Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas infalíveis para manter o jardim cuidado este verão

Quando regar e aparar a relva? Como manter o jardim colorido? Estes conselhos respondem a isto e muito mais.

jardim
Habitissimo
Autor:

Se há lugar que é especialmente agradável no verão é o jardim. Este espaço exterior é como um pequeno oásis no deserto, que nos permite escapar ao calor e desfrutar das noites agradáveis de verão ao ar livre.

Mas as altas temperaturas também afetam e muito os nossos jardins, pelo que é necessário dar-lhes toda a atenção de que necessitam se quisermos mantê-los em perfeitas condições. É claro que a sua manutenção demora algum tempo e é necessário tomar algumas precauções, mas não há nada melhor do que ter um jardim agradável e saudável. Os especialistas da Habitissimo explicam uma série de dicas a seguir.

O mais importante para manter o jardim: a rega

A água é o elemento fundamental para manter qualquer jardim durante o verão. É necessário aumentar a quantidade de água à medida que o calor se intensifica, embora não seja bom exagerar porque dificulta a oxigenação das raízes.

Deves também prestar atenção à hora do dia: de manhã cedo ou ao fim da tarde são os melhores horários. Desta forma, o solo ficará húmido durante mais tempo e o sol não queimará as folhas. Toma nota: as gotas de água atuam como lupas.

A forma mais cómoda é mesmo instalar a rega automática. Desta forma, podes ter a certeza de que o teu jardim receberá a água de que necessita, quer estejas ou não em casa.

Ter cuidado ao cortar a relva

Ter um relvado saudável dá-nos imenso prazer no verão. Mas para isso é preciso ter em atenção à forma como cortamos a relva. Para evitar danos solares nas raízes é recomendado deixá-lo um pouco mais alto do que o habitual.

E não retires a relva que fores cortando, ela atua como um cobertor protetor contra o sol e as altas temperaturas, além de ajudar a manter o solo húmido. Portanto, cortá-la pouco mas com mais frequência é a melhor solução quando o calor aperta.

cortar a relva
Habitissimo

Um jardim cheio de flores

Para dar um toque de alegria ao teu jardim, não há nada melhor do que plantar flores sazonais como cravos, petúnias ou dálias. Estas flores resistem perfeitamente ao calor, mas também precisam de alguma atenção. Para além de te certificares de que têm a água de que necessitam, é importante remover as flores secas para que novas possam florir.  

flores no verão
Habitissimo

Evitar as pragas

No verão, as plantas estão muito mais expostas ao ataque de todos os tipos de fungos e insetos. E, por isso, outra dica importante para manter o teu jardim em perfeitas condições é não esquecer de aplicar tratamentos preventivos, como inseticidas e fungicidas. O ideal é aplicar estes produtos ao anoitecer. Se for demasiado tarde e a praga já tiver aparecido, podes utilizar produtos adequados para a eliminar sem danificar a planta.

A fertilização também é importante

Para resistir às altas temperaturas, as plantas do jardim devem ser fortes. É, portanto, essencial que tenham todos os nutrientes de que necessitam. Mesmo antes do verão, a fertilização não deve ser negligenciada. Duas dicas adicionais: os fertilizantes orgânicos são os melhores; vê a quantidade indicada pelo fabricante para aplicar, isto porque em excesso também é prejudicial.

Rega automática
Habitissimo

O mobiliário também precisa de cuidados

Manter o jardim significa cuidar de todos os seus elementos, incluindo as peças de mobiliário. É verdade que o mobiliário é muito resistente às condições atmosféricas, aos raios solares e às altas temperaturas. Mas isso não significa que não sofram com eles. Uma boa limpeza de vez em quando e a aplicação de um produto protetor irá mantê-los em perfeitas condições durante muito tempo.

Jardim com piscina
Habitissimo

Com estas dicas conseguirás manter o teu jardim saudável e bonito durante todo o verão. Apenas vais necessitar de um pequeno esforço para desfrutar de um espaço perfeito onde possa esquecer as temperaturas escaldantes dos meses mais quentes.