Como decorar a lareira? Apresentamos ideias para decoração de lareiras em salas, para ter uma imagem apelativa todos os dias
Comentários: 0
Decoração para lareiras
Pexels

A decoração de lareiras está na moda. Consoante os gostos de cada um é possível dar à lareira uma aparência personalizada, onde podem ser colocadas algumas das tuas fotos preferidas, espelhos ou plantas naturais. Hoje em dia, há também quem procure decorar a lareira da sala para celebrar uma época especial.

Neste artigo, apresentamos ideias para decorar a lareira de forma original, seja esta uma lareira moderna ou antiga, uma lareira de canto ou de centro. Se tens a sorte de ter uma lareira em casa, então este é o momento certo para melhorá-la.

Dicas de decoração de lareiras modernas

O impacto visual provocado por uma lareira é distinto para quem vive numa casa com estilo contemporâneo. Uma lareira elétrica, por exemplo, não serve apenas para aquecer, como aprimora a imagem moderna de um lar.

Lareira moderna
Pixabay

Porém, as lareiras modernas presentes em apartamentos e casas citadinas, esquecem os elementos naturais. Assim, pensa em decorar uma lareira moderna com plantas naturais ou aproveitar a tua estante superior, designada cornija, para colocar algumas velas. Terás um ambiente mais calmo que fica bem com qualquer estilo.

Quem tem lareiras portáteis a bioetanol deve embelezar o espaço em redor e não a lareira em si. Podes colocá-la sobre uma mesa de jantar com atraentes arranjos de flores ou louças de estilo vintage.

 

Como decorar uma lareira rústica antiga?

Não é fácil decorar lareiras rústicas antigas. Apesar de criarem um ambiente intimista, as lareiras a lenha são objetos de decoração pesados, que nos roubam a atenção. Nestes casos, recomendamos-te a manter uma decoração minimalista.

Lareira rústica
Pixabay
Podes decorar a lareira rústica com fotografias de familiares, decorar a lareira com abanadores de palha ou com objetos de tons outonais, como velas, jarros de folhas secas e lâmpadas LED. São elementos que não precisam ser limpos com tanta regularidade, pois algumas pessoas têm lareiras em casas rurais, onde passam férias.

 

Como decorar a lareira de canto?

A decoração de lareiras de canto é igualmente exigente, afinal falamos de uma lareira que por vezes passa despercebida. Para que chame à atenção poderás pintar a parede onde se encontra numa cor viva completamente distinta.

Em alternativa, coloca poltronas e sofás junto da lareira de canto para minutos quentes de leitura. Podes também decorar a lareira de canto com um jardim desértico em seu redor, com alguns vasos de areia e plantas suculentas. Terás um ambiente inspirado no velho oeste norte-americano.

 

Decoração de lareiras com mesas de apoio

Que tal aproveitares um espaço da sala perto da lareira para colocar mesas de apoio? Caso não exista uma cornija na lareira, numa mesa de apoio será possível reunir tudo o que precisas sempre à mão.

Podes colocar o teu telemóvel, um livro que te faz companhia todas as noites junto à lareira ou outros frascos e elementos decorativos. Opta por mesas de apoio que possam alternar com as cores da fogueira, a fim de criar um espaço harmonioso.

 

Decoração de salas pequenas com lareira

Uma lareira decorada é sinónimo de casa bem apresentada. No entanto, em salas pequenas com lareira, há que ser um pouco mais criativo.

Na decoração de salas pequenas com lareira não podem faltar espelhos de vários formatos, para ampliar os horizontes, nem cores distintas, que ajudem a difundir a luz. Tenta não acumular muitas coisas, para um espaço sempre arrumado.

Podes fazer algumas obras, e aproveitar a parede da lareira para fazer estantes de arrumação ou um móvel para conciliar a televisão com a lareira na sala.

 

Decoração de lareiras para o Dia dos Namorados

A decoração de lareiras para o Dia dos Namorados é uma ideia agradável para passar o dia 14 de fevereiro em casa. Tenta decorar a lareira com tons avermelhados e tudo aquilo que se associa à paixão.

Decoração lareira para dia dos namorados
Pixabay
Aproveita as figuras dos anjos do Natal, coloca ramos de rosas na cornija da lareira e  ainda algumas caixas de chocolate para deliciar a pessoa que mais amas.

 

Cuidados a ter na decoração de lareiras

Em qualquer uma das ideias de decoração de lareiras aqui apresentadas é preciso ter cuidado às chamas e ao fogo, para não provocar acidentes.

1. Para decorar a lareira da sala durante uma festividade que não tarde muito tempo - seja o Natal, o Dia dos Namorados ou a Páscoa -, é melhor manter o fogo apagado. Alguns materiais utilizados em decoração de lareiras queimam-se rapidamente e ninguém se vai importar de recorrer a mantas e cobertores.

2. É melhor colocar objetos decorativos como lâmpadas, fotografias e quadros sempre por cima da lareira. Nunca coloques objetos de decoração em frente à lareira, pois as faíscas poderão danificá-las, especialmente se forem decorações de papel ou velas.

Caso a tua lareira já não esteja em funcionamento, os cuidados são menores. Contudo, para decoração de lareiras convém utilizar produtos que não sejam inflamáveis, nem possam originar perigos para crianças ou animais de estimação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade