Agricultura vertical

Hortas em edifícios: agricultura vertical toma conta das cidades

A agricultura tradicional enfrenta hoje uma série de desafios. Há problemas de espaço, poluição das águas, períodos de seca cada vez mais frequentes e utilização excessiva de fertilizantes químicos. E também as alterações climáticas afetam a produção agrícola. Para enfrentar os problemas da atualidade, há cada vez mais iniciativas de agricultura vertical dentro das cidades, podendo ser produzida numa garagem ou em armazéns.
horta em casa

Hortas urbanas para ter em casa: modelos e onde comprar

Ter uma horta em casa já é possível, mesmo para quem vive num apartamento na cidade. Para isso basta encontrar um canto com espaço disponível e saber exatamente o que queres semear ou plantar. Hoje em dia já há, inclusive, modelos de hortas urbanas perfeitos para ter na marquise, na varanda ou terraço.

Assim é a maior horta urbana do país… no telhado da Escola de Negócios da Universidade do Porto

Encontra-se no Porto e já pode ser avistada. Falamos da maior horta urbana do país, uma horta ‘low-tech’, ecológica e eficiente, que conta com 70 camas de cultivo (‘growbeds’) e que ocupa uma dimensão de 114 metros quadrados (m2) no telhado da Escola de Negócios da Universidade do Porto. Nasce pela mão da Porto Business School e da startup portuguesa Noocity, que ambiciona instalar mais hortas “chave na mão” (prontas em apenas um dia) em diversas empresas pelo país.