Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ter a própria horta em casa? Ideias simples e infalíveis

Montar um jardim “comestível” é possível, aproveitando vasos para o interior ou pequenas varandas. As ervas aromáticas são boa opção para começar.

Pequenos vasos são o suficiente
Algumas dicas para começar já hoje uma horta em casa / Photo by Markus Spiske on Unsplash
Autor: Redação

Ervas aromáticas, alfaces, tomates ou até rabanetes. Cultivar alguns alimentos em casa é possível, mesmo num pequeno apartamento localizado no centro de uma grande cidade. Aproveitar vasos ou pequenas varandas é suficiente para ter um jardim “comestível” dentro ou fora de casa, e também uma forma prática de ter produtos biológicos e frescos sempre à mão. 

Mas, afinal, o que se deve cultivar numa horta em casa? O paisajista Jose M. Blas deu algumas dicas simples à Revista AD sobre os vegetais que podem ser cultivados no interior e no exterior.

Culturas ao ar livre 

Se tivermos uma varanda ou terraço, poderemos plantar espécies como courgette, morangos, pepinos ou tomates, que requerem sol. As alfaces, acelgas, alho-francês ou rabanetes, por exemplo, preferem espaços mais frescos e com menos exposição solar.

O ideal será começar com algumas ervas aromáticas, por exemplo
É muito importante definir um calendário de cultivo / Photo by Joshua Lanzarini on Unsplash

"O importante é decidir o que queremos cultivar, qual a a época estival adequada, estudar qual o melhor momento para plantar, bem como os tempos de maturação. Por exemplo, podemos plantar alface durante todo o ano, mas no caso da courgette o melhor momento é a primavera. Se fizermos um calendário de cultivo, podemos tirar maior partido da nossa pequena horta”, refere o especialista.

Uma espécie que pode ser plantada num caso
Os tomates precisam de maior exposição solar / Photo by Markus Spiske on Unsplash

Culturas dentro de casa

Será necessário, antes de mais, encontrar um local ensolarado, perto de uma janela e com boa ventilação. Com dedicação, diz José M. Blas, é possível cultivar alguns micro-vegetais e ervas aromáticas, como manjericão, coentros, tomilho ou salsa. Para os mais ‘nostálgicos’, diz, sempre há a maneira clássica de colocar um feijão dentro de uma jarra de vidro com algodão.

Imagem de inspiração
Ver florescer uma horta em casa, com culturas biológicas / Photo by Markus Spiske on Unsplash
O manjericão é um bom exemplo
Dentro de casa devem procurar-se espaços com luz / Photo by SQUARELY on Unsplash