Limpar as teias não vai eliminar as aranhas da tua casa. A chave está em saber viver com elas.
Comentários: 0
Limpar teias de aranha em casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

O Halloween está à espreita e é nesta altura do ano em que as aranhas e teias fazem parte das decorações mais assustadoras das casas. Mas o que é certo é que, no dia a dia, sempre que encontramos uma teia de aranha num canto da sala, temos a tendência de limpar. Mas será correto fazê-lo? Explicamos como lidar com ajuda de especialistas.

Quando estamos a limpar a casa a fundo, acabamos, muitas vezes, por limpar as teias de aranha que encontramos pelo caminho, sem pensar nas consequências. A verdade é que as aranhas capturam insetos nas suas teias que transmitem doenças, como os mosquitos. E é por isso que importa saber como lidar com as aranhas e as suas teias em casa, tal como explica Rod Crawford, um especialista em aracnologia do Museu Burke da Universidade de Washington, citado pela Apartament Therapy.

Limpar teias de aranha em casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Limpar teias de aranha não acaba com o problema

As várias espécies de aranha fazem diferentes tipos de teias e cada um tem as suas nuances. Algumas podem demorar semanas para terminar e, se os destruíres, na verdade só estas a estragar o trabalho da aranha, que vai continuar a viver em tua casa e começar uma nova teia noutro local.  

Teias com pó? Casa sem aranhas

Olha com atenção para a teia de aranha, antes de limpar. "Se a teia está empoeirada, as aranhas não podem usá-la, pelo que poderão ter ido embora", revela Rod Crawford. Mas e se estiver limpa? “Poderás estar a causar-lhe um problema”, referiu. Antes de o fazeres, o especialista recomenda que coloques a aranha noutro lugar, menos visível, para que ela possa fazer o seu próximo lar.

Teias de aranha em casa
Foto de zoosnow en Pexels

Desloca a aranha para que crie um novo lar

Regra geral, as aranhas escolhem os locais para fazer a teia onde podem capturar alimento com maior frequência. "Mas se a aranha for movida [de sítio], provavelmente tentarão fazer uma nova teia", explica Rod Crawford. A chave para resolver o problema passa mesmo por mover a aranha para outro local no interior da casa que te cause menos incómodos. E atenção que há algumas aranhas – aquelas que fazem teias estilo espigões, funil ou de folhas – que precisam mesmo de viver dentro de casa.

Tratar as aranhas como colegas de quarto

A verdade é que não basta limpar as teias para eliminar as aranhas da tua casa, sobretudo, se viveres no rés-do-chão. Isto porque muitas vezes escondem-se em locais que nem imaginas. "Muitas aranhas vivem em espaços como na parede ou no chão", salienta o especialista Rod Crawford. "Não pode vê-los, mas vão estar lá de qualquer maneira”, conclui.

Como lidar com aranhas e teias em casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta