Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banheira ou duche: qual a melhor alternativa para a casa de banho?

Unsplash
Unsplash
Autor: Redação

A pandemia motivou múltiplas reformas habitacionais. De acordo com um estudo da Houzz, plataforma online especialista em design e reforma de casas, no primeiro mês do ano, a procura por profissionais aumentou 62% face a período homólogo. E uma das principais atuações centra-se na casa de banho. E a grande questão que se coloca é: é melhor colocar uma banheira ou uma base de duche?

Vantagens da base de duche

Se a casa de banho for pequena, a opção perfeita é a base de duche. Oferece mais espaço, limpeza mais fácil e melhor acessibilidade. Trocar a banheira por uma base de duche é um projeto que não é complicado, ou seja, é uma reforma muito rápida. Por afetar apenas uma determinada zona, a casa de banho pode ser utilizada durante a remodelação, que costuma durar apenas alguns dias.

Unsplash
Unsplash

Além disso, a diferença entre limpar uma banheira e uma base de chuveiro é abismal. Não é a mesma coisa esfregar uma superfície praticamente plana do que uma com profundidade e geralmente maior.

O acesso também é mais fácil para adultos e crianças, além de que permite libertar espaço dentro da casa de banho. No lugar da banheira é possível colocar, por exemplo, um móvel auxiliar, para ganhar espaço de arrumação. O chuveiro também permite economizar água.

A mudança da banheira para o chuveiro também pode ser uma desculpa para redecorar o espaço e até colocar um chuveiro de design ou outros sistemas que a transformem num verdadeiro spa.

Unsplash
Unsplash

Vantagens da banheira

A banheira tem vários designs e pode ser escultural: feita em ferro fundido esmaltado na cor branca e com pés de metal, por exemplo, que simula uma banheira antiga. Também podes colocar uma banheira oval ou recuada, que é a opção clássica e mais comum.

Unsplash
Unsplash

Existem banheiras bicolores em ferro fundido com interior branco e esmalte exterior preto. E também é possível instalar uma banheira embutida

Unsplash
Unsplash

A banheira permite que “mergulhes” na água e relaxes. Além disso, se houver crianças em casa, a banheira passa a ser mais uma área de lazer para eles. Em termos de design, a banheira é decorativa por si só, embora necessite de estar inserida num grande espaço para se destacar.

Unsplash
Unsplash