Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

5 truques de decoração para cozinhas estreitas e pequenas

Houzz
Houzz
Autor: houzz

Desde apostar no branco a ter uma gaveta “gigante”: 5 ideias de decoração da Houzz perfeitas se a tua cozinha é pequena.

  • Escolhe sempre o branco no mobiliário e nas bancadas. Numa cozinha pequena e estreita, tem a parte da frente dos armários e a bancada branca contribui para ampliar o espaço. Se, além disso, optares por um design suave e com poucos puxadores unificarás visualmente o conjunto e, obviamente, conseguirás ter uma sensação de maior amplitude. Descobre os melhores profissionais de designs de cozinhas no Houzz.

  • Pinta a parede de fundo com uma cor quente. Decorativamente, a cor é uma forma útil de mudar a perceção do espaço. Numa cozinha pequena e estreita poderá ser boa ideia pintar a parede do fundo com uma cor mais escura, de preferência com tons mais quentes que os usados no mobiliário. Desta forma, irás equilibrar as proporções do espaço, aproximando visualmente a parede do fundo. Pintar o teto de outra cor, sobretudo se for alto, também é uma opção interessante, porque se evita a sensação de túnel existente numa cozinha pequena e estreita.

  • Um móvel-persiana para esconder o robot de cozinha e a máquina de café. Tenta reservar um espaço na cozinha de cerca de 60 centímetros de largura para um pequeno móvel com persianas. A ideia é esconder os utensílios de cozinha que estão na bancada, mas tê-los sempre à mão. Desta forma também ocuparás menos espaço nos armários. Se tens aparelhos que não usas com frequência, a solução perfeita numa cozinha pequena é guardá-los no canto inferior dos móveis.
  • Coloca as especiarias em gavetas específicas. Todos temos as especiarias guardadas num armário em frascos ao acaso e muitas vezes não encontramos o que necessitamos. Numa cozinha pequena, uma gaveta de especiarias é o gadget ideal para ter os produtos à mão. Apesar de usares latas transparentes, o mais provável é que demores algum tempo a encontrar a especiaria que queres. E que tal etiquetar cada frasco com o nome do produto? 

  • Instala uma mesa dobrável para o pequeno almoço. Se a tua cozinha é pequena podes criar uma zona de escritório onde poderás “trabalhar”, instalando uma mesa desdobrável na parede. Quando terminares de a usar, voltas a “pô-la” no sítio. Um banco ou cadeira dobrável que ocupa(m) pouco espaço completam o conjunto.