Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Limpar a casa no outono-inverno: tudo a saber para ter o lar impoluto

Dicas de limpeza e organização que vão garantir mais conforto e bem-estar na tua casa nos dias mais frios.

Limpar a casa no outono
Foto de RODNAE Productions en Pexels
Autor: Redação

Os dias mais frios e húmidos estão a chegar e, por isso, este é o momento de começar a preparar a limpeza de outono. Isto para garantir o conforto e bem-estar na tua casa nesta temporada, com o inverno à vista. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com este guia saberás tudo o que tens de fazer para limpar e organizar a casa neste outono de forma eficiente, mais fácil e rápida. Tudo para teres espaços imaculados, respirar um ar mais puro e desfrutar de melhores e renovadas energias.

Antes de tudo, toma nota das tarefas que não podes mesmo deixar de fazer regularmente para garantir a limpeza da casa nesta estação, segundo o Ekonomista:

  1. Abrir as janelas por, pelo menos, 30 minutos (todos os dias);
  2. Aspirar a casa (semanalmente);
  3. Limpar as carpetes (semanalmente);
  4. Limpar o sofá: aspirar e limpar de forma a impedir a proliferação de ácaros, bactérias e fungos (semanalmente);
  5. Verificar os níveis de humidade da casa;
  6. Evitar secar a roupa no interior da casa, mas caso seja necessário, usa um desumidificador na mesma divisão.
Limpar e aspirar a casa
Foto de Gustavo Fring en Pexels

Além destas tarefas domésticas que deves fazer com regularidade, há que fazer ainda uma limpeza profunda da casa neste outono. Estes são os passos a ter em conta:

Realizar a manutenção geral: trata-se das pequenas tarefas como limpar as janelas e calhas a fundo, verificar as maçanetas e dobradiças das portas, lavar tapetes, persianas e cortinas…

2º Fazer uma limpeza a fundo ao sofá: sendo este utilizado com frequência, é importante limpar corretamente a sujidade e que remove os ácaros de forma eficaz. E para isso poderás, por exemplo, contratar um profissional de limpeza de sofás.

3º Limpar e lavar tapetes e carpetes: além de aspirados, os tapetes devem ser lavados para remover odores, nódoas e ácaros. É também aconselhavél uma limpeza profissional de seis em seis meses: uma no outono e outra na primavera.

Limpar os vidros da casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

4º Arejar e limpar colchões e almofadas: de quando em vez é importante fazer uma limpeza a fundo ao colchão. E podes fazê-lo seguindo estes passos: primeiro aspiras, depois retiras as nódoas com um pano, em terceiro lugar colocas bicarbonato de sódio sobre o colchão e deixas atuar por 30 minutos e, por fim, voltas a aspirar. Deixa o colchão a arejar por algumas horas.

5º Livra-te do que não é essencial: podes também aproveitar as limpezas de outono para selecionar o que é ou não essencial teres em casa. Assim, podes deitar fora tudo o que estiver estragado e doar o que não te fizer falta, mas está em bom estado, como livros, calçado, roupa e decoração.

Limpeza da casa a fundo
Foto de RODNAE Productions en Pexels