Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

6 dicas infalíveis para decorar casas de banho pequenas

As casas de banho pequenas podem ser um desafio. No entanto, há muito que pode ser feito em termos de decoração, mesmo com poucos metros quadrados (m2).

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo
Autor:

Casas de banho bem decoradas tornam-se mais agradáveis e convidativas. Mas é um erro pensar que só é possível fazer bons projetos de decoração em grandes espaços. As casas de banho pequenas podem ser um grande desafio, contudo, há muitas boas ideias para ganhar metros quadrados (m2) sem sacrificar o estilo. 

Em colaboração com a Habitissimo, deixamos-te 6 dicas infalíveis para decorar casas de banho pequenas. Há detalhes que fazem mesmo toda a diferença. 

Apostar na iluminação

Um bom projeto de iluminação ajuda a criar uma maior sensação de amplitude no local, pelo que a iluminação deve ser especialmente bem pensada numa casa de banho pequena. Coloca focos de luz em locais específicos, como na zona do espelho, e aposta numa boa iluminação de teto, que permita que não haja locais obscurecidos na casa de banho.

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo

Criar organização

Vai um pouco além do tradicional móvel de casa de banho. Podemos pensar que menos é mais num espaço pequeno, mas é importante que cries locais para arrumação, de modo a que possas ter as coisas bem organizadas. Assim, e para poupar espaço de circulação, aposta em estantes ou prateleiras onde podes colocar alguns itens e também objetos decorativos.

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo

Escolher acabamentos brilhantes

Acabamentos brilhantes ou acetinados são excelentes a refletir a luz, pelo que, se puderes, opta por este tipo. Uma casa de banho bem iluminada passa a ideia de amplitude, tornando o espaço menos “sufocante”. Não precisas de escolher tudo com este acabamento, podes balançar a decoração escolhendo detalhes em madeira.

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo

Dar cor à casa de banho

O branco é muito usado em casas de banho, e não há cor melhor para tornar um espaço mais amplo e luminoso, que é o que se pretende numa divisão pequena. Mas não precisas de ficar apenas pelo branco; mistura com outra cor à tua escolha, de preferência uma cor com mais vida, como o amarelo, verde ou azul. Podes usar essa cor numa das paredes ou apenas em pequenos detalhes.

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo

Aproveitar os espelhos a teu favor

Continuando a aposta na iluminação e criação de amplitude visual, chegamos aos espelhos, que podem ser um aliado de peso nesta missão. Um espelho não só é útil, como também reflete a luz, iluminando o local. Escolhe um espelho do formato que desejares e que se adeque à decoração que já tens, e tira proveito das suas propriedades refletoras para que a casa de banho pequena cresça.

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo

Atenção aos detalhes

Velas, plantas e outros detalhes decorativos ficam sempre bem numa casa de banho, seja ela pequena ou grande. Mas no caso da primeira, deves ter cuidado e não sobrecarregar demasiado o espaço com estes itens. Escolhe poucos objetos decorativos e coloca-os de forma proporcional no espaço, para não diminuir o efeito de amplitude visual criado nos passos anteriores.

Decorar casas de banho pequenas
Via Habitissimo