Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Varanda pequena? 10 dicas para aproveitar o espaço ao máximo

Da escolha do mobiliário aos pequenos objetos, tudo é importante ter em conta na hora de decorar o espaço exterior.

Decorar varanda
Habitissimo
Autor:

Como aproveitar uma pequena varanda da melhor forma? Pode parecer missão impossível, mas há vários truques que pode ajudar-te a torná-la num verdadeiro oásis em casa. Como fazê-lo? Os especialistas da Habitissimo explicam tudo e dão-te dez dicas que não vais querer perder.

Mobiliário dobrável

Decorar varanda
Habitissimo

Esta é a melhor solução para uma varanda pequena. Assim, a mesa e as cadeiras podem ser dobradas e arrumadas quando não estão a ser utilizadas. Além disso, são visualmente leves e há alguns modelos realmente giros. Em madeira, plástico ou PVC, este tipo de mobiliário é a melhor solução quando o espaço é limitado.

Se a varanda ainda tiver algum espaço - mas não muito -  podes dar-te ao luxo de colocar um pequeno conjunto de vime ou de ratán.

Um cantinho para as refeições
Decorar varanda
Habitissimo

Uma pequena mesa é uma boa opção para as varandas menos espaçosas. Mas se a varanda for realmente pequena, não é preciso desistir da ideia. Nota que há mesas que se prendem ao corrimão e permitem apreciar o pequeno-almoço ao ar livre ou até mesmo um jantar nas noites quentes de verão.

Um banco para aproveitar o espaço ao máximo

Decorar varanda
Habitissimo

Esta é outra boa ideia para aproveitar ao máximo a tua varanda. Se fizeres o banco à medida, não perderás um único centímetro. Além disso, se tiver uma tampa é possível guardar no seu interior almofadas e outros acessórios. Preferes algo mais leve? Pode optar por um banco de cantilever, por exemplo.

Não sobrecarregar a varanda

Demos-te várias ideias para mobilar a tua varanda. E agora aqui vai mais um conselho: utiliza apenas os elementos estritamente necessários. Nas varandas pequenas, a velha máxima "menos é mais" deve ser tida em conta. Trata-se de aproveitar ao máximo o espaço, mas não exageres nos elementos, pois podes condicionar a tua própria mobilidade. Lembra-te: o espaço deve ser funcional.

Branco: a cor das varandas pequenas

Não é segredo que o branco reflete a luz e dá uma sensação de amplitude aos espaços. E isto também funciona nas varandas. Se tiveres falta de espaço, o branco engana a visão. As paredes e o mobiliário branco são a solução perfeita. E podes acrescentar um toque de cor com almofadas e acessórios decorativos.

Um toque de estilo

Decorar varanda
Habitissimo

Podes conseguir uma varanda de sonho com muito pouco. O espaço pode não ser suficiente para jogar com o mobiliário, mas isso não significa que o resultado seja menos bom. Escolhe peças com algo especial, por exemplo, com um ar vintage; ou procura elementos têxteis que chamem a atenção e conseguirás ter um espaço bastante sedutor.

A importância dos detalhes

Decorar varanda
Habitissimo

Continuamos a falar de estilo, que se reflete nos pequenos detalhes decorativos. Alguns candeeiros, velas, um cesto de vime ou um cobertor para quando arrefece à noite... E terás uma varanda confortável e convidativa.

Boa iluminação

Decorar varanda
Habitissimo

A vantagem de ter uma pequena varanda é que será sempre acolhedora. Mas não te esqueças de tratar da iluminação, pois esta vai ter um papel importante na hora de criar uma atmosfera íntima e aconchegante. E não vais precisar de muitos elementos: algumas luzes LED ou até mesmo uma guinalda de lâmpadas será suficiente. Se precisares de um pouco mais de luz para um determinado momento, podes sempre optar por pôr um cadeeiro de mesa.

Plantas não podem faltar

Decorar varanda
Habitissimo

Não pode haver uma varanda sem plantas. Se não quiseres que ocupem muito espaço, coloca-as na grade ou opta por um jardim vertical com paletes ou caixas de madeira. As plantas decoram, acrescentam um toque de alegria e refrescam o ambiente. Portanto, é um elemento obrigatório seja qual for o o tamanho da varanda.

Não te esqueças da sombra

Se vais desfrutar da tua varanda durante o dia, mesmo que seja pequena, ter sombra é importante. Quais as melhores opções? Um toldo é uma ótima solução e não é preciso gastar muito dinheiro. Ficarás tão confortável que te vais esquecer do tamanho da varanda.

Como podes ver, mesmo com alguns metros quadrados é fácil conseguir montar um espaço exterior acolhedor, confortável e elegante. Põe estas dicas em prática e verás a tua varanda de forma diferente e, acima de tudo, desfrutarás muito deste espaço exterior!