
Em muitas casas acender a lareira é um ritual diário e um momento importante na vida familiar. No entanto, há que admitir que nem sempre é fácil manter a chama na lareira. Muitas vezes acaba até por ser um incómodo, sobretudo com as lareiras a lenha, quando esta não consegue queimar.
Queres aproveitar ao máximo o calor da lareira, mas não queres ter dificuldades nem problemas? Segue com os nossos conselhos e truques infalíveis sobre como acender a lareira e manter o calor durante longos períodos de tempo.
Materiais necessários para acender uma lareira
Existem um conjunto de materiais necessários para acender a lareira. Irás precisar de lenha, pinhas ou mesmo de algumas folhas secas e galhos de árvores que não podem estar húmidos.

Há quem goste de acender uma lareira com jornais, mas convém evitar o uso de papéis com muitas tintas, porque têm produtos químicos e poluem o ambiente. Por uma questão de segurança, recomendamos a utilização de fósforos longos, aproximando a chama dos jornais, para que depois se possa espalhar pela madeira.
Antes de acender a lareira confirma se a lareira e a respetiva chaminé estão limpas. Averigua a direção do ar, quer seja de uma lareira de exterior como de uma lareira de interior.
Como acender a lareira com madeira
O primeiro segredo para acender a lareira com madeira é criar o módulo de ignição correto. Ou seja, deverás dispor da melhor madeira e organizá-la de forma horizontal para que não ceda. Colocar os troncos paralelamente ajuda-te a criar uma estrutura estável.

Sabias que existem diferentes tipos de madeira para a lareira? Entender a qualidade da madeira é importante para acender uma lareira com lenha, e obviamente não é uma preocupação de quem tem uma lareira elétrica ou uma lareira ecológica.
Como acender uma lareira ecológica com gel etanol?
Atualmente é possível acender uma lareira ecológica com etanol, sendo essa a maneira menos complexa de fazê-lo. É indicado acender uma lareira ecológica com líquido que tenha 92,8% de etanol e 7,2% de água na sua composição, a fim da chama aparecer imediatamente.

Deves deitar o bioetanol dentro da lareira ecológica e acender depois com um isqueiro de longo alcance. Estes produtos estão disponíveis em qualquer espaço comercial.
Acender uma lareira com etanol é ideal para quem quer uma solução de aquecimento que não liberta odores. Presta muita atenção pois não é recomendável acender a lareira com o tradicional álcool gel.
Como acender uma lareira a gás
As lareiras a gás não emitem fumaças e não precisas de estar sempre a repor o combustível, como acontece com as lareiras a lenha. Com uma lareira a gás irás economizar bastante tempo.
Para acender a lareira a gás é preciso ligar o seu botão elétrico. Depois, é possível controlar o nível de intensidade das chamas como achares melhor.
Se tiveres uma lareira a gás com pedras vulcânicas, terás uma estrutura que mantém o calor dentro de casa. É uma escolha perspicaz para quem dar um toque natural ao seu lar citadino.
Como manter a lareira acesa e deixar o ambiente confortável
Se pretendes manter o calor nos dias de inverno é importante aprender a manter a lareira acesa. O primeiro passo é alimentar o fogo regularmente para que a chama não desapareça.

Quanto mais avermelhada for a chama, mais intensa é a fogueira, por isso deixa-a assim durante algum tempo. Aconselhamos-te a não colocar na lareira garrafas de plástico, madeira tratada nem madeira de árvores cortadas recentemente, pois a chama pode desaparecer. Toma sempre cuidado com o fogo e não te esqueças de apagar a lareira quando abandonas a respetiva divisão da casa onde está presente.
O fogo numa lareira acesa torna tudo instantaneamente mágico e romântico. Deixa-a acesa para que te acompanhe numa série de atividades.
Para poder comentar deves entrar na tua conta