplesmente dividir as cores a usar num espaço da seguinte forma: 60% da cor predominante, 30% de uma cor secundária e 10% de uma cor de destaque.

•    Espaços pequenos devem ser decorados com cores mais claras para fazê-los parecerem maiores; os jogos de cores complementares podem transformar cómodos grades e desaconchegantes em zonas mais confortáveis e acolhedoras.

•    Dá importância às cores que usas no teu guarda-roupa, aquilo que usamos diariamente reflete muito da nossa personalidade. Devemos decorar os nossos espaços com cores que nos façam sentir bem. As cores podem acalmar, despertar fome ou mudar humores, por algumas destas razões, na hora da escolha devemos ter o espaço definido ( cozinha, quarto, sala de refeições, etc).

•    Usa as cores neutras e complemente com apontamentos de cor.

•    Combina o preto e o branco com todas as outras cores que escolheres, esta podem conferir luminosidade ou demarcar uma zona específica.

•    Segue o teu estilo pessoal, ao decorar com cor um espaço seja criativa e honesta com os teus gostos para não correres o risco de não te identificares com o resultado final.

Aposta na cor, transporta a tua personalidade e alegria para a tua casa e renova a vida das tuas paredes, com cores alegres, arrisca e surpreende-te.

Texto e fotografias de: