
O verão está a chegar e é hora de preparar a casa para o mercado de arrendamento. Na rubrica de hoje do idealista/news sobre home staging, assegurada pela Home Staging Factory, damos-te algumas ideias que te podem ajudar a fazer a diferença – na oferta – entre a cada vez maior concorrência existente no Alojamento Local (AL), ou seja, ajudamos-te a decorar e equipar a casa para os vários nichos de mercado. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar os imóveis mais atrativos é o nosso objetivo.
Até há pouco tempo era difícil e até um pouco deprimente procurar casas de férias para arrendar. A oferta limitava-se a casas de família e segundas habitações que os proprietários arrendavam nos períodos em que se encontravam desocupadas.
De forma geral, as casas eram decoradas com as fotografias, naperons e bibelôs dos proprietários. Excluindo algumas exceções, era difícil sentirmo-nos em casa, no apartamento do Sr. Joaquim ou na vivenda da D. Otília. Apesar dos momentos únicos acompanhados pelo menino da lágrima!
Não bastasse, ainda se passava o primeiro dia de férias a fazer “home staging”, ou seja, a retirar todos os santinhos das paredes, a guardar as flores de plástico nas gavetas e a despojar a casa dos enfeites pouco adequados ao tempo de férias!
Tempos que agora parecem tão longínquos, nomeadamente nas zonas mais turísticas. A Internet e a explosão do arrendamento de curta duração alteraram significativamente a forma como as casas são apresentadas, mobiladas e decoradas. Hoje não só há apartamentos preparados exclusivamente para turismo, como também há uma segmentação e especialização crescente nos diversos perfis de clientes.

A competitividade do mercado obriga ao conhecimento do mercado e do perfil do cliente por forma a conseguir maximizar a taxa de ocupação e o valor por noite. Segundo um estudo realizado pela AHRESP, as taxas de ocupação mais frequentes situam-se entre os 50% e os 70 % em época baixa e entre os 70% e os 90% em época alta.
Para se conseguir uma melhor rentabilização é fundamental conhecer os aspetos mais valorizados pelos hóspedes, dos quais se destaca a localização, o apoio do anfitrião e a decoração do espaço.

E é exatamente através do “apoio do anfitrião” e da “decoração” que é se pode marcar a diferença, ao apostar por exemplo em nichos de mercado. Deixamos-te aqui algumas ideias:
Casas para estudantes
O mercado do alojamento para estudantes está a crescer e garante um bom retorno do investimento. Além disso, consegue-se fazer uma decoração apelativa e funcional com um investimento mais baixo que no AL. Apesar de ser um mercado já com alguma oferta ainda é pouco trabalhado a nível do “branding”, e é pouco sofisticado e pouco segmentado.
Apartamentos executivos
Os chamados “apartamentos executivos” ou “corporate housing” baseiam-se num modelo de negócios baseado no arrendamento de apartamentos mobilados e equipados como alternativa a hotéis. Têm como alvo os expatriados, profissionais em viagem e trabalhadores deslocados, que devido a uma estadia mais prolongada que o habitual, preferem esta alternativa ao tradicional hotel.
É um híbrido entre uma residência e um hotel, uma casa com serviço de hotel.
Tem a vantagem de permitir um rendimento bastante mais elevado que o arrendamento de longa duração e com menos custos operacionais que o de curta duração.
Apartamentos “Pronto-a-habitar”
Muito semelhantes aos apartamentos executivos temos os chamados “Pronto-a-habitar”, um termo que utilizamos para referir apartamentos totalmente mobilados e equipados destinados ao arrendamento de média ou longa duração.
A ideia é ter um apartamento pronto a receber o inquilino que apenas precisa de trazer as suas malas e bens pessoais. Um conceito que pode ser trabalhado e segmentado (de low cost a Premium) consoante o imóvel, a sua localização e a capacidade de investimento.
Alojamento local de luxo
Viver num apartamento de luxo é um luxo a que poucos têm acesso! Pelo menos durante muito tempo. Por este mesmo motivo, a possibilidade de passar uns dias num apartamento de alta gama, mobilado e decorado de forma requintada e elegante, é algo que atrai cada vez mais clientes!
Apostar no segmento Premium é mais uma forma de te destacares da bolha do AL e conquistares os hóspedes dispostos a pagar para terem uma experiência de férias memorável!
Nem sempre é necessário investir em mobiliário caro, o que é fundamental é conseguir um ambiente elegante, acolhedor e refinado. É ainda essencial investir no equipamento como têxteis de gama superior, equipamento de som, um liquidificador para fazer sumos naturais, etc.
Apartamentos Temáticos – o zen, o músico, o fanático BD
Pensar nos diferentes perfis de pessoas e oferecer uma experiência de imersão num determinado ambiente é outra oportunidade que pode ser explorada. Quem não ouviu já falar de hotéis e apartamentos temáticos?
Decorar uma casa para os fanáticos da Marvel ou para os amantes dos ambientes zen é destacar-se claramente de toda a oferta concorrente! Um caminho com alguns riscos mas com muito potencial!
Se queres diferenciar a tua oferta sai da zona de conforto e do “red ocean” e arrisca a fazer algo único e diferenciador. Aproveita para explorar alguns segmentos específicos e escolhe o que melhor se adapta ao investimento que queres fazer.



Para poder comentar deves entrar na tua conta