Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como deixar a casa incrivelmente perfumada? Estas 11 dicas podem ajudar

Há varias soluções caseiras que podem fazer a tua casa cheirar incrivelmente bem.

Freepik
Freepik
Autor: Redação

Chegar a casa e sentir um aroma agradável é um prazer para muitos. E é também um desafio, sobretudo, quando se quer prolongá-lo. Há várias opções no mercado destinadas a melhorar o cheiro característico da tua casa, mas a sua manutenção pode tornar-se dispendiosa já que requer a compra de recargas. Mas há também outras soluções caseiras que podem fazer a tua casa cheirar incrivelmente bem, de tal forma, que fica na memória de quem te visita.

Para que o cheiro da tua casa não seja mais um problema, o idealista/news reuniu 11 dicas úteis que vão tornar a tua casa no espaço mais perfumado de sempre:

Bicarbonato de sódio e chá

Sim, o bicarbonato de sódio pode ser um ótimo aliado no combate aos maus cheiros. Isto porque se o espalhares em vários cantos da tua casa, este composto vai absorver todos os maus odores. Para além de ele eliminar os maus odores e não apenas disfarçá-los, o bicarbonato de sódio é muito barato. Para que esta dica funcione, recomenda-se que troques o composto todas as semanas.

O chá é outro aliado nesta luta, já que também tem o poder de absorver os maus odores. Recomenda-se que se use folhas de chá secas para eliminar os cheiros do frigorifico em vez do bicarbonato de sódio.

Spray com eucalipto e lavanda

Porque não criares o teu próprio aroma e espalhá-lo pela casa? Sim, esta é outra solução para refrescares uma divisão e é muito simples. Primero, ferves água com folhas de eucalipto, lavanda e limão cortado – como se tivesses a fazer chá. E, depois, é só colocar num borrifador e espalhar o aroma pela casa.  

Freepik
Freepik
Difusões de óleos essenciais

Se não fores fã de velas perfumadas, os óleos essenciais são uma ótima solução para ti. Para isso, basta colocar os óleos em difusores espalhados pela casa. Este é uma forma comum de conceder um cheiro fresco e natural aos espaços. Alguns óleos disponíveis são de toranja, alecrim, limão, menta e laranja com canela.

Torrar grãos de café

Se és apreciador de café esta dica é para ti. Se torrares grãos de café em casa - com o forno a uma temperatura de 400 graus por sete a dez minutos – depois vais sentir o seu aroma por horas. Basta deixares a porta do forno entreaberta.

Freepik
Freepik
Pendurar ervas secas

Ervas secas como ramos de oliveira, sálvia e folhas de louro são ótimas para cozinhar e não só. Se as pendurares na tua cozinha elas também deixam um cheiro muito agradável e, assim, estão sempre à mão na hora de cozinhar.

Extrato de baunilha

Gostas do cheiro da baunilha? Outra solução passa por colocar algumas gotas do extrato de baunilha e levar ao forno por 30 minutos. Assim, podes desfrutar do seu aroma subtil e aconchegante por horas.

Freepik
Freepik
Ferver limões

Espremeste limões e não sabes mais o que fazer com eles? Fervê-los pode ser uma ótima opção para dar um novo aroma à casa. Para prolongá-lo basta deixar em lume brando.

Carvão ativado purifica o ar

O carvão ativado é também um ótimo aliado para eliminar os odores fortes, que muitas vezes ficam na cozinha. Tal como o bicarbonato de sódio, este carvão tem o poder de absorver odores. Colocar um punhado de carvão ativado num saco poroso e deixá-lo perto de fontes de maus odores – como caixotes do lixo - pode ser uma boa solução.

Freepik
Freepik
Vinagre pode remover o mau cheiro

O cheiro do vinagre por vezes não é muito agradável, mas ele próprio pode ajudar a remover cheiros ainda piores. Como? Colocando vinagre de cidra a ferver depois de cozinhar. Deixando um copo de vinagre na cozinha durante a noite. A estrutura química do vinagre permite-lhe ligar-se às moléculas do mau odor e assim eliminá-las dos espaços, tornando-os mais frescos. O seu cheiro particular também não é duradouro.

Aroma de maçã, canela e laranja

Ferver ervas e fruta pode ser uma ótima solução. E as combinações possíveis são várias. Juntar maçã, cascas de laranja, pau de canela e cravo é uma opção incrível. Para prolongar, é só deixar o preparado em lume brando.

Freepik
Freepik
Cozinhar bolachas

Cada vez que se faz um bolo, a casa fica com um aroma delicioso. E porque não prolongá-lo? Para isso basta congelar a massa de bolachas de chocolate, por exemplo, e colocá-las no forno sempre que quiser voltar a sentir este aroma.